Avaliação do ciclo de vida de materiais de pavimentação não convencionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8259 |
Resumo: | Em Portugal, os últimos anos têm sido marcados pelo uso de novos materiais em soluções de pavimentação. É uma situação que advém da subida de preço das matérias-primas que constituem os materiais utilizados tradicionalmente. No entanto, a introdução de novos componentes nas soluções de pavimentação reveste-se de alguma incerteza, em particular na relação custo-benefício. Dado o aparecimento de materiais e novas soluções a um ritmo acelerado nem sempre é possível prever com exatidão os custos e as vantagens reais. Nesse sentido, esta dissertação pretende dar um contributo para uma abordagem mais abrangente de avaliação de diferentes alternativas de pavimentos rodoviários, que considerem não apenas a componente económica, mas também a componente ambiental, que começa a ser tida em conta de forma mais séria a nível internacional. Assim, com o objetivo principal de avaliar a sustentabilidade de soluções de pavimentos que têm por base a utilização de um ligante alternativo e comparar essas mesmas soluções às soluções convencionais, realizou-se um estudo do impacte ambiental e económico de seis soluções de pavimentação distintas, sendo que três dessas estruturas pertencem a uma classe de elevado volume de tráfego (T1) e as restantes a uma classe de baixo volume de tráfego (T6). Dentro de cada classe de tráfego admitida foi considerada uma estrutura dita convencional e duas estruturas onde são aplicadas as cinzas volantes para estabilização do solo de fundação dos pavimentos rodoviários, estruturas essas que diferem entre si apenas no módulo de deformabilidade da camada estabilizada com o respetivo ligante. Na referida avaliação da sustentabilidade consideraram-se as fases do ciclo de vida dos pavimentos correspondentes à extração de matérias-primas, produção das misturas, transporte dos materiais e das misturas tanto para as centrais de produção como para o local da obra e a construção dos respetivos pavimentos. Os resultados obtidos mostraram que a utilização de cinzas volantes na estabilização do solo de fundação representa uma mais-valia, pois permite a redução dos custos de construção dos pavimentos rodoviários, assim como permite a diminuição do impacte ambiental face aos pavimentos que têm por base a utilização de materiais convencionais. |
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Avaliação do ciclo de vida de materiais de pavimentação não convencionaisPavimentos rodoviáriosEstabilização do soloSustentabilidadeAvaliaçãoCiclo de vidaCinzas volantesAtivação alcalinaEm Portugal, os últimos anos têm sido marcados pelo uso de novos materiais em soluções de pavimentação. É uma situação que advém da subida de preço das matérias-primas que constituem os materiais utilizados tradicionalmente. No entanto, a introdução de novos componentes nas soluções de pavimentação reveste-se de alguma incerteza, em particular na relação custo-benefício. Dado o aparecimento de materiais e novas soluções a um ritmo acelerado nem sempre é possível prever com exatidão os custos e as vantagens reais. Nesse sentido, esta dissertação pretende dar um contributo para uma abordagem mais abrangente de avaliação de diferentes alternativas de pavimentos rodoviários, que considerem não apenas a componente económica, mas também a componente ambiental, que começa a ser tida em conta de forma mais séria a nível internacional. Assim, com o objetivo principal de avaliar a sustentabilidade de soluções de pavimentos que têm por base a utilização de um ligante alternativo e comparar essas mesmas soluções às soluções convencionais, realizou-se um estudo do impacte ambiental e económico de seis soluções de pavimentação distintas, sendo que três dessas estruturas pertencem a uma classe de elevado volume de tráfego (T1) e as restantes a uma classe de baixo volume de tráfego (T6). Dentro de cada classe de tráfego admitida foi considerada uma estrutura dita convencional e duas estruturas onde são aplicadas as cinzas volantes para estabilização do solo de fundação dos pavimentos rodoviários, estruturas essas que diferem entre si apenas no módulo de deformabilidade da camada estabilizada com o respetivo ligante. Na referida avaliação da sustentabilidade consideraram-se as fases do ciclo de vida dos pavimentos correspondentes à extração de matérias-primas, produção das misturas, transporte dos materiais e das misturas tanto para as centrais de produção como para o local da obra e a construção dos respetivos pavimentos. Os resultados obtidos mostraram que a utilização de cinzas volantes na estabilização do solo de fundação representa uma mais-valia, pois permite a redução dos custos de construção dos pavimentos rodoviários, assim como permite a diminuição do impacte ambiental face aos pavimentos que têm por base a utilização de materiais convencionais.In Portugal, the recent years have been marked by the appearing of new materials applied to road construction solutions. It is a situation that arises from the price increase of raw materials, which constitute the materials traditionally used. However, the introduction of new components in road pavement solutions takes some uncertainty, particularly in the cost-benefit ratio. Due to the emergence of new materials and solutions at a fast pace, it is not always possible to accurately predict their costs and the real benefits. In this sense, this work aims to contribute to a more comprehensive approach to evaluating different alternatives of road pavements, considering not only the economic component but also the environmental one, which begins to be taken into account more seriously at international level. Thus, this dissertation aims to contribute for the evaluation of the sustainability of paving solutions that are based on the use of an alternative binder and compare them to conventional solutions. There was an environmental and economic impact assessment of six different paving solutions; three of these structures belong to a high volume traffic class (T1) and the others to a low volume traffic class (T6). Within each considered traffic class, a so-called conventional structure and two structures which applied fly ashes for road pavements subgrade stabilization were considered. Such structures only differ in the stiffness modulus of the stabilized layer. In the sustainability assessment carried out, the pavement life cycle phases considered were the extraction of raw materials, mixtures production, transportation of materials and mixtures to the production plants and to the job site, and the construction of the pavements. The results obtained showed that the use of alkali activated fly ash in the foundation soil stabilization is an asset. It allows the reduction of the costs in the road construction, and also a reduced environmental impact, when compared to roads that are based on the use of conventional materials.2018-01-30T16:49:02Z2018-01-30T00:00:00Z2018-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8259porPereira, Helena Isabel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:06Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8259Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:39.951847Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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