Processos Criativos A influência dos Estereótipos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Joaquim Edgar Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/8086
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio é constituído por uma primeira parte alusiva à Prática Pedagógica que decorreu no contexto da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado I, II e III do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na segunda parte deste Relatório Final de Estágio é abordada a problemática levantada pelo investigador “Processos Criativos - A Influência dos Estereótipos”, questão que desencadeia todo o desenvolvimento deste trabalho de investigação. Para o efeito realizou-se o enquadramento teórico, importante para a reflexão e estudo, de forma a apoiar no decorrer da investigação. A resposta à questão de investigação é sustentada pela experiência prática de estágio e a implementação de Unidades de Trabalho seguindo a metodologia de resolução de problemas. Realizou-se um estudo qualitativo adotando a metodologia de investigação-ação a partir da necessidade de identificar estratégias para auxiliar os alunos na construção criativa, reflexão e fundamentação do processo de gerar novas ideias. Foram implementadas duas Unidades de Trabalho (UT) em duas turmas do 6ºano na disciplina de Educação Visual, que abordam questões ligadas aos processos criativos e à influência, ou não, de estereótipos. Através destas UT obtivemos os dados, essencialmente visuais que depois de submetidos a uma cuidada análise, nos permitem destacar dificuldades por parte dos alunos no processo criativo, verificando-se que este é influenciado pela existência de estereótipos aparentes nos padrões de respostas ao nível do desenho, símbolos e cores nas diferentes temáticas abordadas. Este estudo permite-nos destacar a importância do papel do professor de EV e ET no desenvolvimento da criatividade dos alunos.
id RCAP_833f832a54fb1147068d7fffab79fabc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processos Criativos A influência dos EstereótiposCorCriatividadeDesenhoEstereótiposExpressãoMetodologiaPensamento críticoColourCreativityCritical thinkingDrawingExpressionStereotypesMethodologyO presente Relatório Final de Estágio é constituído por uma primeira parte alusiva à Prática Pedagógica que decorreu no contexto da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado I, II e III do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na segunda parte deste Relatório Final de Estágio é abordada a problemática levantada pelo investigador “Processos Criativos - A Influência dos Estereótipos”, questão que desencadeia todo o desenvolvimento deste trabalho de investigação. Para o efeito realizou-se o enquadramento teórico, importante para a reflexão e estudo, de forma a apoiar no decorrer da investigação. A resposta à questão de investigação é sustentada pela experiência prática de estágio e a implementação de Unidades de Trabalho seguindo a metodologia de resolução de problemas. Realizou-se um estudo qualitativo adotando a metodologia de investigação-ação a partir da necessidade de identificar estratégias para auxiliar os alunos na construção criativa, reflexão e fundamentação do processo de gerar novas ideias. Foram implementadas duas Unidades de Trabalho (UT) em duas turmas do 6ºano na disciplina de Educação Visual, que abordam questões ligadas aos processos criativos e à influência, ou não, de estereótipos. Através destas UT obtivemos os dados, essencialmente visuais que depois de submetidos a uma cuidada análise, nos permitem destacar dificuldades por parte dos alunos no processo criativo, verificando-se que este é influenciado pela existência de estereótipos aparentes nos padrões de respostas ao nível do desenho, símbolos e cores nas diferentes temáticas abordadas. Este estudo permite-nos destacar a importância do papel do professor de EV e ET no desenvolvimento da criatividade dos alunos.This Final Internship Report consists of a first part allusive to the Pedagogical Practice that took place in the context of the Curricular Unit of Supervised Teaching I, II and III of the Master's Degree in Teaching Visual and Technological Education in KS1 and KS2, the target of the critical and reflective development in context and action. The second part of this report addresses the problem raised by the researcher regarding the “Creative Processes - The Influence of Stereotypes” – which was the prime reason for having triggered the entire need for this research. Therefore, a theoretical framework was carried out, which is important for the reflection and study, in order to support the course of the investigation. The answer to the research question is supported by the practical experience of the internship and the implementation of Work Units following the methodology of problem solving. A qualitative study was carried out, adopting the action-research methodology based on the need to identify strategies to help students build creative reflection and support the process of generating new ideas. Two Work Units were implemented in two different year 6 Visual Education classes, which addressed issues related to creative forms and the influence (or not) of stereotypes. Through these Work Units, we obtained essentially visual data, which after being subjected to a careful analysis, allowed us to highlight the difficulties students faced during creative processes, verifying that this is influenced by the existence of apparent stereotypes in the patterns of responses in terms of drawing, symbols and colours in the different topics that were covered. This study allows us to highlight the importance of the role of an Art/Design Technology teacher in the development of students' creativityRodrigues, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCorreia, Joaquim Edgar Martins2023-11-27T15:45:55Z2023-07-252023-07-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/8086TID:203406591porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-02T02:31:00Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/8086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:36.862625Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos Criativos A influência dos Estereótipos
title Processos Criativos A influência dos Estereótipos
spellingShingle Processos Criativos A influência dos Estereótipos
Correia, Joaquim Edgar Martins
Cor
Criatividade
Desenho
Estereótipos
Expressão
Metodologia
Pensamento crítico
Colour
Creativity
Critical thinking
Drawing
Expression
Stereotypes
Methodology
title_short Processos Criativos A influência dos Estereótipos
title_full Processos Criativos A influência dos Estereótipos
title_fullStr Processos Criativos A influência dos Estereótipos
title_full_unstemmed Processos Criativos A influência dos Estereótipos
title_sort Processos Criativos A influência dos Estereótipos
author Correia, Joaquim Edgar Martins
author_facet Correia, Joaquim Edgar Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Paula
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Joaquim Edgar Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Cor
Criatividade
Desenho
Estereótipos
Expressão
Metodologia
Pensamento crítico
Colour
Creativity
Critical thinking
Drawing
Expression
Stereotypes
Methodology
topic Cor
Criatividade
Desenho
Estereótipos
Expressão
Metodologia
Pensamento crítico
Colour
Creativity
Critical thinking
Drawing
Expression
Stereotypes
Methodology
description O presente Relatório Final de Estágio é constituído por uma primeira parte alusiva à Prática Pedagógica que decorreu no contexto da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado I, II e III do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na segunda parte deste Relatório Final de Estágio é abordada a problemática levantada pelo investigador “Processos Criativos - A Influência dos Estereótipos”, questão que desencadeia todo o desenvolvimento deste trabalho de investigação. Para o efeito realizou-se o enquadramento teórico, importante para a reflexão e estudo, de forma a apoiar no decorrer da investigação. A resposta à questão de investigação é sustentada pela experiência prática de estágio e a implementação de Unidades de Trabalho seguindo a metodologia de resolução de problemas. Realizou-se um estudo qualitativo adotando a metodologia de investigação-ação a partir da necessidade de identificar estratégias para auxiliar os alunos na construção criativa, reflexão e fundamentação do processo de gerar novas ideias. Foram implementadas duas Unidades de Trabalho (UT) em duas turmas do 6ºano na disciplina de Educação Visual, que abordam questões ligadas aos processos criativos e à influência, ou não, de estereótipos. Através destas UT obtivemos os dados, essencialmente visuais que depois de submetidos a uma cuidada análise, nos permitem destacar dificuldades por parte dos alunos no processo criativo, verificando-se que este é influenciado pela existência de estereótipos aparentes nos padrões de respostas ao nível do desenho, símbolos e cores nas diferentes temáticas abordadas. Este estudo permite-nos destacar a importância do papel do professor de EV e ET no desenvolvimento da criatividade dos alunos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27T15:45:55Z
2023-07-25
2023-07-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/8086
TID:203406591
url http://hdl.handle.net/10400.19/8086
identifier_str_mv TID:203406591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136311280402432