Políticas Públicas de Educação em Angola: Perceções de professores do Ensino Primário e os desafios para a erradicação do analfabetismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27690 |
Resumo: | Dissertação elaborada especialmente para obtenção de grau de Mestre em Estudos Africanos |
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Políticas Públicas de Educação em Angola: Perceções de professores do Ensino Primário e os desafios para a erradicação do analfabetismoPublic Education in Angola: Perceptions of Primary School teachers and Challenges for eradicating illiteracyEducação;Analfabetismo;Políticas Educativas;Perceções de Professores;Angola;Illiteracy;Educational policy;Perceptions of Teachers.Dissertação elaborada especialmente para obtenção de grau de Mestre em Estudos AfricanosNesta Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Estudos Africanos, procurámos refletir de uma forma geral, as Políticas Públicas de Educação em Angola e as perceções de professores do Ensino Primário ante os desafios da erradicação do analfabetismo. Procurámos analisar com base em fontes documentais e em entrevistas semiestruturadas, o perfil das atuais políticas públicas do governo angolano para com o setor educativo e articuladamente o sistema educativo numa perspetiva cronológica, da independência à atualidade, destacando, ao mesmo tempo, a evolução ou não do processo de ensino-aprendizagem. O analfabetismo é um dos grandes males da sociedade angolana e os desafios para a sua erradicação são cada vez maiores face ao modelo do poder político e a gestão da 2 administração pública considerados como sendo concentrados e centralizados, o que impede que se tenha em Angola um ensino universal, equitativo e de qualidade. Assim sendo, o programa “Educação Para Todos” ratificado por Angola, em 2000, continua aquém das expectativas: há desproporcionalidade entre a oferta e a procura face o baixo investimento no setor, o carácter lucrativo no ensino, pondo em causa os princípios da equidade, universalidade e qualidade do ensino para a erradicação do analfabetismo. Quanto às perceções de professores do Ensino Primário precisamente nesta questão da erradicação do analfabetismo, apesar de vários pontos de vistas há uma posição comum a de se reconhecer que o regime de poder político e o modelo de gestão da administração pública, bem como a corrupção institucionalizada, para além de outros fatores, não têm contribuído para políticas educativas eficazes, para um sistema educativo capaz de corresponder com as exigências da erradicação do analfabetismo.In this Dissertation for obtaining the Master’s degree in African Studies, we sought to reflect in general, the Public Policies of Education in Angola and the perceptions of Primary Education teachers in the face of the challenges of eradication of illiteracy. We tried to analyse, based on documentary sources and on semi-structured interviews, the profile of the current public policies of the Angolan government towards the education sector and articulately the educational system in a chronologic perspective, from independence to the present, highlighting, at the same time, the evolution or not of the teaching-learning process. Illiteracy is one of the great evils of Angolan society and the challenges of this eradication are increasing, given the model of political power and the management of public administration considered to be concentrated and centralized, which prevents have universal, equitable and quality education in Angola. Therefore, the “Education for All” program ratified by Angola in 2000, continues to fall short of expectations: there is disproportionality between supply and demand, low investments in sector, and the lucrative nature of education, calling into question the principles of equity, universality and quality to eradication of illiteracy. As for the perceptions of Primary Education teachers precisely on this issue of eradicating illiteracy, despite various points of view there is a common position of recognizing that the political power regime and the management model of public administration, as well as institutionalized corruption, in addition to other factores, have not contributed to effective educational policies, to an educational system capable of meeting the demands of eradicating illiteracy.Albino Pereira Guimaraes da CunhaRepositório da Universidade de LisboaJoão, Abel2023-05-03T09:01:03Z2023-04-112023-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27690TID:203283775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-07T01:30:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:57.318821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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