Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/163364 |
Resumo: | Este trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016 |
id |
RCAP_83dbb5e18dfda5fe2030130265a52e53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/163364 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à AstronomiaInnovating and promoting the teaching of Mathematics with AstronomyDesenvolvimento profissionalTeacher design researchHands-onInterdisciplinaridadeEste trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016Este artigo descreve o impacto de um programa de formação de professores do Ensino Básico, que inclui atividades experimentais hands‑on de Astronomia, nas práticas de ensino da Matemática. O programa envolve workshops com conteúdos de Matemática e Ciências, onde são trabalhadas diversas tarefas, para implementar em aula. Com uma metodologia de Teacher Design Research, investiga-se em que medida os professores inovaram as suas práticas, concebendo e implementando tarefas de Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia. A recolha de dados foi feita através de observações de aulas, entrevistas e portefólios realizados pelos professores. Com uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa, conclui‑se que os professores ganharam motivação para conceber e realizar atividades experimentais com os seus alunos, nomeadamente para promover o ensino da Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia.DCSA - Departamento de Ciências Sociais AplicadasRUNCosta, Maria CristinaDomingos, AntónioTeodoro, Vitor2024-02-09T22:26:54Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/163364por2176-1744PURE: 11823445https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:46:34Zoai:run.unl.pt:10362/163364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:59:23.335722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia Innovating and promoting the teaching of Mathematics with Astronomy |
title |
Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia |
spellingShingle |
Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia Costa, Maria Cristina Desenvolvimento profissional Teacher design research Hands-on Interdisciplinaridade |
title_short |
Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia |
title_full |
Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia |
title_fullStr |
Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia |
title_full_unstemmed |
Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia |
title_sort |
Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia |
author |
Costa, Maria Cristina |
author_facet |
Costa, Maria Cristina Domingos, António Teodoro, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Domingos, António Teodoro, Vitor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Cristina Domingos, António Teodoro, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Teacher design research Hands-on Interdisciplinaridade |
topic |
Desenvolvimento profissional Teacher design research Hands-on Interdisciplinaridade |
description |
Este trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2024-02-09T22:26:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/163364 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/163364 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2176-1744 PURE: 11823445 https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
20 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138173670916096 |