Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Domingos, António, Teodoro, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/163364
Resumo: Este trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016
id RCAP_83dbb5e18dfda5fe2030130265a52e53
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/163364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à AstronomiaInnovating and promoting the teaching of Mathematics with AstronomyDesenvolvimento profissionalTeacher design researchHands-onInterdisciplinaridadeEste trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016Este artigo descreve o impacto de um programa de formação de professores do Ensino Básico, que inclui atividades experimentais hands‑on de Astronomia, nas práticas de ensino da Matemática. O programa envolve workshops com conteúdos de Matemática e Ciências, onde são trabalhadas diversas tarefas, para implementar em aula. Com uma metodologia de Teacher Design Research, investiga-se em que medida os professores inovaram as suas práticas, concebendo e implementando tarefas de Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia. A recolha de dados foi feita através de observações de aulas, entrevistas e portefólios realizados pelos professores. Com uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa, conclui‑se que os professores ganharam motivação para conceber e realizar atividades experimentais com os seus alunos, nomeadamente para promover o ensino da Matemática, a partir de atividades experimentais hands‑on de Astronomia.DCSA - Departamento de Ciências Sociais AplicadasRUNCosta, Maria CristinaDomingos, AntónioTeodoro, Vitor2024-02-09T22:26:54Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article20application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/163364por2176-1744PURE: 11823445https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:46:34Zoai:run.unl.pt:10362/163364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:59:23.335722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
Innovating and promoting the teaching of Mathematics with Astronomy
title Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
spellingShingle Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
Costa, Maria Cristina
Desenvolvimento profissional
Teacher design research
Hands-on
Interdisciplinaridade
title_short Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
title_full Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
title_fullStr Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
title_full_unstemmed Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
title_sort Inovar e promover o ensino da Matemática com recurso à Astronomia
author Costa, Maria Cristina
author_facet Costa, Maria Cristina
Domingos, António
Teodoro, Vitor
author_role author
author2 Domingos, António
Teodoro, Vitor
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DCSA - Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Cristina
Domingos, António
Teodoro, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Teacher design research
Hands-on
Interdisciplinaridade
topic Desenvolvimento profissional
Teacher design research
Hands-on
Interdisciplinaridade
description Este trabalho foi apoiado por fundos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, no contexto do projeto UID/CED/02861/2016
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2024-02-09T22:26:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/163364
url http://hdl.handle.net/10362/163364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2176-1744
PURE: 11823445
https://doi.org/10.20396/zet.v26i3.8651176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 20
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138173670916096