O efeito da autoeficácia no desempenho individual de trabalho: efeito moderador da atitude e experiência face ao teletrabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Ana Carolina Batista
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49966
Resumo: Subsequente a um contexto pandémico que se verificou amplamente condicionante não só na vida e componente social dos indivíduos, mas também na sua vertente laboral, reinventando diversas formas de desempenhar o trabalho, esta dissertação e estudo, pretende aprofundar o conhecimento e perspetivas sobre esta nova realidade enquanto fenómeno individual e de que maneira estes condicionam não só a forma como se trabalha, mas também como os indivíduos se posicionam face a esta nova realidade e os resultados que daí advêm. Com recurso a uma moderação moderada, pretendeu-se compreender o efeito das Atitudes face ao Teletrabalho na relação entre a Autoeficácia e o Desempenho Individual de Trabalho, bem como se este efeito é diferente consoante a Experiência em Teletrabalho – híbrido e remoto. Pretende ser um estudo não-experimental, quantitativo com base num questionário aplicado em inglês, onde são utilizadas as escalas ‘New General Self-Efficacy Scale’ (Chen et al., 2001), a escala ‘Cross-cultural Adaptation of the Individual Work Performance (Koopmans et al., 2014), e ‘Telecommuting Atitudes Scale’ (Clark et al. 2012), nas suas versões originais. Os resultados demonstram que existe, de facto, uma correlação entre as variáveis apresentadas, no entanto, só foi possível refutar parcialmente, a hipótese levantada relativamente ao efeito na variável Comportamentos Contraproducentes. Evidencia-se, em contexto onde a modalidade de trabalho seja essencialmente remota, um aumento de Comportamentos Contraproducentes em indivíduos que se percecionem mais autoeficazes e percecionem também um maior Work-Life Balance. O mesmo acontece para os que percecionem menores Benefícios relativos ao teletrabalho. Tais resultados indiciam que a perceção e a experiência em teletrabalho exercem de facto, influência sobre as ações dos colaboradores e afetam, não só o seu Desempenho Global como a imagem e valor da organização, sendo de grande importância, não só a correta medição de performance, como o desenvolvimento de estratégias e mecanismos que, de forma positiva, possam ser aplicados neste contexto laboral com o intuito de promover melhores resultados para ambas as partes.
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