As representações da discalculia nos professores do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8927 |
Resumo: | Objectivo - Esta investigação visa investigar as representações da discalculia nos professores do 1º ciclo do ensino básico, tendo por base as teorias das representações sociais. Desenho metodológico – A metodologia que esteve na base da investigação foi a análise quantitativa das repostas dos professores de dois agrupamentos de Vila Nova de Famalicão. Para o efeito foi criado um instrumento, inquérito por questionário, composto por 26 perguntas. Descobertas – A análise dos dados revelou que os professores do 1º ciclo do ensino básico de Vila Nova de Famalicão não possuem uma clarificação quer do conceito de dificuldades de aprendizagem quer do de discalculia. Denota-se a facilidade dos docentes em identificar as dificuldades matemáticas e as dificuldades em classificar essas dificuldades no domínio da discalculia. Limitações – Este estudo tem limitações metodológicas, foi usada apenas metodologia quantitativa, o número de professores é reduzido (n=46). Implicações práticas – Em virtude dos resultados conclui-se que existe a necessidade de um investimento formativo por parte dos docentes para actuar com este tipo de alunos. Originalidade – Trata-se de uma investigação pioneira no contexto português. Os resultados revelam desconhecimento por parte dos professores do que se entende por discalculia e das suas causas, demonstrando portanto a necessidade de novos estudos sobre este tema. |
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As representações da discalculia nos professores do 1º ciclo do ensino básicoConstrução das representaçõesDificuldades de aprendizagemDiscalculiaConstruction of the representationsLearning disabilitiesDyscalculiaObjectivo - Esta investigação visa investigar as representações da discalculia nos professores do 1º ciclo do ensino básico, tendo por base as teorias das representações sociais. Desenho metodológico – A metodologia que esteve na base da investigação foi a análise quantitativa das repostas dos professores de dois agrupamentos de Vila Nova de Famalicão. Para o efeito foi criado um instrumento, inquérito por questionário, composto por 26 perguntas. Descobertas – A análise dos dados revelou que os professores do 1º ciclo do ensino básico de Vila Nova de Famalicão não possuem uma clarificação quer do conceito de dificuldades de aprendizagem quer do de discalculia. Denota-se a facilidade dos docentes em identificar as dificuldades matemáticas e as dificuldades em classificar essas dificuldades no domínio da discalculia. Limitações – Este estudo tem limitações metodológicas, foi usada apenas metodologia quantitativa, o número de professores é reduzido (n=46). Implicações práticas – Em virtude dos resultados conclui-se que existe a necessidade de um investimento formativo por parte dos docentes para actuar com este tipo de alunos. Originalidade – Trata-se de uma investigação pioneira no contexto português. Os resultados revelam desconhecimento por parte dos professores do que se entende por discalculia e das suas causas, demonstrando portanto a necessidade de novos estudos sobre este tema.Purpose - this research aims to investigate the role of dyscalculia on teachers of the 1st cycle of basic education, based on theories of social representations. Methodology - the methodology was the basis of the investigation was the quantitative analysis of the responses of two groups of teachers Vila Nova de Famalicão. For this purpose an instrument was created, survey, consisting of 26 questions. Findings - data analysis revealed that the teachers of the 1st cycle of basic education Vila Nova de Famalicão do not want to have a clarification of the concept of learning disability or that of dyscalculia. There has been the ease of teachers to identify the mathematical difficulties and the difficulties in classifying these difficulties in the field of dyscalculia. Research limitations - this study has methodological limitations, only quantitative methodology was used, the number of teachers is reduced (n = 46). Practical implications - given the results we conclude that there is a need for investment by training teachers to act with such students. Originality - this is a pioneering research in the Portuguese context. The results show ignorance on the part of teachers of what is meant by dyscalculia and their causes, thus demonstrating the need for further studies on this topic.Lobo, FátimaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBastos, Susana Maria Gonçalves da Silva2012-08-13T12:45:59Z2011-12-222011-12-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:13:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:08:04.697801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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