As representações da discalculia nos professores do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Susana Maria Gonçalves da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/8927
Resumo: Objectivo - Esta investigação visa investigar as representações da discalculia nos professores do 1º ciclo do ensino básico, tendo por base as teorias das representações sociais. Desenho metodológico – A metodologia que esteve na base da investigação foi a análise quantitativa das repostas dos professores de dois agrupamentos de Vila Nova de Famalicão. Para o efeito foi criado um instrumento, inquérito por questionário, composto por 26 perguntas. Descobertas – A análise dos dados revelou que os professores do 1º ciclo do ensino básico de Vila Nova de Famalicão não possuem uma clarificação quer do conceito de dificuldades de aprendizagem quer do de discalculia. Denota-se a facilidade dos docentes em identificar as dificuldades matemáticas e as dificuldades em classificar essas dificuldades no domínio da discalculia. Limitações – Este estudo tem limitações metodológicas, foi usada apenas metodologia quantitativa, o número de professores é reduzido (n=46). Implicações práticas – Em virtude dos resultados conclui-se que existe a necessidade de um investimento formativo por parte dos docentes para actuar com este tipo de alunos. Originalidade – Trata-se de uma investigação pioneira no contexto português. Os resultados revelam desconhecimento por parte dos professores do que se entende por discalculia e das suas causas, demonstrando portanto a necessidade de novos estudos sobre este tema.
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