Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/62586 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia |
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Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhosAgregado familiarDesempenho dos alunosEscolarizaçãoHouseholdStudent achievementSchoolingCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em EconomiaO desempenho escolar dos alunos encontra-se condicionado por diversos fatores, tais como as características da escola, dos professores, ou mesmo do próprio indivíduo e do seu contexto familiar. Esta dissertação centra-se no impacto do nível de escolarização dos pais/encarregado de educação sobre o nível de educação dos filhos. Com vista à prossecução deste objetivo, foram utilizados os dados longitudinais disponibilizados pelo Sistema de Informação do Ministério da Educação (MISI) referentes aos alunos que em 2007/2008 e 2008/2009 frequentavam o 9º ano de escolaridade, que são os mesmos alunos que em 2010/2011 e 2011/2012 frequentavam o 12º ano, observando assim cada estudante em dois momentos de tempo. Considerando as diferentes metodologias adotadas, concluímos que o High-Dimensional Fixed Effects (HDFE) é o modelo conceptualmente mais adequado, uma vez que inclui efeitos fixos ao nível do aluno e da escola. Os principais resultados revelam que controlando para a heterogeneidade não observada ao nível do aluno e da escola, os alunos que têm um agregado familiar com ensino básico em média, obtêm melhores classificações nos exames em relação aos alunos que têm um agregado familiar com o ensino secundário. Neste sentido, os nossos resultados não apoiam os estudos de que um nível de escolarização elevado dos pais seja benéfico para o desempenho do seu filho.Students' school performance is conditioned by several factors, such as the characteristics of the school, the teachers, or even the individual and his family context. This dissertation focuses on the impact of the level of schooling of the parents/guardian on the level of education of the children. In order to achieve this goal, the longitudinal data provided by Sistema de Informação do Ministério da Educação (MISI) were used for students who were in the 2007/2008 and 2008/2009 years of the 9th grade, who are the same students as in 2010/2011 and 2011/2012 attended the 12th grade, thus observing each student in two moments of time. Considering the different methodologies adopted, we conclude that the High-Dimensional Fixed Effects (HDFE) is the conceptually more appropriate model since it includes fixed effects at the level of the student and the school. The main results show that by controlling for heterogeneity not observed at student and school level, pupils who have a family with basic education on average, get better scores on the exams than students who have a household with secondary education. In this regard, our findings do not support studies that a high level of schooling of parents is beneficial to the performance of their child.Portela, MiguelSá, Carla Angélica da Silva Pinto deUniversidade do MinhoSilva, Ana Raquel Martins da20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62586por202313336info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:04.484992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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