Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Raquel Martins da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/62586
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia
id RCAP_840b2f7a4de9a5bb9f7eb2a5df9f4092
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62586
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhosAgregado familiarDesempenho dos alunosEscolarizaçãoHouseholdStudent achievementSchoolingCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em EconomiaO desempenho escolar dos alunos encontra-se condicionado por diversos fatores, tais como as características da escola, dos professores, ou mesmo do próprio indivíduo e do seu contexto familiar. Esta dissertação centra-se no impacto do nível de escolarização dos pais/encarregado de educação sobre o nível de educação dos filhos. Com vista à prossecução deste objetivo, foram utilizados os dados longitudinais disponibilizados pelo Sistema de Informação do Ministério da Educação (MISI) referentes aos alunos que em 2007/2008 e 2008/2009 frequentavam o 9º ano de escolaridade, que são os mesmos alunos que em 2010/2011 e 2011/2012 frequentavam o 12º ano, observando assim cada estudante em dois momentos de tempo. Considerando as diferentes metodologias adotadas, concluímos que o High-Dimensional Fixed Effects (HDFE) é o modelo conceptualmente mais adequado, uma vez que inclui efeitos fixos ao nível do aluno e da escola. Os principais resultados revelam que controlando para a heterogeneidade não observada ao nível do aluno e da escola, os alunos que têm um agregado familiar com ensino básico em média, obtêm melhores classificações nos exames em relação aos alunos que têm um agregado familiar com o ensino secundário. Neste sentido, os nossos resultados não apoiam os estudos de que um nível de escolarização elevado dos pais seja benéfico para o desempenho do seu filho.Students' school performance is conditioned by several factors, such as the characteristics of the school, the teachers, or even the individual and his family context. This dissertation focuses on the impact of the level of schooling of the parents/guardian on the level of education of the children. In order to achieve this goal, the longitudinal data provided by Sistema de Informação do Ministério da Educação (MISI) were used for students who were in the 2007/2008 and 2008/2009 years of the 9th grade, who are the same students as in 2010/2011 and 2011/2012 attended the 12th grade, thus observing each student in two moments of time. Considering the different methodologies adopted, we conclude that the High-Dimensional Fixed Effects (HDFE) is the conceptually more appropriate model since it includes fixed effects at the level of the student and the school. The main results show that by controlling for heterogeneity not observed at student and school level, pupils who have a family with basic education on average, get better scores on the exams than students who have a household with secondary education. In this regard, our findings do not support studies that a high level of schooling of parents is beneficial to the performance of their child.Portela, MiguelSá, Carla Angélica da Silva Pinto deUniversidade do MinhoSilva, Ana Raquel Martins da20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/62586por202313336info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:00Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/62586Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:04.484992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos
title Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos
spellingShingle Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos
Silva, Ana Raquel Martins da
Agregado familiar
Desempenho dos alunos
Escolarização
Household
Student achievement
Schooling
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos
title_full Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos
title_fullStr Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos
title_full_unstemmed Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos
title_sort Efeito da educação dos pais no desempenho escolar dos filhos
author Silva, Ana Raquel Martins da
author_facet Silva, Ana Raquel Martins da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Portela, Miguel
Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Raquel Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Agregado familiar
Desempenho dos alunos
Escolarização
Household
Student achievement
Schooling
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Agregado familiar
Desempenho dos alunos
Escolarização
Household
Student achievement
Schooling
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Economia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/62586
url http://hdl.handle.net/1822/62586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202313336
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132309259026432