Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/936
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_8411cbd926f334d75c96a072e3b7410b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de AveiroDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalAs Redes Avançadas de Comunicações, são uma realidade, em fase de expansão e afirmação em todos os sectores da sociedade. O sector da educação não será uma excepção, as primeiras experiências de utilização pedagógica dos novos serviços de comunicações, já começaram pontualmente a dar os primeiros passos. Abre-se deste modo um novo campo de investigação, no qual se enquadra este trabalho, que consiste na análise do potencial da exploração pedagógica das Redes Avançadas de Comunicações, tendo por objectivo perspectivar o enriquecimento que as referidas redes poderão trazer ao contexto educativo. Tendo por intenção fundamentar esta análise o início deste trabalho constitui abordagem das teorias da comunicação e prática pedagógica, para se ser conduzido à questão da Sociedade em Rede. Procede-se de seguida a um enquadramento tecnológico no qual se apresentam as redes de comunicações, caracterizando o cenário tecnológico actual que promove a existência de Redes Digitais Integradas de Serviços de Banda Larga ( RDIS-BL ). Estas constituem a infraestrutura que suporta o novo paradigma comunicacional baseado na comunicação multimédia interactiva. No interior deste novo paradigma apresentam-se cenários comunicacionais sustentados pelas potencialidades das Redes Avançadas de Comunicações (edição conjunta, acesso a bases de dados multimédia, televisão interactiva, correio electrónico multimédia, quiosques multimédia, videoconferência, etc.) e perspectivam-se algumas das potenciais aplicações desses cenários ao contexto educativo, como meio de enriquecimento e abertura dos horizontes da escola. Estão deste modo criados os fundamentos para a análise de um caso concreto, ou seja, a análise da situação comunicacional da cidade de Aveiro. Esta análise realiza-se pela apresentação das Redes Avançadas de Comunicações existentes nessa cidade, das potencialidades pedagógicas que encerram e, finalmente, pelo estudo de duas utilizações concretas de serviços (correio electrónico e videoconferência) disponibilizados pelas referidas redes. De todo este percurso se conclui que as Redes Avançadas de Comunicações e os serviços que lhe estão associados, encerram em si um elevado potencial de enriquecimento comunicacional e pedagógico do contexto educativo mas que, no entanto, existe necessidade de aprofundar as investigações neste domínio, que por ser recente, ainda necessita de uma atenção muito especial dos tecnólogos, dos educadores e do cidadão em geral. Porque se está longe de saber quais os impactos profundos a nível socio-económico, político e cultural, ou seja, quais as alterações dos modos de vida que as Redes Avançadas de Comunicações vão provocar.Universidade de AveiroRepositório do ISPASilva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da2011-09-29T20:12:39Z1995-01-01T00:00:00Z1995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:02Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:02.440879Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro
title Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro
spellingShingle Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro
Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
title_short Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro
title_full Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro
title_fullStr Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro
title_full_unstemmed Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro
title_sort Análise do potencial da exploração pedagógica das redes avançadas de comunicações: Situação da cidade de Aveiro
author Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
author_facet Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lídia de Jesus Oliveira Loureiro da
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-01-01T00:00:00Z
1995-01-01T00:00:00Z
2011-09-29T20:12:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/936
url http://hdl.handle.net/10400.12/936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130049753907200