A Marca (In)Visível do Género na Família: Perceções de Jovens Estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sá, Susana, Coimbra, Maria de Nazaré Castro Trigo, Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18722
Resumo: A Educação para a cidadania constitui, atualmente, uma das prioridades educativas, no que concerne às diretrizes curriculares vigentes no percurso escolar. Uma das temáticas privilegiadas versa sobre a identidade de género, principalmente quanto aos papéis exercidos por homens e mulheres no seio familiar, enquanto forma de reflexão sobre estereótipos e prevenção da violência doméstica. Considerando diretrizes nacionais e internacionais, que valorizam a centralidade da Educação na formação de crianças e jovens, o objetivo deste estudo consiste em analisar as perceções de jovens estudantes sobre os papéis do homem e da mulher no quotidiano da família, a partir de marcas de género nas relações sociais. Tendo por base uma metodologia qualitativa, a recolha dos dados incidiu na análise dos comentários escritos por estudantes dos últimos anos do ensino secundário de uma escola do Porto. O estudo efetuado permitiu concluir que os estudantes têm consciência das mudanças ocorridas nos papéis do homem e da mulher, acompanhando a evolução do conceito de família e a emergência de novos modelos sociais, personificados por celebridades que conjugam responsabilidades familiares e profissionais. Contudo, ainda persistem estereótipos de género, que continuam a condicionar as relações interpessoais na família, o que comprova a importância da reflexão e consciencialização dos estudantes sobre esta temática, a reforçar em contexto escolar.
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