Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/9567 |
Resumo: | Quando relacionamos os conceitos ‘design’ e ‘interação’ associamos num primeiro momento ao campo do design digital ou do design de produto. No entanto, o conceito de interação também pode ser relacionado com artefactos de comunicação visual. Numa era digital, a experiência do tato e a exploração do papel e de outros materiais palpáveis como suportes de comunicação, ganham uma nova dimensão e interesse. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual de várias empresas, questionamos a eficácia deste tipo de artefactos neste contexto. Este projeto, de caráter experimental, pretende investigar através do design, a interatividade nos suportes físicos de comunicação, de modo a que o utilizador consiga, através da interação, obter todos os conteúdos necessários para entender a mensagem que se pretende transmitir, e criar uma relação de proximidade com a identidade em questão. |
id |
RCAP_84bc19b991095f24a58ba3dc61a387e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9567 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativosInteraçãoComunicação visualSuportes físicosExperiênciaEmoçõesQuando relacionamos os conceitos ‘design’ e ‘interação’ associamos num primeiro momento ao campo do design digital ou do design de produto. No entanto, o conceito de interação também pode ser relacionado com artefactos de comunicação visual. Numa era digital, a experiência do tato e a exploração do papel e de outros materiais palpáveis como suportes de comunicação, ganham uma nova dimensão e interesse. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual de várias empresas, questionamos a eficácia deste tipo de artefactos neste contexto. Este projeto, de caráter experimental, pretende investigar através do design, a interatividade nos suportes físicos de comunicação, de modo a que o utilizador consiga, através da interação, obter todos os conteúdos necessários para entender a mensagem que se pretende transmitir, e criar uma relação de proximidade com a identidade em questão.Serapicos, PedroRepositório ComumMoreira, Ana2015-08-03T15:07:54Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9567201000890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:57.639982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos |
title |
Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos |
spellingShingle |
Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos Moreira, Ana Interação Comunicação visual Suportes físicos Experiência Emoções |
title_short |
Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos |
title_full |
Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos |
title_fullStr |
Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos |
title_full_unstemmed |
Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos |
title_sort |
Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos |
author |
Moreira, Ana |
author_facet |
Moreira, Ana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serapicos, Pedro Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação Comunicação visual Suportes físicos Experiência Emoções |
topic |
Interação Comunicação visual Suportes físicos Experiência Emoções |
description |
Quando relacionamos os conceitos ‘design’ e ‘interação’ associamos num primeiro momento ao campo do design digital ou do design de produto. No entanto, o conceito de interação também pode ser relacionado com artefactos de comunicação visual. Numa era digital, a experiência do tato e a exploração do papel e de outros materiais palpáveis como suportes de comunicação, ganham uma nova dimensão e interesse. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual de várias empresas, questionamos a eficácia deste tipo de artefactos neste contexto. Este projeto, de caráter experimental, pretende investigar através do design, a interatividade nos suportes físicos de comunicação, de modo a que o utilizador consiga, através da interação, obter todos os conteúdos necessários para entender a mensagem que se pretende transmitir, e criar uma relação de proximidade com a identidade em questão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-03T15:07:54Z 2015 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/9567 201000890 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/9567 |
identifier_str_mv |
201000890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130674533236736 |