Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9567
Resumo: Quando relacionamos os conceitos ‘design’ e ‘interação’ associamos num primeiro momento ao campo do design digital ou do design de produto. No entanto, o conceito de interação também pode ser relacionado com artefactos de comunicação visual. Numa era digital, a experiência do tato e a exploração do papel e de outros materiais palpáveis como suportes de comunicação, ganham uma nova dimensão e interesse. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual de várias empresas, questionamos a eficácia deste tipo de artefactos neste contexto. Este projeto, de caráter experimental, pretende investigar através do design, a interatividade nos suportes físicos de comunicação, de modo a que o utilizador consiga, através da interação, obter todos os conteúdos necessários para entender a mensagem que se pretende transmitir, e criar uma relação de proximidade com a identidade em questão.
id RCAP_84bc19b991095f24a58ba3dc61a387e8
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9567
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativosInteraçãoComunicação visualSuportes físicosExperiênciaEmoçõesQuando relacionamos os conceitos ‘design’ e ‘interação’ associamos num primeiro momento ao campo do design digital ou do design de produto. No entanto, o conceito de interação também pode ser relacionado com artefactos de comunicação visual. Numa era digital, a experiência do tato e a exploração do papel e de outros materiais palpáveis como suportes de comunicação, ganham uma nova dimensão e interesse. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual de várias empresas, questionamos a eficácia deste tipo de artefactos neste contexto. Este projeto, de caráter experimental, pretende investigar através do design, a interatividade nos suportes físicos de comunicação, de modo a que o utilizador consiga, através da interação, obter todos os conteúdos necessários para entender a mensagem que se pretende transmitir, e criar uma relação de proximidade com a identidade em questão.Serapicos, PedroRepositório ComumMoreira, Ana2015-08-03T15:07:54Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9567201000890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9567Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:57.639982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos
title Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos
spellingShingle Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos
Moreira, Ana
Interação
Comunicação visual
Suportes físicos
Experiência
Emoções
title_short Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos
title_full Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos
title_fullStr Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos
title_full_unstemmed Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos
title_sort Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativos
author Moreira, Ana
author_facet Moreira, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serapicos, Pedro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Comunicação visual
Suportes físicos
Experiência
Emoções
topic Interação
Comunicação visual
Suportes físicos
Experiência
Emoções
description Quando relacionamos os conceitos ‘design’ e ‘interação’ associamos num primeiro momento ao campo do design digital ou do design de produto. No entanto, o conceito de interação também pode ser relacionado com artefactos de comunicação visual. Numa era digital, a experiência do tato e a exploração do papel e de outros materiais palpáveis como suportes de comunicação, ganham uma nova dimensão e interesse. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual de várias empresas, questionamos a eficácia deste tipo de artefactos neste contexto. Este projeto, de caráter experimental, pretende investigar através do design, a interatividade nos suportes físicos de comunicação, de modo a que o utilizador consiga, através da interação, obter todos os conteúdos necessários para entender a mensagem que se pretende transmitir, e criar uma relação de proximidade com a identidade em questão.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-03T15:07:54Z
2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/9567
201000890
url http://hdl.handle.net/10400.26/9567
identifier_str_mv 201000890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130674533236736