Construção, seleção e utilização dos indicadores na avaliação interna das escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Sofia de Araújo Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13818
Resumo: A maioria dos países da Europa procede à avaliação das suas escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino obrigatório. Essa avaliação decorre de algumas tendências que marcam a generalidade dos países europeus, como a descentralização de meios e a definição de objetivos nacionais e de patamares de resultados escolares. Reconhecendo a importância da avaliação interna no contexto escolar, este trabalho de investigação, realizado em duas escolas secundárias da margem sul do tejo, designadas ao longo da investigação por escolas A e B, analisou o processo de avaliação interna realizada em cada uma delas. O enfoque do mesmo prende-se com a construção, seleção e utilização dos indicadores. Nesse âmbito, com o objetivo de analisar o processo de avaliação, foram entrevistados os diretores das escolas acima mencionadas e para analisar o produto dessa mesma avaliação, foram estudados os relatórios de avaliação interna mais recentes. Na escola A, todo o processo de avaliação foi da responsabilidade de uma equipa de cinco docentes nomeada pelo Diretor. Na escola B, os indicadores foram propostos por uma empresa externa e foram selecionados por uma equipa constituída por docentes, alunos, encarregados de educação, assistentes e membros da autarquia, após ouvidas as estruturas intermédias da escola. O tratamento dos dados foi realizado pela empresa externa. A equipa elaborou e divulgou o relatório. Em ambas as escolas foi escolhido o referencial CAF (Common Assessment Framework). Um referencial com uma estrutura dual onde são considerados quatro critérios de meios e cinco critérios de resultados. Para além de serem analisados os indicadores de cada um dos nove critérios desse referencial, foram também, estudados os indicadores selecionados por cada uma das escolas face ao referencial da IGE (Inspeção Geral de Educação), assim como face ao referencial CIPP (um referencial defendido por muitos autores ligados à Educação, que contempla o contexto, os inputs, os processos e o produto da avaliação). A dissertação pretendia, também, analisar a utilização e o impacto da avaliação em cada uma das escolas. Embora, ambas tivessem difundido os resultados e numa escola o processo fosse mais partilhado do que na outra, não foi possível verificar que mudanças foram implementadas, quer a nível organizacional, quer a nível pedagógico, após a conclusão de todo o processo de avaliação interna.
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O enfoque do mesmo prende-se com a construção, seleção e utilização dos indicadores. Nesse âmbito, com o objetivo de analisar o processo de avaliação, foram entrevistados os diretores das escolas acima mencionadas e para analisar o produto dessa mesma avaliação, foram estudados os relatórios de avaliação interna mais recentes. Na escola A, todo o processo de avaliação foi da responsabilidade de uma equipa de cinco docentes nomeada pelo Diretor. Na escola B, os indicadores foram propostos por uma empresa externa e foram selecionados por uma equipa constituída por docentes, alunos, encarregados de educação, assistentes e membros da autarquia, após ouvidas as estruturas intermédias da escola. O tratamento dos dados foi realizado pela empresa externa. A equipa elaborou e divulgou o relatório. Em ambas as escolas foi escolhido o referencial CAF (Common Assessment Framework). Um referencial com uma estrutura dual onde são considerados quatro critérios de meios e cinco critérios de resultados. Para além de serem analisados os indicadores de cada um dos nove critérios desse referencial, foram também, estudados os indicadores selecionados por cada uma das escolas face ao referencial da IGE (Inspeção Geral de Educação), assim como face ao referencial CIPP (um referencial defendido por muitos autores ligados à Educação, que contempla o contexto, os inputs, os processos e o produto da avaliação). A dissertação pretendia, também, analisar a utilização e o impacto da avaliação em cada uma das escolas. Embora, ambas tivessem difundido os resultados e numa escola o processo fosse mais partilhado do que na outra, não foi possível verificar que mudanças foram implementadas, quer a nível organizacional, quer a nível pedagógico, após a conclusão de todo o processo de avaliação interna.Most European countries will assess their schools in order to improve the quality of compulsory education. This assessment stems from some trends that mark the majority of European countries, such as the decentralization of resources and setting national goals and levels of attainment. Recognizing the importance of internal evaluation in the school context, this research work, carried out in two secondary schools in the south bank of the Tagus, known throughout the investigation by schools A and B, analyzed the internal assessment process conducted in each. The focus of that relates to the construction, selection and use of indicators. In this context, with the aim of analyzing the evaluation process, we interviewed the principals of the schools mentioned above and to analyze the product of that assessment, we studied the reports of most recent internal review. In school A, the entire evaluation process was carried out by a team of five faculty members appointed by the Director. In school B, the indicators have been proposed by an outside company and were selected by a team of teachers, students, parents, assistants and members of the local authority, after hearing the intermediate structures of the school. Data analysis was performed by the external company. The team developed and released the report. In both schools was chosen benchmark CAF (Common Assessment Framework). A frame with a dual structure where four criteria are considered means and five results. In addition to analyzing the indicators of each of the nine criteria of this reference, were also studied indicators selected by each school against the benchmark of IGE (General Inspection of Education) as well as against the benchmark CIPP (a reference defended by many authors linked to Education, which includes the context, inputs, processes and product evaluation). The dissertation aimed to also examine the use and impact assessment in each of the schools. Although, both have widespread results in a school and the process was shared more than the other, it was not possible to verify that changes have been implemented, both at organizational or educational level, following the completion of the whole process of internal evaluation.Melo, Rodrigo Queirós eAlaiz, VitorVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaDias, Ana Sofia de Araújo Teixeira2014-03-19T14:16:45Z2012-10-3120122012-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-19T01:39:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:06.663804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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