A construção da profissionalização : fundamentos e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Isabel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1244
Resumo: O presente relatório com o título “A Construção da Profissionalização: Fundamentos e Práticas” foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e II em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho pretende dar conta do contexto educativo e das características do estágio desenvolvido nas valências de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e da articulação entre a prática e as aprendizagens teóricas. Deste modo, utilizaram-se diferentes fontes de informação que possibilitaram conhecer a teoria que fundamenta a prática pedagógica da estagiária. Além disso, usaram-se instrumentos de observação, de forma a recolher os dados pretendidos ao longo do estágio, bem como a observação direta e a conversa informal. Esses dados foram importantes para compreender o percurso a realizar ao longo do tempo com as crianças e os alunos. Perante a necessidade de atender cada criança/aluno e o grupo/turma, em geral, foram feitas caracterizações do grupo/turma e da instituição. No relatório foram salientadas as necessidades de observar, planificar, agir e avaliar na Educação de Infância e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, etapas cruciais a usar no processo educativo utilizado pelos educadores/professores. A integração numa sala e o trabalho em equipa exigiu uma constante reflexão das práticas usadas e da sua eficácia, bem como os aspetos a desenvolver na construção de um profissional de habilitação conjunta.This report with the title “Construction of Professionalization: Fundamentals and Practices” was conducted as part of the curriculum units of Stage I and II in Preschool and Primary School, respectively, of the Master’s degree on Preschool Education and Primary School. This work aims to analyse the educational context and the characteristics of the placements in Preschool Education and Primary School and the link between the practice and theoretical learning. Different sources of information were use to learn the theory behind the educational practice of trainee. Moreover, observation instruments were use in order to collect data along the placement, as well as direct observation and informal conversations. These data were important to understand the work with the children and students. Given the need to know each child / student and group / class in general, group / class characterizations were made as well as of the institution. On the report was emphasized the need to observe, plan, act and evaluate in Childhood Education and Teaching on the Primary School, crucial steps to use in the educational process used by educators / teachers. The integration in a class and teamwork required a constant reflection on the practices used and their effectiveness, in order to construct a professional able to work both in Pre-school and Primary School levels.
id RCAP_859032d524d20e26523dca7ae00049b2
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1244
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção da profissionalização : fundamentos e práticasDocente generalistaO presente relatório com o título “A Construção da Profissionalização: Fundamentos e Práticas” foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e II em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho pretende dar conta do contexto educativo e das características do estágio desenvolvido nas valências de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e da articulação entre a prática e as aprendizagens teóricas. Deste modo, utilizaram-se diferentes fontes de informação que possibilitaram conhecer a teoria que fundamenta a prática pedagógica da estagiária. Além disso, usaram-se instrumentos de observação, de forma a recolher os dados pretendidos ao longo do estágio, bem como a observação direta e a conversa informal. Esses dados foram importantes para compreender o percurso a realizar ao longo do tempo com as crianças e os alunos. Perante a necessidade de atender cada criança/aluno e o grupo/turma, em geral, foram feitas caracterizações do grupo/turma e da instituição. No relatório foram salientadas as necessidades de observar, planificar, agir e avaliar na Educação de Infância e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, etapas cruciais a usar no processo educativo utilizado pelos educadores/professores. A integração numa sala e o trabalho em equipa exigiu uma constante reflexão das práticas usadas e da sua eficácia, bem como os aspetos a desenvolver na construção de um profissional de habilitação conjunta.This report with the title “Construction of Professionalization: Fundamentals and Practices” was conducted as part of the curriculum units of Stage I and II in Preschool and Primary School, respectively, of the Master’s degree on Preschool Education and Primary School. This work aims to analyse the educational context and the characteristics of the placements in Preschool Education and Primary School and the link between the practice and theoretical learning. Different sources of information were use to learn the theory behind the educational practice of trainee. Moreover, observation instruments were use in order to collect data along the placement, as well as direct observation and informal conversations. These data were important to understand the work with the children and students. Given the need to know each child / student and group / class in general, group / class characterizations were made as well as of the institution. On the report was emphasized the need to observe, plan, act and evaluate in Childhood Education and Teaching on the Primary School, crucial steps to use in the educational process used by educators / teachers. The integration in a class and teamwork required a constant reflection on the practices used and their effectiveness, in order to construct a professional able to work both in Pre-school and Primary School levels.2013-08-06T11:35:50Z2013-07-06T00:00:00Z2013-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1244porCosta, Ana Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:42Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:44.011378Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção da profissionalização : fundamentos e práticas
title A construção da profissionalização : fundamentos e práticas
spellingShingle A construção da profissionalização : fundamentos e práticas
Costa, Ana Isabel
Docente generalista
title_short A construção da profissionalização : fundamentos e práticas
title_full A construção da profissionalização : fundamentos e práticas
title_fullStr A construção da profissionalização : fundamentos e práticas
title_full_unstemmed A construção da profissionalização : fundamentos e práticas
title_sort A construção da profissionalização : fundamentos e práticas
author Costa, Ana Isabel
author_facet Costa, Ana Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Docente generalista
topic Docente generalista
description O presente relatório com o título “A Construção da Profissionalização: Fundamentos e Práticas” foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e II em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho pretende dar conta do contexto educativo e das características do estágio desenvolvido nas valências de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e da articulação entre a prática e as aprendizagens teóricas. Deste modo, utilizaram-se diferentes fontes de informação que possibilitaram conhecer a teoria que fundamenta a prática pedagógica da estagiária. Além disso, usaram-se instrumentos de observação, de forma a recolher os dados pretendidos ao longo do estágio, bem como a observação direta e a conversa informal. Esses dados foram importantes para compreender o percurso a realizar ao longo do tempo com as crianças e os alunos. Perante a necessidade de atender cada criança/aluno e o grupo/turma, em geral, foram feitas caracterizações do grupo/turma e da instituição. No relatório foram salientadas as necessidades de observar, planificar, agir e avaliar na Educação de Infância e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, etapas cruciais a usar no processo educativo utilizado pelos educadores/professores. A integração numa sala e o trabalho em equipa exigiu uma constante reflexão das práticas usadas e da sua eficácia, bem como os aspetos a desenvolver na construção de um profissional de habilitação conjunta.This report with the title “Construction of Professionalization: Fundamentals and Practices” was conducted as part of the curriculum units of Stage I and II in Preschool and Primary School, respectively, of the Master’s degree on Preschool Education and Primary School. This work aims to analyse the educational context and the characteristics of the placements in Preschool Education and Primary School and the link between the practice and theoretical learning. Different sources of information were use to learn the theory behind the educational practice of trainee. Moreover, observation instruments were use in order to collect data along the placement, as well as direct observation and informal conversations. These data were important to understand the work with the children and students. Given the need to know each child / student and group / class in general, group / class characterizations were made as well as of the institution. On the report was emphasized the need to observe, plan, act and evaluate in Childhood Education and Teaching on the Primary School, crucial steps to use in the educational process used by educators / teachers. The integration in a class and teamwork required a constant reflection on the practices used and their effectiveness, in order to construct a professional able to work both in Pre-school and Primary School levels.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06T11:35:50Z
2013-07-06T00:00:00Z
2013-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1244
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131620960108544