Construção colaborativa de um programa de promoção da gestão familiar da asma : intervenção para adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41574 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019 |
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Construção colaborativa de um programa de promoção da gestão familiar da asma : intervenção para adolescentesAsmaAdolescentesFamíliaAdesãoTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019A asma é uma doença crónica que afeta as várias faixas etárias. Na adolescência, a gestão da asma é dificultada por várias barreiras e a adesão à terapêutica farmacológica é baixa. Apesar de crónica, a asma pode ser controlada através de gestão adequada da doença, de forma a prevenir resultados adversos e assegurar a eficácia do tratamento. Esta gestão envolve o adolescente e os seus pais e deverá ser caracterizada por um aumento progressivo da responsabilidade atribuída ao adolescente ao longo do seu desenvolvimento. Em Portugal, estima-se que a prevalência da asma pediátrica seja de 8.4%, sendo que metade apresenta um baixo controlo da doença. O objetivo deste estudo é construir, de forma colaborativa, um programa de promoção da gestão familiar da asma, dirigido aos adolescentes. Para o desenvolvimento colaborativo do programa, recorreu-se ao Mapeamento da Intervenção. Os resultados deste estudo apresentam as contribuições dos diferentes profissionais de saúde, da especialista na prática clínica da asma, dos adolescentes e dos pais, bem como a descrição da versão final do programa. O programa +Ar – Programa de Promoção da Gestão Familiar da Asma, encontra-se dividido em dois módulos: Conhecer a Asma e Gerir a Asma. O módulo Conhecer a Asma inclui conteúdos sobre a asma, os sintomas, os fatores desencadeantes, o tratamento, o controlo e exercícios respiratórios. O módulo Gerir a Asma, abrange a automonitorização, a partilha de responsabilidade entre pais e filhos, a gestão, situações problemáticas associadas à vivência da asma e o controlo da não adesão não intencional. Em comparação a outros programas direcionados para a gestão da asma, encontram-se semelhanças nas metodologias utilizadas, nomeadamente: psicoeducação e ensino e treino de competências. As diferenças mais importantes incluem a utilização de exercícios apresentados na forma de quiz e um sistema inovador de partilha de responsabilidade, que promove a discussão entre pais e filhos e a progressiva autonomia e responsabilização do adolescente. Conclui-se que a construção colaborativa de um programa é um processo enriquecedor e que o programa desenvolvido contém componentes inovadores, que poderão ser facilitadores da gestão familiar da asma.Asthma is a chronic disease that affects all ages. In adolescence, the management of asthma has been difficulted by different barriers and the adherence to pharmacological therapeutic is low. Although chronic, asthma can be controlled if there is an adequate management of the disease, in order to prevent adverse outcomes and ensure the effectiveness of the treatment. This management involves both the adolescent and the parents, and should be characterized by a gradual increase of the responsibility given to the adolescent throughout his/her development. In Portugal, the prevalence of pediatric asthma is estimated to be 8.4% and about half of it shows low rates of control of the disease. The aim of this study is to construct, in a collaboratively way, an asthma family management promotion program for adolescents. For the collaborative development of the program, we used the Intervention Mapping. The results of this study present the different contributions of the healthcare professionals, the specialist in the clinical practice of asthma, adolescents and their parents and a description of the final version of the program as well. The +Ar program – Asthma Family Management Promotion Program, is divided in two modules: Knowing Asthma and Managing Asthma. The Knowing Asthma module includes the contents of asthma, symptoms, triggers, treatment, control and respiratory exercises. The Managing Asthma module comprises self-monitoring, responsibility sharing between parents and teenagers, management, problematic situations associated with the experience of asthma and control of the nonintentional non-adherence. In comparison with other programs that target asthma management, there are similarities in the methods used in intervention, specifically: psychoeducation and teaching and training of skills. The most important differences include the use of exercises presented as a quiz and an innovator system of responsibility sharing that promotes the discussion between parents and adolescents as well the progressive autonomy and responsibility of the adolescent. In conclusion, the collaborative construction of a program is an enriching process and the developed program provide innovative components which may be a facilitator of the asthma family management.Santos, Margarida M. Magalhães Cabugueira Custódio dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaRegueira, Joana Soares2020-02-04T11:51:30Z20192019-07-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41574TID:202465756porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:48.849038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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