Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19600 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo e Ensino do Português e da História e Geografia de Portugal no 2. ° Ciclo. Este relatório pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido, de forma fundamentada, da prática pedagógica tendo por base uma articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. No seguimento do exposto, são apresentados os pressupostos legais e teóricos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente, todo trabalho desenvolvido em contexto educativo e as intervenções em diferentes áreas. Por fim, reconhecendo a importância de o professor transformar o conhecimento em aprendizagens significativas para os alunos, o projeto baseado na metodologia de investigação – ação centrou-se na escrita e na relevância da etapa da planificação. Todo o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo contribuiu para a construção de saberes inerentes à profissionalidade docente, o desenvolvimento de capacidades de utilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos bem como, o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação sobre as práticas educativas |
id |
RCAP_8662626fa0b8e78721d29be1bf498c52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19600 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escritaPrática pedagógicaProfissionalidade docenteArticulaçãoEscritaPlanificaçãoInvestigação açãoPedagogical practiceTeaching professionalityArticulationWritingPlanningAction investigationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo e Ensino do Português e da História e Geografia de Portugal no 2. ° Ciclo. Este relatório pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido, de forma fundamentada, da prática pedagógica tendo por base uma articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. No seguimento do exposto, são apresentados os pressupostos legais e teóricos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente, todo trabalho desenvolvido em contexto educativo e as intervenções em diferentes áreas. Por fim, reconhecendo a importância de o professor transformar o conhecimento em aprendizagens significativas para os alunos, o projeto baseado na metodologia de investigação – ação centrou-se na escrita e na relevância da etapa da planificação. Todo o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo contribuiu para a construção de saberes inerentes à profissionalidade docente, o desenvolvimento de capacidades de utilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos bem como, o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação sobre as práticas educativasThis final internship report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice as part of the master in Teaching in the 1st Cycle and Teaching Portuguese and in the History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle. This report intends to demonstrate all the work developed, in a well-founded way, of the pedagogical practice, based on an articulation between theory and practice, contributing to personal and professional development. Following the above, the legal and theoretical assumptions that support the development of professional teaching, all work developed in an educational context and interventions in different areas are presented. Finally, recognizing the importance of the teacher transforming knowledge into meaningful learning for students, the project based on the research methodology – action focused on writing and the relevance of the planning stage. All the work developed along the training path contributed to the construction of knowledge inherent to the teaching profession, the development of skills in the use of scientific, pedagogical and didactic knowledge, as well as the development of reflection and research skills on educational practices. Keywords: pedagogical practice; teaching professionality; articulation; writing; planning; action investigationInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoOliveira, InêsSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Ana Rita Martins2022-01-21T13:12:36Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19600TID:202923592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:40.156196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita |
title |
Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita |
spellingShingle |
Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita Ribeiro, Ana Rita Martins Prática pedagógica Profissionalidade docente Articulação Escrita Planificação Investigação ação Pedagogical practice Teaching professionality Articulation Writing Planning Action investigation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita |
title_full |
Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita |
title_fullStr |
Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita |
title_full_unstemmed |
Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita |
title_sort |
Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita |
author |
Ribeiro, Ana Rita Martins |
author_facet |
Ribeiro, Ana Rita Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Inês Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Rita Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Profissionalidade docente Articulação Escrita Planificação Investigação ação Pedagogical practice Teaching professionality Articulation Writing Planning Action investigation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática pedagógica Profissionalidade docente Articulação Escrita Planificação Investigação ação Pedagogical practice Teaching professionality Articulation Writing Planning Action investigation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório final de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo e Ensino do Português e da História e Geografia de Portugal no 2. ° Ciclo. Este relatório pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido, de forma fundamentada, da prática pedagógica tendo por base uma articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. No seguimento do exposto, são apresentados os pressupostos legais e teóricos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente, todo trabalho desenvolvido em contexto educativo e as intervenções em diferentes áreas. Por fim, reconhecendo a importância de o professor transformar o conhecimento em aprendizagens significativas para os alunos, o projeto baseado na metodologia de investigação – ação centrou-se na escrita e na relevância da etapa da planificação. Todo o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo contribuiu para a construção de saberes inerentes à profissionalidade docente, o desenvolvimento de capacidades de utilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos bem como, o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação sobre as práticas educativas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-21T13:12:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/19600 TID:202923592 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/19600 |
identifier_str_mv |
TID:202923592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131484847603712 |