Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Ana Rita Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19600
Resumo: O presente relatório final de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo e Ensino do Português e da História e Geografia de Portugal no 2. ° Ciclo. Este relatório pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido, de forma fundamentada, da prática pedagógica tendo por base uma articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. No seguimento do exposto, são apresentados os pressupostos legais e teóricos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente, todo trabalho desenvolvido em contexto educativo e as intervenções em diferentes áreas. Por fim, reconhecendo a importância de o professor transformar o conhecimento em aprendizagens significativas para os alunos, o projeto baseado na metodologia de investigação – ação centrou-se na escrita e na relevância da etapa da planificação. Todo o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo contribuiu para a construção de saberes inerentes à profissionalidade docente, o desenvolvimento de capacidades de utilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos bem como, o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação sobre as práticas educativas
id RCAP_8662626fa0b8e78721d29be1bf498c52
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escritaPrática pedagógicaProfissionalidade docenteArticulaçãoEscritaPlanificaçãoInvestigação açãoPedagogical practiceTeaching professionalityArticulationWritingPlanningAction investigationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório final de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo e Ensino do Português e da História e Geografia de Portugal no 2. ° Ciclo. Este relatório pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido, de forma fundamentada, da prática pedagógica tendo por base uma articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. No seguimento do exposto, são apresentados os pressupostos legais e teóricos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente, todo trabalho desenvolvido em contexto educativo e as intervenções em diferentes áreas. Por fim, reconhecendo a importância de o professor transformar o conhecimento em aprendizagens significativas para os alunos, o projeto baseado na metodologia de investigação – ação centrou-se na escrita e na relevância da etapa da planificação. Todo o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo contribuiu para a construção de saberes inerentes à profissionalidade docente, o desenvolvimento de capacidades de utilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos bem como, o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação sobre as práticas educativasThis final internship report was developed within the scope of Supervised Teaching Practice as part of the master in Teaching in the 1st Cycle and Teaching Portuguese and in the History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle. This report intends to demonstrate all the work developed, in a well-founded way, of the pedagogical practice, based on an articulation between theory and practice, contributing to personal and professional development. Following the above, the legal and theoretical assumptions that support the development of professional teaching, all work developed in an educational context and interventions in different areas are presented. Finally, recognizing the importance of the teacher transforming knowledge into meaningful learning for students, the project based on the research methodology – action focused on writing and the relevance of the planning stage. All the work developed along the training path contributed to the construction of knowledge inherent to the teaching profession, the development of skills in the use of scientific, pedagogical and didactic knowledge, as well as the development of reflection and research skills on educational practices. Keywords: pedagogical practice; teaching professionality; articulation; writing; planning; action investigationInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoOliveira, InêsSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRibeiro, Ana Rita Martins2022-01-21T13:12:36Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19600TID:202923592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:40.156196Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
title Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
spellingShingle Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
Ribeiro, Ana Rita Martins
Prática pedagógica
Profissionalidade docente
Articulação
Escrita
Planificação
Investigação ação
Pedagogical practice
Teaching professionality
Articulation
Writing
Planning
Action investigation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
title_full Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
title_fullStr Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
title_full_unstemmed Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
title_sort Uma aprendizagem significativa: a importância da planificação no processo de escrita
author Ribeiro, Ana Rita Martins
author_facet Ribeiro, Ana Rita Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Inês
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Ana Rita Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Profissionalidade docente
Articulação
Escrita
Planificação
Investigação ação
Pedagogical practice
Teaching professionality
Articulation
Writing
Planning
Action investigation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática pedagógica
Profissionalidade docente
Articulação
Escrita
Planificação
Investigação ação
Pedagogical practice
Teaching professionality
Articulation
Writing
Planning
Action investigation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório final de estágio foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada integrada no mestrado em Ensino do 1. ° Ciclo e Ensino do Português e da História e Geografia de Portugal no 2. ° Ciclo. Este relatório pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido, de forma fundamentada, da prática pedagógica tendo por base uma articulação entre a teoria e a prática, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional. No seguimento do exposto, são apresentados os pressupostos legais e teóricos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente, todo trabalho desenvolvido em contexto educativo e as intervenções em diferentes áreas. Por fim, reconhecendo a importância de o professor transformar o conhecimento em aprendizagens significativas para os alunos, o projeto baseado na metodologia de investigação – ação centrou-se na escrita e na relevância da etapa da planificação. Todo o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo contribuiu para a construção de saberes inerentes à profissionalidade docente, o desenvolvimento de capacidades de utilização dos conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos bem como, o desenvolvimento de capacidades de reflexão e de investigação sobre as práticas educativas
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-21T13:12:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19600
TID:202923592
url http://hdl.handle.net/10400.22/19600
identifier_str_mv TID:202923592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131484847603712