Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Elsa Maria Ferreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3535
Resumo: Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho
id RCAP_870282e9a2675494b4c19983437e0e92
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3535
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região AlentejoMarketing territorialPromoçãoDesenvolvimento sócio-económicoPlace marketingPromotionSocioeconomic developmentDissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do TrabalhoO processo de globalização e a debilitação do plano nacional como unidade espacial de referência vieram dar destaque a novos territórios estratégicos, nomeadamente regiões e cidades. Os sucessos ou fracassos do desenvolvimento de cidades e regiões influenciam, decisivamente, os sucessos e fracassos dos países onde as mesmas se situam. O marketing territorial é um processo de promoção territorial, que tem como objectivo último o desenvolvimento local, mobilizando recursos e tirando partido das vantagens comparativas da região, por forma a potenciar o seu desenvolvimento socioeconómico. Com o presente trabalho pretende-se avaliar quais são os factores críticos de sucesso na promoção territorial do Alentejo e verificar se existem condições para que esta região se afirme como região competitiva, nomeadamente no contexto das regiões europeias. A persistência dos problemas estruturais que foram sendo elencados e que têm vindo a reflectir-se nos fracos resultados da região Alentejo ao nível da dinamização do tecido empresarial e consequente projecção nacional e internacional apontam para a necessidade de reforço ao nível do planeamento estratégico, com vista à definição dos caminhos que levem à criação de modelos de desenvolvimento regional sustentável.The globalization process and the weakness of the national unity as spatial reference has highlighted new strategic territorial units namely regions and cities. The success or failure of developing cities and regions influences decisively the successes and failures of the countries where they are located. Place marketing is a process of territorial promotion, and its ultimate goal is the local development, mobilizing resources and highlighting the region's comparative advantages, in order to enhance their socioeconomic development. The main objective of this study is to assess what are the critical success factors in territorial promotion of Alentejo region and check for the conditions that this region is already using in order to become competitive, particularly in the context of European regions. The persistence of structural problems that have been listed and have been reflected in the poor results that Alentejo region as achieved in what regards the promotion of business environment and subsequent national and international projection point the need of strategic planning as a mean to define the paths that lead to the creation of sustainable regional development models.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCarvalho, ElisabeteRepositório da Universidade de LisboaNunes, Elsa Maria Ferreira2011-09-17T10:22:30Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:22.981991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo
title Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo
spellingShingle Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo
Nunes, Elsa Maria Ferreira
Marketing territorial
Promoção
Desenvolvimento sócio-económico
Place marketing
Promotion
Socioeconomic development
title_short Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo
title_full Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo
title_fullStr Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo
title_full_unstemmed Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo
title_sort Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo
author Nunes, Elsa Maria Ferreira
author_facet Nunes, Elsa Maria Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Elisabete
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Elsa Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing territorial
Promoção
Desenvolvimento sócio-económico
Place marketing
Promotion
Socioeconomic development
topic Marketing territorial
Promoção
Desenvolvimento sócio-económico
Place marketing
Promotion
Socioeconomic development
description Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-17T10:22:30Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3535
url http://hdl.handle.net/10400.5/3535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130990462894080