Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região Alentejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/3535 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do Trabalho |
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Factores de sucesso em marketing territorial: desafios de desenvolvimento na região AlentejoMarketing territorialPromoçãoDesenvolvimento sócio-económicoPlace marketingPromotionSocioeconomic developmentDissertação de Mestrado em Sociologia das Organizações e do TrabalhoO processo de globalização e a debilitação do plano nacional como unidade espacial de referência vieram dar destaque a novos territórios estratégicos, nomeadamente regiões e cidades. Os sucessos ou fracassos do desenvolvimento de cidades e regiões influenciam, decisivamente, os sucessos e fracassos dos países onde as mesmas se situam. O marketing territorial é um processo de promoção territorial, que tem como objectivo último o desenvolvimento local, mobilizando recursos e tirando partido das vantagens comparativas da região, por forma a potenciar o seu desenvolvimento socioeconómico. Com o presente trabalho pretende-se avaliar quais são os factores críticos de sucesso na promoção territorial do Alentejo e verificar se existem condições para que esta região se afirme como região competitiva, nomeadamente no contexto das regiões europeias. A persistência dos problemas estruturais que foram sendo elencados e que têm vindo a reflectir-se nos fracos resultados da região Alentejo ao nível da dinamização do tecido empresarial e consequente projecção nacional e internacional apontam para a necessidade de reforço ao nível do planeamento estratégico, com vista à definição dos caminhos que levem à criação de modelos de desenvolvimento regional sustentável.The globalization process and the weakness of the national unity as spatial reference has highlighted new strategic territorial units namely regions and cities. The success or failure of developing cities and regions influences decisively the successes and failures of the countries where they are located. Place marketing is a process of territorial promotion, and its ultimate goal is the local development, mobilizing resources and highlighting the region's comparative advantages, in order to enhance their socioeconomic development. The main objective of this study is to assess what are the critical success factors in territorial promotion of Alentejo region and check for the conditions that this region is already using in order to become competitive, particularly in the context of European regions. The persistence of structural problems that have been listed and have been reflected in the poor results that Alentejo region as achieved in what regards the promotion of business environment and subsequent national and international projection point the need of strategic planning as a mean to define the paths that lead to the creation of sustainable regional development models.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCarvalho, ElisabeteRepositório da Universidade de LisboaNunes, Elsa Maria Ferreira2011-09-17T10:22:30Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3535Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:22.981991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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