Características editoriais dos conteúdos noticiosos da secção de lifestyle do Público com maior popularidade no website e nas páginas de facebook do jornal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Ana Catarina Sales
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30994
Resumo: As forças tecnológicas das últimas décadas mudaram o mundo do jornalismo. Com a chegada da Internet, as instituições têm necessidade de “fazer mais com menos” e de descobrir novas formas de financiamento como assinaturas ou estratégias de vendas baseadas em medias sociais. Estes, sobretudo as redes sociais como o Facebook, ofereceram novas plataformas onde se podem publicar notícias e onde o público pode interagir com o conteúdo oferecido em tempo real e de forma direta. Não se deve esquecer que, na era digital, o consequente aparecimento dos media sociais e de todas as plataformas que os acompanham intensificaram uma cultura orientada para o entretenimento e consumo, afetando o jornalismo de lifestyle. Neste sentido, o presente relatório de estágio pretende analisar a eficácia do Facebook como guia de tráfego para o website do jornal Público. Com este objetivo irá tirar-se partido do estágio realizado na mesma organização e serão analisadas as características editoriais dos textos mais populares da secção Culto (secção de lifestyle) no website, na página de Facebook do Público e na página de Facebook do Culto. Para responder às perguntas de investigação utilizou-se uma metodologia mista que integra uma análise do conteúdo de lifestyle do Público durante seis semanas estruturadas e entrevistas a seis profissionais do mesmo jornal. Foram entrevistados o responsável pelas redes sociais, a editora da secção de lifestyle, um dos editores online, um dos gestores de homepage e a data analyst/scientist. Os guiões correspondentes foram desenvolvidos a partir de conhecimentos adquiridos na revisão de literatura que retrata o ii panorama atual do jornalismo e a utilização dos media sociais no jornalismo (em geral) e no jornalismo de lifestyle. Por fim, acrescenta-se que a relevância prática da presente investigação prende-se no facto desta conseguir ajudar os jornalistas na sua rotina dentro da redação. Já a nível académico conseguiu perceber-se que, de facto, o Facebook tem um papel preponderante enquanto intermediário dos leitores até ao website do Público
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Não se deve esquecer que, na era digital, o consequente aparecimento dos media sociais e de todas as plataformas que os acompanham intensificaram uma cultura orientada para o entretenimento e consumo, afetando o jornalismo de lifestyle. Neste sentido, o presente relatório de estágio pretende analisar a eficácia do Facebook como guia de tráfego para o website do jornal Público. Com este objetivo irá tirar-se partido do estágio realizado na mesma organização e serão analisadas as características editoriais dos textos mais populares da secção Culto (secção de lifestyle) no website, na página de Facebook do Público e na página de Facebook do Culto. Para responder às perguntas de investigação utilizou-se uma metodologia mista que integra uma análise do conteúdo de lifestyle do Público durante seis semanas estruturadas e entrevistas a seis profissionais do mesmo jornal. Foram entrevistados o responsável pelas redes sociais, a editora da secção de lifestyle, um dos editores online, um dos gestores de homepage e a data analyst/scientist. Os guiões correspondentes foram desenvolvidos a partir de conhecimentos adquiridos na revisão de literatura que retrata o ii panorama atual do jornalismo e a utilização dos media sociais no jornalismo (em geral) e no jornalismo de lifestyle. Por fim, acrescenta-se que a relevância prática da presente investigação prende-se no facto desta conseguir ajudar os jornalistas na sua rotina dentro da redação. Já a nível académico conseguiu perceber-se que, de facto, o Facebook tem um papel preponderante enquanto intermediário dos leitores até ao website do PúblicoThe technological forces which dominated the last few decades changed completely the world of journalism. With the massive dissemination of use of the Internet, the media institutions felt the need to do “less with more” and to find new forms of financing such as annual signatures and sales strategies based on social media. The latter, especially the social network Facebook, provided new platforms where the users have both the possibility of publishing news and interacting in real time and in a direct way with the news content that is being offered. Also, one cannot forget that, in the digital regime, the emergence of social media and of all that digital platforms that come along with them had the effect of directing culture towards entertainment and consumerism, therefore enhancing the social importance lifestyle journalism. In that sense, the present research objective is to analyse the efficiency of Facebook as a channel directing the users to Público’s website. My professional internship at Público constitutes the axs of this research, in which the main editorial features of the most popular articles published in the sub-section “Culto” (a part of the main section “Lifestyle”), in Público’s website, its Facebook page and “Culto”’s Facebook page. In order to respond to the questions posed by this research, we used a mix methodology including both an analysis of Público’s “lifestyle” contents within a frame of time of six non-consecutive weeks was well as interviews to six professional collaborators of the same newspaper. The interviewees were: the main responsible of the department of social networks, the editor of the section “Lifestyle”, one of the online editors, one of the homepage’s editors and of the data analysts. The interview’s scripts were elaborated using the knowledge acquired during the period of research, oriented to the literature on the condition of journalism in the twentieth-century and the adaptation of journalism to the world of social media and lifestyle journalism. Lastly, it is important to note that the aim of the present research is to provide pertinent information which journalists can recur to in their professional practice. In a more academic level and in generic terms, the most important conclusion extracted was that Facebook works in fact as an effective channel directing digital readers to the journal’s websiteSilva, Dora SantosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAlves, Ana Catarina Sales2020-09-28T10:53:36Z2020-05-1520192020-05-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30994TID:202508790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:58.061389Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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