A decisão da remoção da nota de EF na classificação final do secundário: um estudo sobre a associação entre a qualidade da motivação e satisfação das NPB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Neves dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/6008
Resumo: Objetivos: Analisar se a remoção da nota de Educação Física no cálculo da classificação final do secundário está associada à qualidade da motivação e à satisfação das necessidades psicológicas básicas dos alunos no Ensino Secundário. Método: A amostra é constituída por 718 alunos (N=381 género feminino), com idade média de 16,92±1,3 anos. A amostra total foi dividida em dois grupos, 436 alunos pertencem ao grupo que a nota de Educação Física não conta para a classificação final (10º e 11º anos) e 282 alunos pertencem ao grupo em que a nota de Educação Física conta para a classificação final (12º ano). Utilizámos as versões traduzidas do Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ, Lonsdale et al. 2011) para avaliar as regulações motivacionais dos alunos e a da Basic Psychological Needs Scale (Standage, Duda e Ntoumanis, 2005) para avaliar a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos alunos. Resultados: Verificaram-se valores mais elevados nos alunos cuja classificação conta para a classificação final, relativamente à motivação intrínseca, regulação identificada, regulação introjectada, quando comparados com os alunos suja nota não conta para a classificação final. Relativamente à satisfação das necessidades psicológicas básicas, verificamos que os alunos cuja classificação conta para a média registam valores mais elevados (todos p < .001) em todas as necessidades psicológicas básicas. Quanto à associação entre a qualidade da motivação e a satisfação das necessidades psicológicas básicas verificámos que existe uma associação positiva entre os tipos de motivação autónomas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas, e que existe uma associação negativa entre as motivações controladas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas. Conclusão: O nosso estudo verificou que a decisão da remoção da nota de Educação Física reduziu a qualidade da motivação e a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos alunos. Em relação à associação entre a qualidade da motivação e a satisfação das necessidades psicológicas básicas foi verificado que quanto maior é a satisfação das necessidades psicológicas básicas mais autónoma é a motivação dos alunos.
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spelling A decisão da remoção da nota de EF na classificação final do secundário: um estudo sobre a associação entre a qualidade da motivação e satisfação das NPBDESPORTOMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICAMOTIVAÇÃOTEORIA DA AUTODETERMINAÇÃOSATISFAÇÃOALUNOSSPORTPHYSICAL EDUCATIONMOTIVATIONSELF-DETERMINATION THEORYSATISFACTIONSTUDENTSObjetivos: Analisar se a remoção da nota de Educação Física no cálculo da classificação final do secundário está associada à qualidade da motivação e à satisfação das necessidades psicológicas básicas dos alunos no Ensino Secundário. Método: A amostra é constituída por 718 alunos (N=381 género feminino), com idade média de 16,92±1,3 anos. A amostra total foi dividida em dois grupos, 436 alunos pertencem ao grupo que a nota de Educação Física não conta para a classificação final (10º e 11º anos) e 282 alunos pertencem ao grupo em que a nota de Educação Física conta para a classificação final (12º ano). Utilizámos as versões traduzidas do Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ, Lonsdale et al. 2011) para avaliar as regulações motivacionais dos alunos e a da Basic Psychological Needs Scale (Standage, Duda e Ntoumanis, 2005) para avaliar a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos alunos. Resultados: Verificaram-se valores mais elevados nos alunos cuja classificação conta para a classificação final, relativamente à motivação intrínseca, regulação identificada, regulação introjectada, quando comparados com os alunos suja nota não conta para a classificação final. Relativamente à satisfação das necessidades psicológicas básicas, verificamos que os alunos cuja classificação conta para a média registam valores mais elevados (todos p < .001) em todas as necessidades psicológicas básicas. Quanto à associação entre a qualidade da motivação e a satisfação das necessidades psicológicas básicas verificámos que existe uma associação positiva entre os tipos de motivação autónomas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas, e que existe uma associação negativa entre as motivações controladas com a satisfação das necessidades psicológicas básicas. Conclusão: O nosso estudo verificou que a decisão da remoção da nota de Educação Física reduziu a qualidade da motivação e a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos alunos. Em relação à associação entre a qualidade da motivação e a satisfação das necessidades psicológicas básicas foi verificado que quanto maior é a satisfação das necessidades psicológicas básicas mais autónoma é a motivação dos alunos.Objectives: To determine whether the removal of the note of Physical Education (PE) in the calculation of upper secondary classification is associated with the quality of motivation and satisfaction of basic psychological needs of students in secondary education. Method: The sample consisted of 718 students (N = 381 females) with a mean age of 16.92 ± 1.3 years. The sample was divided into two groups, 436 students belong to the group that the note of Physical Education does not count towards final classification (10th and 11th grade) and 282 students belong to the note of Physical Education account for the final classification (12th grade). We used the translated versions of the Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ, Lonsdale et al. 2011) to assess the motivational regulations of the students and the Basic Psychological Needs Scale (Standage, Duda and Ntoumanis, 2005) to assess the satisfaction of basic psychological needs of students. Results: There were higher values in students whose PE classification account for the final classification, the intrinsic motivation, identified regulation, introjected regulation when compared with students whose note does not count for the final classification. Regard to satisfaction of basic psychological needs, we found that students whose classification counted to the final average classification have much higher values (all p <.001) in all the basic psychological needs. As for the association between the quality of motivation and the satisfaction of basic psychological needs found that there is a positive association between the types of autonomous motivation with the satisfaction of basic psychological needs, and that there is a negative association between controlled motivations and the satisfaction of basic psychological needs. Conclusion: Our study found that the removal of the note of Physical Education is associated with worst quality of motivation and less satisfaction of basic psychological needs of students. The higher scores of satisfaction of basic psychological needs were associated with the higher score of autonomous motivations.2015-02-13T11:19:39Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6008TID:201269864porSantos, Marcelo Neves dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:30Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:50.922939Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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