O papel da universidade na orientação e desenvolvimento dos alunos : contributos para um modelo de intervenção psicoeducacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Maria do Céu
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/34684
Resumo: Neste artigo defende-se que os anos de frequência da Universidade devem ser concebidos como um período de transição do processo mais longo de desenvolvimento vocacional e pessoal dos alunos e que a Universidade, enquanto instituição educativa, deve contribuir cada vez mais e melhor para o desenvolvimento de recursos humanos, facilitando atitudes, conhecimento e competências nos alunos para estes lidarem adequadamente com os desafios sociais, económicos e políticos do mundo actual e com os que se advinham para um futuro próximo. Neste sentido, considera-se que, no contexto universitário, a administração e os serviços académicos devem articular-se com os sistemas de apoio psicossocial e oferecer uma política, um conjunto de recursos e, um programa compreensivo e sequencial de actividades que facilitem a competência, o sentido de finalidade e a realização individual dos alunos e responda às necessidades específicas dos diferentes grupos que actualmente compõem a população estudantil no ensino superior. A este propósito, apresenta-se e discute-se um modelo de organização e desenvolvimento do apoio psicológico e educacional em contexto universitário e um modelo do processo da consulta psicológica de apoio à transição para o ensino superior, ambos baseados na experiência de organização de serviços de intervenção psicológica vocacional na Universidade do Minho.
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