São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sara Abrantes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5213
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_8857945cb90594f48414adad7f9cd716
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5213
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infânciaEducação de infânciaEstereótipos de géneroRepresentações sociais das criançasRepresentações sociais das famíliasRepresentações sociais dos profissionais de educaçãoEarly childhood educationGender stereotypesChildren’s social representationsFamilies social representationsKindergarten teacher’s social representationsRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO Relatório que aqui se apresenta foi elaborado no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS), que desenvolvi entre os meses de dezembro de 2014 e maio de 2015, em contexto de creche e jardim de infância. Este documento tem como principal objetivo apresentar e analisar reflexivamente a minha prática pedagógica, apresentando e refletindo sobre as aprendizagens realizadas. A PPS realizada em contexto de creche aconteceu numa instituição situada num bairro de intervenção prioritária na região de Lisboa, durante seis semanas com um grupo de dezoito crianças com dois anos de idade. Em jardim de infância, a PPS ocorreu também na região de Lisboa, num JI público, durante doze semanas com um grupo de vinte crianças entre os quatro e os seis anos de idade. Neste trabalho é apresentada a caracterização reflexiva de ambos os contextos onde decorreu a minha intervenção, bem como as minhas intenções tendo em conta o grupo de crianças e respetivas famílias e ainda a equipa educativa e sua instituição. É ainda explicitada no Relatório a metodologia usada bem como a problemática mais significativa da PPS, que ocorreu no contexto de jardim de infância: os estereótipos das criança em função do género. Por fim é realizada uma reflexão acerca da construção da minha identidade enquanto futura educadora de infância, referindo o impacto que a minha intervenção teve na mesma. Refiro, finalmemte, as aprendizagens que realizei bem como algumas das dificuldades com as quais me deparei.Abstract This report was written as part of my Profissional Practice Supervised developed between the months of December 2014 and May 2015, in the context of day care and kindergarten. This document aims to present and analyze reflectively my practice, referring to my learning. The Professional Practice was held in the context of day care in an institution situated in a neighborhood in the Lisbon area, classified as priority intervention, during six weeks with a group of eighteen children with two years of age. In kindergarten the Professional Practice also occurred in a Lisbon region, for twelve weeks, with a group of twenty children, between four and six years old. This document shows the reflective characteristics of both contexts ensued my speech and my intentions in view of the group of children and their families and also the educational team and the institution. It also presented the methodology used as well as the most significant problem of my practice Supervised Professional, which took place in kindergarten context. It was in this context,that the issue which gives its name to this report has showed. Therefore, I intend to reflect on the intervention with children on some dimensions relating to gender stereotypes and that children of the group showed to have. Finally it is made a reflection on the construction of my identity as a future kindergarten teacher, referring to the impact that my intervention had in it. I also refer the learning I have done and some of the difficulties with which I came across and I had to overcome.Tomás, Catarina AlmeidaRCIPLRocha, Sara Abrantes2015-09-22T08:38:56Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5213TID:201350564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:18Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:31.342744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infância
title São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infância
spellingShingle São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infância
Rocha, Sara Abrantes
Educação de infância
Estereótipos de género
Representações sociais das crianças
Representações sociais das famílias
Representações sociais dos profissionais de educação
Early childhood education
Gender stereotypes
Children’s social representations
Families social representations
Kindergarten teacher’s social representations
title_short São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infância
title_full São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infância
title_fullStr São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infância
title_full_unstemmed São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infância
title_sort São diferentes porque a menina tem saia e o menino tem calças: as questões de género no jardim de infância
author Rocha, Sara Abrantes
author_facet Rocha, Sara Abrantes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomás, Catarina Almeida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sara Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Estereótipos de género
Representações sociais das crianças
Representações sociais das famílias
Representações sociais dos profissionais de educação
Early childhood education
Gender stereotypes
Children’s social representations
Families social representations
Kindergarten teacher’s social representations
topic Educação de infância
Estereótipos de género
Representações sociais das crianças
Representações sociais das famílias
Representações sociais dos profissionais de educação
Early childhood education
Gender stereotypes
Children’s social representations
Families social representations
Kindergarten teacher’s social representations
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-22T08:38:56Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5213
TID:201350564
url http://hdl.handle.net/10400.21/5213
identifier_str_mv TID:201350564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403262484480