#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/22000 |
Resumo: | A mais recentemente pandemia obrigou a que alterações sem precedentes fossem implementadas nos sistemas educativos a nível global. No nosso país, a resposta a esta situação de crise foi o projeto #EstudoEmCasa. Este foi, primeiramente, associado aos modelos de Ensino a Distância e, posteriormente, ao modelo designado por Ensino Remoto de Emergência. Neste sentido, foi realizada uma comparação teórica em torno das definições e principais características destes dois modelos, com o objetivo de identificar qual o modelo que sustenta o projeto #EstudoEmCasa. Após uma análise bibliográfica, refletimos sobre o contexto em que o #EstudoEmCasa surgiu e no modo como foi implementado, e verificámos que este não pode ser considerado um modelo de Ensino a Distância, mas sim um modelo de Ensino Remoto de Emergência. Consideramos também que, dada a urgência e necessidade imediata de uma resposta, o projeto #EstudoEmCasa obteve um feedback positivo por parte dos principais intervenientes. |
id |
RCAP_885bd0f96654115ad9f89294a2ed09f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22000 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia#Estudio en casa: Aprendizaje a distancia o aprendizaje remoto de emergencia en tiempos de pan#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemiaArtigosA mais recentemente pandemia obrigou a que alterações sem precedentes fossem implementadas nos sistemas educativos a nível global. No nosso país, a resposta a esta situação de crise foi o projeto #EstudoEmCasa. Este foi, primeiramente, associado aos modelos de Ensino a Distância e, posteriormente, ao modelo designado por Ensino Remoto de Emergência. Neste sentido, foi realizada uma comparação teórica em torno das definições e principais características destes dois modelos, com o objetivo de identificar qual o modelo que sustenta o projeto #EstudoEmCasa. Após uma análise bibliográfica, refletimos sobre o contexto em que o #EstudoEmCasa surgiu e no modo como foi implementado, e verificámos que este não pode ser considerado um modelo de Ensino a Distância, mas sim um modelo de Ensino Remoto de Emergência. Consideramos também que, dada a urgência e necessidade imediata de uma resposta, o projeto #EstudoEmCasa obteve um feedback positivo por parte dos principais intervenientes.All educational systems worldwide have suffered major changes due to this recent pandemic. In our country, the answer to this crisis was the project #EstudoEmCasa. This project has been associated, primarily, to Distance Education and later, to the model named Emergency Remote Teaching. Therefore, we developed a theorical comparison between the definitions and characteristics of these two models to identify which model supports the project #EstudoEmCasa. After a bibliographic analysis, we reflected on the context in which the #EstudoEmCasa emerged and the way it was implemented, and we found that it cannot be considered a model of Distance Learning, but a model of Remote Emergency Teaching. We also consider that, facing the urgency and immediate need for an answer, the project #EstudoEmCasa had a positive feedback from the main actors in the process.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/22000por2182-9608Godinho, Bárbarainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22000Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:10.073174Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia #Estudio en casa: Aprendizaje a distancia o aprendizaje remoto de emergencia en tiempos de pan #EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia |
title |
#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia |
spellingShingle |
#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia Godinho, Bárbara Artigos |
title_short |
#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia |
title_full |
#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia |
title_fullStr |
#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia |
title_sort |
#EstudoEmCasa: Ensino a Distância ou Ensino Remoto de Emergência em tempos de pandemia |
author |
Godinho, Bárbara |
author_facet |
Godinho, Bárbara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Bárbara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
A mais recentemente pandemia obrigou a que alterações sem precedentes fossem implementadas nos sistemas educativos a nível global. No nosso país, a resposta a esta situação de crise foi o projeto #EstudoEmCasa. Este foi, primeiramente, associado aos modelos de Ensino a Distância e, posteriormente, ao modelo designado por Ensino Remoto de Emergência. Neste sentido, foi realizada uma comparação teórica em torno das definições e principais características destes dois modelos, com o objetivo de identificar qual o modelo que sustenta o projeto #EstudoEmCasa. Após uma análise bibliográfica, refletimos sobre o contexto em que o #EstudoEmCasa surgiu e no modo como foi implementado, e verificámos que este não pode ser considerado um modelo de Ensino a Distância, mas sim um modelo de Ensino Remoto de Emergência. Consideramos também que, dada a urgência e necessidade imediata de uma resposta, o projeto #EstudoEmCasa obteve um feedback positivo por parte dos principais intervenientes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/22000 |
url |
https://revistas.rcaap.pt/uiips/article/view/22000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-9608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130486922018816 |