O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Maria do Céu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26679
Resumo: Este “O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Língua Estrangeira” constitui uma introdução a uma matéria que, já estudada noutras tradições gramaticais europeias, é pouco conhecida na historiografia do Português como Língua Estrangeira (PLE), considerando-se aqui uma cronologia que toma o final do século XIX como terminus ad quem. Destaca-se o ‘conspecto diacrónico da lexicografia portuguesa bilingue’ de Telmo Verdelho (2011) na construção histórica da escolarização do português no estrangeiro. Além de “lexicográfico”, este conspecto é fonte para o estudo de gramáticas de PLE, de guias de conversação com o português e outras línguas europeias, de nomenclaturas bilingues e plurilingues, de materiais paralexicográficos do tipo das coleções fraseológicas, também bilingues e plurilingues. O campo historiográfico das obras que registam o português em confronto com uma ou mais línguas europeias – guias de conversação e nomenclaturas, sobretudo – e também o exercício de apuramento das fontes são as matérias que agora interessam para analisar a dimensão do ensino de PLE no tempo e no espaço. Cronologia à parte, aplica-se ao quadro de materiais de PLE o mesmo que Chevalier (1968: 134) descreve para o francês como língua estrangeira (LE) do princípio do século XVI: um ensino assente em, por um lado, “les manuels de grammaire qui sont organisés autour de quelques règles” e, por outro lado, “les recueils de tours, d’expressions, de phrases qui se rapprochent soit du genre des Colloques soit d’un dictionnaire”.
id RCAP_886260ee5eed11b0364dd099d97b54fc
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas EstrangeiraEste “O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Língua Estrangeira” constitui uma introdução a uma matéria que, já estudada noutras tradições gramaticais europeias, é pouco conhecida na historiografia do Português como Língua Estrangeira (PLE), considerando-se aqui uma cronologia que toma o final do século XIX como terminus ad quem. Destaca-se o ‘conspecto diacrónico da lexicografia portuguesa bilingue’ de Telmo Verdelho (2011) na construção histórica da escolarização do português no estrangeiro. Além de “lexicográfico”, este conspecto é fonte para o estudo de gramáticas de PLE, de guias de conversação com o português e outras línguas europeias, de nomenclaturas bilingues e plurilingues, de materiais paralexicográficos do tipo das coleções fraseológicas, também bilingues e plurilingues. O campo historiográfico das obras que registam o português em confronto com uma ou mais línguas europeias – guias de conversação e nomenclaturas, sobretudo – e também o exercício de apuramento das fontes são as matérias que agora interessam para analisar a dimensão do ensino de PLE no tempo e no espaço. Cronologia à parte, aplica-se ao quadro de materiais de PLE o mesmo que Chevalier (1968: 134) descreve para o francês como língua estrangeira (LE) do princípio do século XVI: um ensino assente em, por um lado, “les manuels de grammaire qui sont organisés autour de quelques règles” e, por outro lado, “les recueils de tours, d’expressions, de phrases qui se rapprochent soit du genre des Colloques soit d’un dictionnaire”.CELCentro de Estudos em Letras - Universidade de Évora2020-01-27T14:43:08Z2020-01-272019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/26679http://hdl.handle.net/10174/26679por978-972-778-127-0https://www.amazon.com/essencial-Conversa%C3%A7%C3%A3o-Portugu%C3%AAs-Estrangeira-Portuguese/dp/9727781276naonaocf@uevora.pt622Fonseca, Maria do Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:37Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:56.065178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas Estrangeira
title O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas Estrangeira
spellingShingle O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas Estrangeira
Fonseca, Maria do Céu
title_short O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas Estrangeira
title_full O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas Estrangeira
title_fullStr O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas Estrangeira
title_full_unstemmed O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas Estrangeira
title_sort O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Línguas Estrangeira
author Fonseca, Maria do Céu
author_facet Fonseca, Maria do Céu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Maria do Céu
description Este “O essencial sobre Guias de Conversação na tradição do ensino do Português como Língua Estrangeira” constitui uma introdução a uma matéria que, já estudada noutras tradições gramaticais europeias, é pouco conhecida na historiografia do Português como Língua Estrangeira (PLE), considerando-se aqui uma cronologia que toma o final do século XIX como terminus ad quem. Destaca-se o ‘conspecto diacrónico da lexicografia portuguesa bilingue’ de Telmo Verdelho (2011) na construção histórica da escolarização do português no estrangeiro. Além de “lexicográfico”, este conspecto é fonte para o estudo de gramáticas de PLE, de guias de conversação com o português e outras línguas europeias, de nomenclaturas bilingues e plurilingues, de materiais paralexicográficos do tipo das coleções fraseológicas, também bilingues e plurilingues. O campo historiográfico das obras que registam o português em confronto com uma ou mais línguas europeias – guias de conversação e nomenclaturas, sobretudo – e também o exercício de apuramento das fontes são as matérias que agora interessam para analisar a dimensão do ensino de PLE no tempo e no espaço. Cronologia à parte, aplica-se ao quadro de materiais de PLE o mesmo que Chevalier (1968: 134) descreve para o francês como língua estrangeira (LE) do princípio do século XVI: um ensino assente em, por um lado, “les manuels de grammaire qui sont organisés autour de quelques règles” e, por outro lado, “les recueils de tours, d’expressions, de phrases qui se rapprochent soit du genre des Colloques soit d’un dictionnaire”.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-27T14:43:08Z
2020-01-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26679
http://hdl.handle.net/10174/26679
url http://hdl.handle.net/10174/26679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-778-127-0
https://www.amazon.com/essencial-Conversa%C3%A7%C3%A3o-Portugu%C3%AAs-Estrangeira-Portuguese/dp/9727781276
nao
nao
cf@uevora.pt
622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos em Letras - Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos em Letras - Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136651427971072