O humor nas organizações : uma investigação interpretativista e aplicada sobre a prática do humor em contexto profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Ana Rita Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/24035
Resumo: O humor tem vindo a ser estudado sobre diversas perspetivas ao longo dos últimos anos. No entanto, existem lacunas na literatura quanto a investigações interpretativistas do humor nas organizações contemporâneas. Reconhecendo este problema, pretende-se com este estudo desenvolver um modelo de comunicação do humor para um grupo de indivíduos de uma organização, recorrendo a uma metodologia assente na observação participante e na realização de questionários. O humor está presente no quotidiano das organizações e consiste num processo comunicacional dinâmico, com relevo na interação grupal e dependente do contexto onde se insere. A interação que se observa ao longo do tempo tem um caráter circular e causal, com feedback constante entre dois ou mais indivíduos, existindo uma influência sequencial entre os intervenientes do processo comunicacional. Foi possível categorizar o humor utilizado no seio do grupo de observação, sendo definida uma taxonomia do humor que reflete a sua natureza, os recursos e as intenções do iniciador do processo. O contexto da situação influencia o tipo de humor utilizado e contribui para a sua distinção e criação de símbolos próprios pelo grupo. O humor tem um papel determinante nas relações interpessoais em contexto organizacional, sendo que as práticas humorísticas interferem e têm influência na interação grupal, na comunicação, nas relações de poder e liderança e na cultura organizacional. É possível determinar padrões de interação do humor caraterísticos para cada grupo ou organização, refletindo as relações interpessoais existentes e os comportamentos permitidos ou aceites num determinado contexto. Assim, o modelo Humor-Iniciador-Audiência-Contexto-Comunicação (HIACC) contribuirá para uma delimitação concetual do tema do humor nas organizações, potenciando a identificação dos fatores que poderão promover uma comunicação eficaz em contexto profissional.
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