A Construção de um Espaço Europeu de Ensino Superior: Expectativas dos Estudantes do 1.º ano da Universidade de Évora
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/1837 |
Resumo: | O denominado Processo de Bolonha tem vindo a ser progressivamente implementado nas diversas instituições de ensino superior portuguesas. Este processo conducente à harmonização do espaço europeu de Ensino Superior, com a passagem de um modelo centrado no ensino para um modelo mais centrado na aprendizagem, implica profundas mudanças na conceptualização dos papéis de aluno e professor, trazendo responsabilidades acrescidas a docentes e estudantes. No entanto, esta reforma nem sempre foi acompanhada do esclarecimento dos estudantes que pretendiam ingressar neste grau de ensino, originando um cenário caracterizado por inúmeras fontes de incerteza e diferentes expectativas. Numerosas investigações mostram a importância das expectativas na adaptação ao ensino superior, já que influenciam a forma como os estudantes enfrentam as exigências académicas em jogo nesse processo (cf., por exemplo, Almeida et al, 1999, 2002, 2003, 2004; Soares et al, 2006). Para analisar as expectativas e representações dos estudantes foi construído, no ano lectivo 2006/2007, um Questionário de Expectativas e Representações do Processo de Bolonha (QERPB). Este questionário procurou conhecer as opiniões dos estudantes relativamente às mudanças implicadas pelo denominado Processo de Bolonha, em diferentes dimensões da vida académica — autonomia no processo de aprendizagem, exigências do estudo, relacionamento com professores, integração no mercado de trabalho europeu, etc. Tal como já havia sido feito no ano lectivo anterior, este questionário foi passado aos estudantes que, em 2007/2008, se inscreveram no 1.º ano dos cursos da Universidade de Évora (n = 1007). Os resultados deste estudo mostram que os estudantes evidenciam elevadas expectativas relativamente às implicações do processo de Bolonha na vida académica, especialmente no que se refere a mudanças no processo de ensino e uma maior autonomia no processo de aprendizagem, bem como a maiores possibilidades de mobilidade e maior adequação dos cursos ao mercado de trabalho. |
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A Construção de um Espaço Europeu de Ensino Superior: Expectativas dos Estudantes do 1.º ano da Universidade de ÉvoraEnsino SuperorProcesso de BolonhaExpectativas de EnvolvimentoO denominado Processo de Bolonha tem vindo a ser progressivamente implementado nas diversas instituições de ensino superior portuguesas. Este processo conducente à harmonização do espaço europeu de Ensino Superior, com a passagem de um modelo centrado no ensino para um modelo mais centrado na aprendizagem, implica profundas mudanças na conceptualização dos papéis de aluno e professor, trazendo responsabilidades acrescidas a docentes e estudantes. No entanto, esta reforma nem sempre foi acompanhada do esclarecimento dos estudantes que pretendiam ingressar neste grau de ensino, originando um cenário caracterizado por inúmeras fontes de incerteza e diferentes expectativas. Numerosas investigações mostram a importância das expectativas na adaptação ao ensino superior, já que influenciam a forma como os estudantes enfrentam as exigências académicas em jogo nesse processo (cf., por exemplo, Almeida et al, 1999, 2002, 2003, 2004; Soares et al, 2006). Para analisar as expectativas e representações dos estudantes foi construído, no ano lectivo 2006/2007, um Questionário de Expectativas e Representações do Processo de Bolonha (QERPB). Este questionário procurou conhecer as opiniões dos estudantes relativamente às mudanças implicadas pelo denominado Processo de Bolonha, em diferentes dimensões da vida académica — autonomia no processo de aprendizagem, exigências do estudo, relacionamento com professores, integração no mercado de trabalho europeu, etc. Tal como já havia sido feito no ano lectivo anterior, este questionário foi passado aos estudantes que, em 2007/2008, se inscreveram no 1.º ano dos cursos da Universidade de Évora (n = 1007). Os resultados deste estudo mostram que os estudantes evidenciam elevadas expectativas relativamente às implicações do processo de Bolonha na vida académica, especialmente no que se refere a mudanças no processo de ensino e uma maior autonomia no processo de aprendizagem, bem como a maiores possibilidades de mobilidade e maior adequação dos cursos ao mercado de trabalho.Asociacion Nacional de Psicologia Evolutiva y Educativa de la infancia, adolescencia y mayores2009-12-03T16:18:39Z2009-12-032008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article52747 bytesapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10174/1837http://hdl.handle.net/10174/1837eng575-5860214-98774International Journal of Developmental and Educational Psychology1livreCIDEHUSmmm@uevora.pttpereira@uevora.ptInternational Journal of Developmental and Educational PsychologyCastro, Florencio679Melo, MadalenaPereira, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:37:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/1837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:40.577711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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