Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22866 |
Resumo: | Neste artigo nosso objetivo é apresentar aspectos da trajetória da organização curricular no Brasil e levantar alguns desafios para a comunidade de Educação Matemática a serem enfrentados nas próximas décadas. Baseia-se nas investigações de um grupo de pesquisa denominado Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores e na interlocução com autores como Bishop, Doll Jr., Keitel, Kilpatrick, Sacristán, entre outros. Destaca diferenças entre currículos prescritos e praticados pelos professores e também diferenças entre discursos pedagógicos dominantes e sua concretização nas salas de aula. Para fi nalizar, propomos alguns desafi os a serem enfrentados pela comunidade de educadores matemáticos brasileiros, que pressupõem colocar o debate sobre a organização curricular e as macro-avaliações na pauta das discussões, realizar estudos e experiências que apoiem o processo de seleção e organização de conteúdos, incorporar a sociedade brasileira e os professores de Matemática no debate curricular, consolidar grupos existentes e constituir novos para ampliar e aprofundar as pesquisas sobre o desenvolvimento curricular, estabelecendo intercâmbios internacionais para troca de conhecimentos e de experiências. |
id |
RCAP_88f9ac1dc01d859215f4ab320c121674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22866 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafiosDesenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafiosArtigosNeste artigo nosso objetivo é apresentar aspectos da trajetória da organização curricular no Brasil e levantar alguns desafios para a comunidade de Educação Matemática a serem enfrentados nas próximas décadas. Baseia-se nas investigações de um grupo de pesquisa denominado Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores e na interlocução com autores como Bishop, Doll Jr., Keitel, Kilpatrick, Sacristán, entre outros. Destaca diferenças entre currículos prescritos e praticados pelos professores e também diferenças entre discursos pedagógicos dominantes e sua concretização nas salas de aula. Para fi nalizar, propomos alguns desafi os a serem enfrentados pela comunidade de educadores matemáticos brasileiros, que pressupõem colocar o debate sobre a organização curricular e as macro-avaliações na pauta das discussões, realizar estudos e experiências que apoiem o processo de seleção e organização de conteúdos, incorporar a sociedade brasileira e os professores de Matemática no debate curricular, consolidar grupos existentes e constituir novos para ampliar e aprofundar as pesquisas sobre o desenvolvimento curricular, estabelecendo intercâmbios internacionais para troca de conhecimentos e de experiências.In this article our objective is to present aspects of curricular organization’s trajectory in Brazil and raise some challenges faced for the next decades in community of Mathematical Education. It is based on inquiries of a called group Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores and with authors as Bishop, Doll Jr., Keitel, Kilpatrick, Sacristán, among others. It also detaches differences between curriculum prescribed and practiced for professors and differences between dominant pedagogical speeches and its concretion in classrooms. To finish, we consider some challenges to be faced for the community of Brazilian mathematical educators, whom they estimate to place the debate on curricular organization and macro-evaluations in guideline of quarrels, to carry through studies and experiences that support the process of election and organization of contents, to incorporate the Brazilian society and professors of Mathematics in curricular debate and to consolidate existing groups and to constitute new stop to extend and to deepend research on curricular development, establishing international interchanges stop exchange of knowledge and experiences.APM - Associação de Professores de Matemática2011-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22866por2183-28380872-3915Pires, CéliaSilva, Marco Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:55Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:20.897520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios |
title |
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios |
spellingShingle |
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios Pires, Célia Artigos |
title_short |
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios |
title_full |
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios |
title_fullStr |
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios |
title_sort |
Desenvolvimento curricular em Matemática no Brasil: trajetórias e desafios |
author |
Pires, Célia |
author_facet |
Pires, Célia Silva, Marco Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marco Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Célia Silva, Marco Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Neste artigo nosso objetivo é apresentar aspectos da trajetória da organização curricular no Brasil e levantar alguns desafios para a comunidade de Educação Matemática a serem enfrentados nas próximas décadas. Baseia-se nas investigações de um grupo de pesquisa denominado Organização e Desenvolvimento Curricular em Matemática e Formação de Professores e na interlocução com autores como Bishop, Doll Jr., Keitel, Kilpatrick, Sacristán, entre outros. Destaca diferenças entre currículos prescritos e praticados pelos professores e também diferenças entre discursos pedagógicos dominantes e sua concretização nas salas de aula. Para fi nalizar, propomos alguns desafi os a serem enfrentados pela comunidade de educadores matemáticos brasileiros, que pressupõem colocar o debate sobre a organização curricular e as macro-avaliações na pauta das discussões, realizar estudos e experiências que apoiem o processo de seleção e organização de conteúdos, incorporar a sociedade brasileira e os professores de Matemática no debate curricular, consolidar grupos existentes e constituir novos para ampliar e aprofundar as pesquisas sobre o desenvolvimento curricular, estabelecendo intercâmbios internacionais para troca de conhecimentos e de experiências. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22866 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22866 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478759903232 |