Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Inês Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13105
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
id RCAP_89031bf51efcdecdc48c0f98f5921baf
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologiaComunicação internaLiderançaCinismo organizacionalRelações públicasPlaneamento estratégicoInternal communicationLeadershipOrganizational cynicismPublic relationsStrategic planningDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.No atual paradigma organizacional, os líderes devem ser apoiados a adaptar estrategicamente os seus estilos de comunicação, para que possam transmitir eficazmente os objetivos e mensagens da organização e, deste modo, evitar ou dirimir a eventual expressão de atitudes cínicas por parte dos liderados. Sendo uma das suas áreas de atuação estratégica, compete às relações públicas fornecer esse apoio à liderança, por meio do planeamento estratégico da sua comunicação. O objetivo geral da investigação reside em compreender como a comunicação atual da liderança intermédia potencia a manifestação de comportamentos cínicos por parte das suas equipas. Para o concretizar, optámos por seguir o caminho de metodologia mista, ou seja, pela combinação das técnicas do inquérito por questionário, análise documental e entrevista semiestruturada. Por fim, fornecemos um plano de comunicação, assente nas etapas de planeamento estratégico em relações públicas, cuja meta é fortalecer a competência comunicacional dos líderes intermédios. Os resultados evidenciam maior identificação com o estilo transformacional de liderança e com comportamentos de comunicação atenciosos, impressionadores e animados que, de acordo com a literatura, se revelam os mais eficazes, por se encontrarem fortemente associados a elevados níveis de satisfação, empenhamento e desempenho dos liderados. Por seu turno, as chefias intermédias não classificam os seus comportamentos como característicos de cinismo organizacional.ABSTRACT: In the current organizational paradigm, leaders must be supported to strategically adapt their communication styles, in order to effectively address organizations goals and messages and, in this sense, avoid or reduce the eventual expression of cynical attitudes from the subordinates. As one of its strategic areas of activity, public relations have the responsibility to provide this support to leadership, through the strategic planning of their communication. The main objective with this investigation its to understand how the current communication of middle management enhances the expression of cynical behaviors by their teams. To achieve this goal, we choose the path of mixed methodology, combining the techniques of questionnaire, document analysis and semi-structured interview. Finally, we provide a communication plan, based on the phases of strategic planning in public relations, with the main goal to strengthen the communicational competence of middle management. The results reveal greater identification with the transformational style of leadership and with the attentive, impression-leaving and animated communication behaviors which, according to the literature, prove to be the most effective, once they are strongly associated to higher levels of satisfaction, commitment and performance of employees. At the same time, middle managers do not classify their behaviors as those characteristic of organizational cynicism.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMiranda, Sandra Marisa LopesRCIPLCosta, Maria Inês Cardoso2021-03-17T10:29:24Z2020-12-112020-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13105TID:202580156porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:07:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:06.829448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologia
title Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologia
spellingShingle Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologia
Costa, Maria Inês Cardoso
Comunicação interna
Liderança
Cinismo organizacional
Relações públicas
Planeamento estratégico
Internal communication
Leadership
Organizational cynicism
Public relations
Strategic planning
title_short Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologia
title_full Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologia
title_fullStr Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologia
title_full_unstemmed Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologia
title_sort Comunicar a liderança: o caso de uma empresa multinacional no ramo da tecnologia
author Costa, Maria Inês Cardoso
author_facet Costa, Maria Inês Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Sandra Marisa Lopes
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Inês Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação interna
Liderança
Cinismo organizacional
Relações públicas
Planeamento estratégico
Internal communication
Leadership
Organizational cynicism
Public relations
Strategic planning
topic Comunicação interna
Liderança
Cinismo organizacional
Relações públicas
Planeamento estratégico
Internal communication
Leadership
Organizational cynicism
Public relations
Strategic planning
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-11
2020-12-11T00:00:00Z
2021-03-17T10:29:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13105
TID:202580156
url http://hdl.handle.net/10400.21/13105
identifier_str_mv TID:202580156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133482170974208