Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Rute Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12038
Resumo: O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) tem como finalidade dar a conhecer uma parte do trabalho desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, durante as PES em Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se na temática das Interações adulto-criança promotoras de aprendizagens significativas, tendo como objetivo compreender e refletir sobre as interações em sala de aula e como estas podem ter um efeito positivo no processo de aprendizagem. Partindo de um quadro de referência teórico e da utilização do Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Escala de Empenhamento do adulto) como um instrumento de análise das interações, a temática foi alvo de investigação na sequência de uma prática reflexiva, sustentada e que procura estabelecer interações de qualidade entre o adulto e a criança; ### Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) aims to make known some of the work developed during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education during the STP in Preschool and 1st cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of promoting adult-child of meaningful learning, aiming to understand and reflect on the interactions in the classroom and how these can have a positive effect on the learning process interactions. From a theoretical framework and the use of manual Developing Quality in Partnership (Adult Engagement Scale) as a tool for analyzing the interactions, the subject was under investigation following a reflective, sustained practice and seeks to establish quality interactions between adult and child.
id RCAP_8916eaf7f3662cd791ee0c4f2d71a477
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12038
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativasPré-escolar1º ciclo do ensino básicointeração adulto-criançaPrática de ensino supervisionadaPreschool1 cycle primary schoolAdult-child interactionSupervised teaching paracticeO relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) tem como finalidade dar a conhecer uma parte do trabalho desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, durante as PES em Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se na temática das Interações adulto-criança promotoras de aprendizagens significativas, tendo como objetivo compreender e refletir sobre as interações em sala de aula e como estas podem ter um efeito positivo no processo de aprendizagem. Partindo de um quadro de referência teórico e da utilização do Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Escala de Empenhamento do adulto) como um instrumento de análise das interações, a temática foi alvo de investigação na sequência de uma prática reflexiva, sustentada e que procura estabelecer interações de qualidade entre o adulto e a criança; ### Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) aims to make known some of the work developed during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education during the STP in Preschool and 1st cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of promoting adult-child of meaningful learning, aiming to understand and reflect on the interactions in the classroom and how these can have a positive effect on the learning process interactions. From a theoretical framework and the use of manual Developing Quality in Partnership (Adult Engagement Scale) as a tool for analyzing the interactions, the subject was under investigation following a reflective, sustained practice and seeks to establish quality interactions between adult and child.Universidade de Évora2014-12-23T15:29:36Z2014-12-232014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12038http://hdl.handle.net/10174/12038TID:201245876porDepartamento de Pedagogia e Educaçãorutita.pires@hotmail.com676Pires, Rute Alexandra Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:10.202399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas
title Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas
Pires, Rute Alexandra Pereira
Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
interação adulto-criança
Prática de ensino supervisionada
Preschool
1 cycle primary school
Adult-child interaction
Supervised teaching paractice
title_short Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas
title_full Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas
title_sort Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas
author Pires, Rute Alexandra Pereira
author_facet Pires, Rute Alexandra Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Rute Alexandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
interação adulto-criança
Prática de ensino supervisionada
Preschool
1 cycle primary school
Adult-child interaction
Supervised teaching paractice
topic Pré-escolar
1º ciclo do ensino básico
interação adulto-criança
Prática de ensino supervisionada
Preschool
1 cycle primary school
Adult-child interaction
Supervised teaching paractice
description O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) tem como finalidade dar a conhecer uma parte do trabalho desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, durante as PES em Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se na temática das Interações adulto-criança promotoras de aprendizagens significativas, tendo como objetivo compreender e refletir sobre as interações em sala de aula e como estas podem ter um efeito positivo no processo de aprendizagem. Partindo de um quadro de referência teórico e da utilização do Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Escala de Empenhamento do adulto) como um instrumento de análise das interações, a temática foi alvo de investigação na sequência de uma prática reflexiva, sustentada e que procura estabelecer interações de qualidade entre o adulto e a criança; ### Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) aims to make known some of the work developed during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education during the STP in Preschool and 1st cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of promoting adult-child of meaningful learning, aiming to understand and reflect on the interactions in the classroom and how these can have a positive effect on the learning process interactions. From a theoretical framework and the use of manual Developing Quality in Partnership (Adult Engagement Scale) as a tool for analyzing the interactions, the subject was under investigation following a reflective, sustained practice and seeks to establish quality interactions between adult and child.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-23T15:29:36Z
2014-12-23
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12038
http://hdl.handle.net/10174/12038
TID:201245876
url http://hdl.handle.net/10174/12038
identifier_str_mv TID:201245876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
rutita.pires@hotmail.com
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136537111166976