Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12038 |
Resumo: | O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) tem como finalidade dar a conhecer uma parte do trabalho desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, durante as PES em Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se na temática das Interações adulto-criança promotoras de aprendizagens significativas, tendo como objetivo compreender e refletir sobre as interações em sala de aula e como estas podem ter um efeito positivo no processo de aprendizagem. Partindo de um quadro de referência teórico e da utilização do Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Escala de Empenhamento do adulto) como um instrumento de análise das interações, a temática foi alvo de investigação na sequência de uma prática reflexiva, sustentada e que procura estabelecer interações de qualidade entre o adulto e a criança; ### Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) aims to make known some of the work developed during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education during the STP in Preschool and 1st cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of promoting adult-child of meaningful learning, aiming to understand and reflect on the interactions in the classroom and how these can have a positive effect on the learning process interactions. From a theoretical framework and the use of manual Developing Quality in Partnership (Adult Engagement Scale) as a tool for analyzing the interactions, the subject was under investigation following a reflective, sustained practice and seeks to establish quality interactions between adult and child. |
id |
RCAP_8916eaf7f3662cd791ee0c4f2d71a477 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12038 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativasPré-escolar1º ciclo do ensino básicointeração adulto-criançaPrática de ensino supervisionadaPreschool1 cycle primary schoolAdult-child interactionSupervised teaching paracticeO relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) tem como finalidade dar a conhecer uma parte do trabalho desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, durante as PES em Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se na temática das Interações adulto-criança promotoras de aprendizagens significativas, tendo como objetivo compreender e refletir sobre as interações em sala de aula e como estas podem ter um efeito positivo no processo de aprendizagem. Partindo de um quadro de referência teórico e da utilização do Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Escala de Empenhamento do adulto) como um instrumento de análise das interações, a temática foi alvo de investigação na sequência de uma prática reflexiva, sustentada e que procura estabelecer interações de qualidade entre o adulto e a criança; ### Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) aims to make known some of the work developed during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education during the STP in Preschool and 1st cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of promoting adult-child of meaningful learning, aiming to understand and reflect on the interactions in the classroom and how these can have a positive effect on the learning process interactions. From a theoretical framework and the use of manual Developing Quality in Partnership (Adult Engagement Scale) as a tool for analyzing the interactions, the subject was under investigation following a reflective, sustained practice and seeks to establish quality interactions between adult and child.Universidade de Évora2014-12-23T15:29:36Z2014-12-232014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12038http://hdl.handle.net/10174/12038TID:201245876porDepartamento de Pedagogia e Educaçãorutita.pires@hotmail.com676Pires, Rute Alexandra Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12038Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:10.202399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas |
title |
Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas Pires, Rute Alexandra Pereira Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico interação adulto-criança Prática de ensino supervisionada Preschool 1 cycle primary school Adult-child interaction Supervised teaching paractice |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em pré-escolar e em 1º ciclo do ensino básico: a interação adulto criança promotora de aprendizagens significativas |
author |
Pires, Rute Alexandra Pereira |
author_facet |
Pires, Rute Alexandra Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Rute Alexandra Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico interação adulto-criança Prática de ensino supervisionada Preschool 1 cycle primary school Adult-child interaction Supervised teaching paractice |
topic |
Pré-escolar 1º ciclo do ensino básico interação adulto-criança Prática de ensino supervisionada Preschool 1 cycle primary school Adult-child interaction Supervised teaching paractice |
description |
O relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES) tem como finalidade dar a conhecer uma parte do trabalho desenvolvido ao longo do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, durante as PES em Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico. Este relatório centra-se na temática das Interações adulto-criança promotoras de aprendizagens significativas, tendo como objetivo compreender e refletir sobre as interações em sala de aula e como estas podem ter um efeito positivo no processo de aprendizagem. Partindo de um quadro de referência teórico e da utilização do Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (Escala de Empenhamento do adulto) como um instrumento de análise das interações, a temática foi alvo de investigação na sequência de uma prática reflexiva, sustentada e que procura estabelecer interações de qualidade entre o adulto e a criança; ### Abstract: The report of the Supervised Teaching Practice (STP) aims to make known some of the work developed during the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education during the STP in Preschool and 1st cycle of Basic Education. This report focuses on the theme of promoting adult-child of meaningful learning, aiming to understand and reflect on the interactions in the classroom and how these can have a positive effect on the learning process interactions. From a theoretical framework and the use of manual Developing Quality in Partnership (Adult Engagement Scale) as a tool for analyzing the interactions, the subject was under investigation following a reflective, sustained practice and seeks to establish quality interactions between adult and child. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-23T15:29:36Z 2014-12-23 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12038 http://hdl.handle.net/10174/12038 TID:201245876 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12038 |
identifier_str_mv |
TID:201245876 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação rutita.pires@hotmail.com 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136537111166976 |