A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Vera Sofia da Graça
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46426
Resumo: Ao olhar em nosso redor é possível verificar que o mundo está envolvido em arte, e como tal, a arte faz parte tanto do nosso quotidiano como do das crianças. As atividades desenvolvidas em sala de creche e pré-escolar submetem a criança para a sua criatividade e imaginação, assim, podemos afirmar que ao elaborarem uma atividade, as crianças estão a envolver a arte na sua realização. O presente relatório de projeto de investigação teve como principal objetivo abordar a questão de investigação “Como promover o desenvolvimento da expressão plástica da criança em creche e jardim de infância?”. É também de salientar que o presente estudo se concretizou nas duas valências de Educação de Infância, creche e jardim de infância, em dois momentos distintos. Para assegurar o desenvolvimento e a conclusão deste relatório foi utilizada uma abordagem metodológica em específico, a metodologia de investigação-ação. Isto é durante o estudo, foram usados diversos procedimentos de recolha e tratamento da informação, bem como a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, e atividades práticas com as crianças. A expressão plástica é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil, uma vez que permite a expressão de ideias e sentimentos, o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora, além de favorecer a socialização e a autoestima das crianças. Esta metodologia supõe que todo o seu método, desenvolvimento e progresso, seja centrado tanto na ação como na investigação. É uma metodologia que apoia na melhoria da prática onde a ação está a ser desenvolvida. Ao utilizar a metodologia de investigação-ação, foi imprescindível, não só efetuar a observação no contexto, como também intervir de forma a poder alcançar os objetivos implícitos a este relatório.
id RCAP_8952498e3d1846321f86bdf554e0b94a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46426
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infânciaExpressão PlásticaDesenhoJardim de InfânciaCrecheCriatividadePlastic expressionDesignKindergartenNurseryCreativityAo olhar em nosso redor é possível verificar que o mundo está envolvido em arte, e como tal, a arte faz parte tanto do nosso quotidiano como do das crianças. As atividades desenvolvidas em sala de creche e pré-escolar submetem a criança para a sua criatividade e imaginação, assim, podemos afirmar que ao elaborarem uma atividade, as crianças estão a envolver a arte na sua realização. O presente relatório de projeto de investigação teve como principal objetivo abordar a questão de investigação “Como promover o desenvolvimento da expressão plástica da criança em creche e jardim de infância?”. É também de salientar que o presente estudo se concretizou nas duas valências de Educação de Infância, creche e jardim de infância, em dois momentos distintos. Para assegurar o desenvolvimento e a conclusão deste relatório foi utilizada uma abordagem metodológica em específico, a metodologia de investigação-ação. Isto é durante o estudo, foram usados diversos procedimentos de recolha e tratamento da informação, bem como a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, e atividades práticas com as crianças. A expressão plástica é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil, uma vez que permite a expressão de ideias e sentimentos, o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora, além de favorecer a socialização e a autoestima das crianças. Esta metodologia supõe que todo o seu método, desenvolvimento e progresso, seja centrado tanto na ação como na investigação. É uma metodologia que apoia na melhoria da prática onde a ação está a ser desenvolvida. Ao utilizar a metodologia de investigação-ação, foi imprescindível, não só efetuar a observação no contexto, como também intervir de forma a poder alcançar os objetivos implícitos a este relatório.Looking around us, it is possible to verify that the world is involved in art, and as such, art is as much a part of our daily lives as it is of children. The activities carried out in the nursery and pre-school classroom submit the child to their creativity and imagination, thus, we can say that when developing an activity, children are involving art in its realization. The main objective of this research project report was to address the research question “How to promote the development of children's plastic expression in day care centers and kindergartens?”. It should also be noted that the present study was carried out in the two areas of Childhood Education, nursery school and kindergarten, at two different times. To ensure the development and conclusion of this report, a specific methodological approach was used, the action-research methodology. That is, during the study, various procedures for collecting and processing information were used, as well as participant observation, field notes, photographic records, and practical activities with the children. Plastic expression is a fundamental activity for the integral development of the child in kindergarten, since it allows the expression of ideas and feelings, the development of creativity and motor coordination, in addition to favoring the socialization and self- esteem of children. This methodology assumes that its entire method, development and progress is centered both on action and research. It is a methodology that supports the improvement of the practice where the action is being developed. When using the action-research methodology, it was essential not only to carry out the observation in context, but also to intervene in order to achieve the objectives implicit in this report.Felício, PedroRepositório ComumCordeiro, Vera Sofia da Graça2023-09-06T11:04:15Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46426TID:203473370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-10T06:02:04Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:24.118281Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infância
title A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infância
spellingShingle A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infância
Cordeiro, Vera Sofia da Graça
Expressão Plástica
Desenho
Jardim de Infância
Creche
Criatividade
Plastic expression
Design
Kindergarten
Nursery
Creativity
title_short A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infância
title_full A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infância
title_fullStr A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infância
title_full_unstemmed A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infância
title_sort A importância da expressão plástica para o desenvolvimento das crianças na creche e jardim de infância
author Cordeiro, Vera Sofia da Graça
author_facet Cordeiro, Vera Sofia da Graça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Felício, Pedro
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Vera Sofia da Graça
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão Plástica
Desenho
Jardim de Infância
Creche
Criatividade
Plastic expression
Design
Kindergarten
Nursery
Creativity
topic Expressão Plástica
Desenho
Jardim de Infância
Creche
Criatividade
Plastic expression
Design
Kindergarten
Nursery
Creativity
description Ao olhar em nosso redor é possível verificar que o mundo está envolvido em arte, e como tal, a arte faz parte tanto do nosso quotidiano como do das crianças. As atividades desenvolvidas em sala de creche e pré-escolar submetem a criança para a sua criatividade e imaginação, assim, podemos afirmar que ao elaborarem uma atividade, as crianças estão a envolver a arte na sua realização. O presente relatório de projeto de investigação teve como principal objetivo abordar a questão de investigação “Como promover o desenvolvimento da expressão plástica da criança em creche e jardim de infância?”. É também de salientar que o presente estudo se concretizou nas duas valências de Educação de Infância, creche e jardim de infância, em dois momentos distintos. Para assegurar o desenvolvimento e a conclusão deste relatório foi utilizada uma abordagem metodológica em específico, a metodologia de investigação-ação. Isto é durante o estudo, foram usados diversos procedimentos de recolha e tratamento da informação, bem como a observação participante, notas de campo, registos fotográficos, e atividades práticas com as crianças. A expressão plástica é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral da criança na educação infantil, uma vez que permite a expressão de ideias e sentimentos, o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora, além de favorecer a socialização e a autoestima das crianças. Esta metodologia supõe que todo o seu método, desenvolvimento e progresso, seja centrado tanto na ação como na investigação. É uma metodologia que apoia na melhoria da prática onde a ação está a ser desenvolvida. Ao utilizar a metodologia de investigação-ação, foi imprescindível, não só efetuar a observação no contexto, como também intervir de forma a poder alcançar os objetivos implícitos a este relatório.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06T11:04:15Z
2023-07
2023-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46426
TID:203473370
url http://hdl.handle.net/10400.26/46426
identifier_str_mv TID:203473370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137162522787840