Literatura infantil e matemática: tarefas matemáticas para trabalhar a matemática a partir do Plano Nacional de Leitura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6976 |
Resumo: | Os professores procuram novos métodos que ajudem no ensino, tornando mais agradável e motivador o processo de ensino e aprendizagem da matemática, cada vez mais convertido no maior desafio com que atualmente se confrontam. Este trabalho tem como objetivo criar uma base de dados de tarefas matemáticas tendo por base uma seleção de livros do Plano Nacional de Leitura de leitura orientada, com vários graus de dificuldade, para o 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O enquadramento teórico procura integrar este trabalho numa evolução quer da escrita que levou à criação dos livros, do aparecimento dos atuais algarismos que permitiu o rápido desenvolvimento da matemática, da literatura oral que originou a literatura infantil, e da literatura infantil em contexto escolar, e especificamente, numa relação com o ensino da matemática. A proposta que esta investigação encerra permite-nos compreender as vantagens de uma metodologia que envolve e articula as grandes áreas do Português e da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A envolvência do maravilhoso dos contos e o rigor da matemática complementam-se naturalmente, fator esse que transposto para a sala de aula, tornam a aprendizagem motivadora e rica a vários níveis. No segundo capítulo, tendo por base esta metodologia, propomos tarefas matemáticas para os livros acima mencionados de modo a incentivar o seu uso na sala de aula e de ajudar o professor, rentabilizando o seu trabalho ao disponibilizar diversas atividades, jogos e sugestões de abordagem de conceitos matemáticos. Assim a articulação entre a matemática e a literatura infantil e a aposta na interdisciplinaridade constituem o fio condutor deste relatório de estágio. |
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