El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mantas, Maria do Céu Figueira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/53598
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário - Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
id RCAP_89f48965af24aa185d84253dae88290c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/53598
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciaciónLíngua espanhola - Estudo e ensinoExpressão oralFonéticaPublicidadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário - Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021Este informe fue elaborado en el marco de prácticas supervisadas del Máster en Enseñanza de Español y portugués del 3.er Ciclo de la Enseñanza Básica y en Bachillerato. Pretende ser una reflexión crítica sobre una unidad didáctica con una duración total de 450 minutos. El propósito central de la intervención giró en torno a la enseñanza de la pronunciación en el proceso de enseñanza-aprendizaje del español como lengua extranjera (ELE), más específicamente una aplicación didáctica del proceso de adquisición de la pronunciación y corrección fonética de algunos vocablos, a un grupo de 9º año, nivel B1 (MCER), en la Escola Secundária Daniel Sampaio – Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, ubicada en el concelho de Almada. En los primeros capítulos se hace una reflexión teórica sobre la adquisición de la pronunciación a través de distintas estrategias que puedan contribuir a su mejoría, y a continuación sobre el aporte de la publicidad en las clases de ELE, como una forma más de mejorar la pronunciación y sobre la influencia que los anuncios publicitarios tienen sobre los jóvenes, a través de los diferentes medios digitales que tienen a su disposición. En un segundo momento, se presenta la programación, planificación, aplicación y evaluación de la unidad didáctica. Por último, se analiza y se reflexiona sobre los resultados obtenidos a lo largo de la unidad, haciendo algunas consideraciones finales sobre la experiencia y los aprendizajes de las prácticas supervisadas.O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional III – Espanhol do Mestrado em Ensino do Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Pretende ser uma reflexão crítica sobre uma unidade didática com uma duração de 450 minutos. O objetivo central desta intervenção girou em torno do processo de aquisição da pronúncia e correção fonética de alguns vocábulos, aplicado a uma turma de 9º ano, nível B1 (MCER), na Escola Secundária Daniel Sampaio – Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio situada no concelho de Almada. Os primeiros capítulos são dedicados a uma reflexão teórica sobre a aquisição da pronúncia e estratégias que possam contribuir para à sua gradual melhoria, e, seguidamente, sobre o contributo da introdução da publicidade nas aulas de ELE, como uma forma de melhorar a pronúncia e simultaneamente sobre a influência que a publicidade exerce sobre os jovens, por meio das diferentes plataformas digitais de que hoje disponibilizam. Num segundo momento, apresenta-se a programação, planificação, aplicação e avaliação da unidade didática. Por último, procede-se à análise e reflexão dos resultados obtidos ao longo da unidade, apresentando algumas considerações finais sobre a experiencia e as aprendizagens realizadas na Prática de Ensino Supervisionada.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaMantas, Maria do Céu Figueira2022-07-01T14:56:58Z20212021-12-132021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/53598spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:59:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/53598Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:04:33.521555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación
title El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación
spellingShingle El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación
Mantas, Maria do Céu Figueira
Língua espanhola - Estudo e ensino
Expressão oral
Fonética
Publicidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación
title_full El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación
title_fullStr El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación
title_full_unstemmed El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación
title_sort El aporte de la publicidad en la clase de ELE : una estrategia para la mejoría de la expresión oral y de la pronunciación
author Mantas, Maria do Céu Figueira
author_facet Mantas, Maria do Céu Figueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Rovira, José María
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mantas, Maria do Céu Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua espanhola - Estudo e ensino
Expressão oral
Fonética
Publicidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Língua espanhola - Estudo e ensino
Expressão oral
Fonética
Publicidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário - Espanhol, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-12-13
2021-01-01T00:00:00Z
2022-07-01T14:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/53598
url http://hdl.handle.net/10451/53598
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134597059969024