Os mundos virtuais no ensino e aprendizagem de física e química: casos do lançamento horizontal e da Lei de Le Chatelier
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7130 |
Resumo: | A educação em ciência é fundamental para a formação integral do aluno, tendo as atividades laboratoriais grande relevância na construção do conhecimento científico. Estas atividades constituem sempre um certo desafio para os alunos, pois mostram o que acontece ao serem realizadas, mas não mostram porque as coisas acontecem, cabendo sempre ao professor a tarefa de explicar ou ajudar a interpretar. O principal objectivo deste trabalho foi o de desenvolver uma ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem da Física e da Química que permitisse aos alunos realizar atividades experimentais, de forma fácil e aliciante, e em que pudessem experimentar, decidir, executar e partilhar resultados. Os mundos virtuais têm-se vindo a assumir como importantes ferramentas de apoio a atividades didáticas, devido ao potencial oferecido pela visualização tridimensional (3D). Estes aspectos motivaram o interesse pela criação de um Laboratório Virtual 3D recorrendo às potencialidades oferecidas pelos mundos virtuais: idealizou-se um protótipo de um Laboratório Virtual de Física, para o estudo do caso do lançamento horizontal e exploração da atividade laboratorial “salto para a piscina”. Procedeu-se da mesma forma na idealização de um Laboratório Virtual de Química para o estudo do caso da previsão da evolução de um sistema em equilíbrio à luz da Lei de Le Chatelier, a ser explorado na atividade laboratorial “Os efeitos da temperatura e da concentração na progressão global de uma reação”. Por problemas de cariz tecnológico e de disponibilidade de recursos humanos, não foi possível a implementação do Laboratório Virtual de Química. Os objectivos definidos para este trabalho foram atingidos parcialmente, ficando por atingir os relacionados com a aprendizagem colaborativa. Como resultado final deste trabalho, constatou-se que o Laboratório Virtual de Física é uma ferramenta inovadora e de fácil utilização, que proporciona um ambiente de ensino e aprendizagem em que o aluno se envolve de forma mais ativa na construção do seu conhecimento e que ajuda a compreender os conteúdos científicos de forma mais agradável. |
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