Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20087 |
Resumo: | O presente relatório tem como finalidade refletir acerca da atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Fernando Namora, com uma turma do 8º ano de escolaridade. Este pretende analisar as competências nas quatro áreas de estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio pedagógico realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria da minha prestação enquanto professor de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caraterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma critica os diversos procedimentos do planeamento, organização, justificação, reflexão e projeção sobre as decisões tomadas. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral de todo o processo de estágio. |
id |
RCAP_8a6f6f8240b1bca1edb65ace6145c949 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/20087 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019]AlunosAprendizagemCompetênciasEducação FísicaEnsinoEscolaFormaçãoProfessorReflexãoLearningPhysical educationSchoolSkillsStudentsTeacherTeachingTrainingReflectionDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO presente relatório tem como finalidade refletir acerca da atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Fernando Namora, com uma turma do 8º ano de escolaridade. Este pretende analisar as competências nas quatro áreas de estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio pedagógico realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria da minha prestação enquanto professor de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caraterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma critica os diversos procedimentos do planeamento, organização, justificação, reflexão e projeção sobre as decisões tomadas. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral de todo o processo de estágio.This report aims to reflect on the internship activity, developed during the academic year 2018/2019, at the Fernando Namora Secondary School, with a class of the 8th year of schooling. It intends to analyze the competencies in the four areas of pedagogical internship, referring to the functions of organization and management of teaching and learning, research and pedagogical innovation, participation in school and relations with the community. The pedagogical stage performed represents an initial stage in which all experiences, apprenticeships and knowledge acquired in personal training, compete for a development and improvement of my performance as a teacher of physical Education. For a logical and contextualized reflexive analysis, this document will begin with a characterisation of the context of action. Subsequently, the various procedures of planning, organization, justification, reflection and projection on the decisions taken will be discussed in a critical manner. Finally, a general assessment of the entire internship process will be carried out.Santinha, Fernanda Maria Castanheira da Costa MarquesRepositório da Universidade de LisboaSantos, André Miguel Galvão dos2020-05-12T13:49:53Z2019-12-112019-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20087TID:202454185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:53.874178Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019] |
title |
Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019] |
spellingShingle |
Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019] Santos, André Miguel Galvão dos Alunos Aprendizagem Competências Educação Física Ensino Escola Formação Professor Reflexão Learning Physical education School Skills Students Teacher Teaching Training Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019] |
title_full |
Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019] |
title_fullStr |
Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019] |
title_full_unstemmed |
Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019] |
title_sort |
Relatório final de Estágio Pedagógico [realizado na Escola Secundária Fernando Namora no ano letivo 2018/2019] |
author |
Santos, André Miguel Galvão dos |
author_facet |
Santos, André Miguel Galvão dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santinha, Fernanda Maria Castanheira da Costa Marques Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, André Miguel Galvão dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alunos Aprendizagem Competências Educação Física Ensino Escola Formação Professor Reflexão Learning Physical education School Skills Students Teacher Teaching Training Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Alunos Aprendizagem Competências Educação Física Ensino Escola Formação Professor Reflexão Learning Physical education School Skills Students Teacher Teaching Training Reflection Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O presente relatório tem como finalidade refletir acerca da atividade de estágio, desenvolvida durante o ano letivo 2018/2019, na Escola Secundária Fernando Namora, com uma turma do 8º ano de escolaridade. Este pretende analisar as competências nas quatro áreas de estágio pedagógico, referentes às funções de organização e de gestão do ensino e da aprendizagem, de investigação e inovação pedagógica, de participação na escola e de relações com a comunidade. O estágio pedagógico realizado representa uma etapa inicial em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos na formação pessoal, concorrem para um desenvolvimento e melhoria da minha prestação enquanto professor de Educação Física. Para uma análise reflexiva lógica e contextualizada, este documento iniciar-se-á com uma caraterização do contexto de atuação. Posteriormente será abordado de forma critica os diversos procedimentos do planeamento, organização, justificação, reflexão e projeção sobre as decisões tomadas. Para finalizar, será realizada uma apreciação geral de todo o processo de estágio. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 2019-12-11T00:00:00Z 2020-05-12T13:49:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/20087 TID:202454185 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/20087 |
identifier_str_mv |
TID:202454185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131141266997248 |