Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Simone da Fonte
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Ana Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.7046
Resumo: Em 2007, o Ministério da Educação criou uma rede de 25 Centros de RecursosTIC para a Educação Especial (CRTIC). Estes centros, entre outras missões,são responsáveis pela avaliação de alunos com Necessidades EducativasEspeciais (NEE) tendo em vista a implementação dos produtos de apoio (PA)na intervenção educativa junto dos mesmos. É neste contexto que surge oestudo cujos principais resultados apresentamos neste artigo e que teve porfinalidade compreender as práticas atualmente em curso nos CRTIC,nomeadamente no que respeita às estratégias e aos modelos aplicados nasavaliações dos alunos com NEE, para efeitos de aconselhamento de PA. Oestudo realizado assentou num paradigma plurimetodológico, tendo-seanalisado dados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionárioà totalidade dos centros, bem como os seus relatórios de atividade e algunsinquéritos por entrevista. Sustentada pelas práticas descritas e analisadas,conceptualizámos e prototipámos uma proposta de uma plataforma de apoio,designada por "Rede NEE", que contempla estratégias que poderão facilitar amonitorização dos produtos de apoio atribuídos.   Palavras-chave: Centro de Recursos TIC para Educação Especial; Produtos de Apoio;Necessidades Educativas Especiais; Avaliação
id RCAP_8ab6d881c94852aba528279737dd31fb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7046
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas EspeciaisSTRATÉGIES ET MODÈLES D'ÉVALUATION UTILISÉES PAR LES CENTRES DE RESSOURCES TIC DANS LE CHOIX DES OUTILS DE SUPPORT POUR DES ÉLÈVES AYANT DES BESOINS ÉDUCATIFS SPÉCIAUXEstratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas EspeciaisArtigosEm 2007, o Ministério da Educação criou uma rede de 25 Centros de RecursosTIC para a Educação Especial (CRTIC). Estes centros, entre outras missões,são responsáveis pela avaliação de alunos com Necessidades EducativasEspeciais (NEE) tendo em vista a implementação dos produtos de apoio (PA)na intervenção educativa junto dos mesmos. É neste contexto que surge oestudo cujos principais resultados apresentamos neste artigo e que teve porfinalidade compreender as práticas atualmente em curso nos CRTIC,nomeadamente no que respeita às estratégias e aos modelos aplicados nasavaliações dos alunos com NEE, para efeitos de aconselhamento de PA. Oestudo realizado assentou num paradigma plurimetodológico, tendo-seanalisado dados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionárioà totalidade dos centros, bem como os seus relatórios de atividade e algunsinquéritos por entrevista. Sustentada pelas práticas descritas e analisadas,conceptualizámos e prototipámos uma proposta de uma plataforma de apoio,designada por "Rede NEE", que contempla estratégias que poderão facilitar amonitorização dos produtos de apoio atribuídos.   Palavras-chave: Centro de Recursos TIC para Educação Especial; Produtos de Apoio;Necessidades Educativas Especiais; AvaliaçãoIn 2007, the Portuguese Ministry of Education established a network of 25Centers of ICT Resources for Special Education (CRTIC). These centers,among other missions, are responsible for the assessment of students withSpecial Educational Needs (SEN) towards the implementation of assistivetechnologies. In this paper we present the main findings of a study developedunder this context, which aimed to understand the practices currentlyunderway in these Centers, particularly in what concerns the strategies andmodels used in the assessments of students with SEN for assistivetechnologies use. The study was based on a multi-methodological paradigmas we analyzed data obtained by a questionnaire applied to all the centers, aswell as their activity reports and some interviews. Sustained by the practicesdescribed and analyzed, we have conceptualized and prototyped a proposalfor a support platform, called "Rede NEE" [SEN Network], which includesstrategies that may facilitate the monitoring of the assigned assistivetechnologies.   Keywords: Centres of ICT Resources for Special Education); Assistive Technologies;Special Educational Needs); AssessmentLe Ministère de l'Éducation National Portugais a créé, en 2007, un réseau de25 centres de ressources TIC (Technologie Information et Communication)pour l'Éducation Spéciale (CRTIC). Ces centres, parmi d’autres missions, sontresponsables par l'évaluation des élèves en situation de handicap, en vue del’attribution des outils de support, essentiels dans l’accompagnement éducatifprès ces élèves. Notre étude apparait dans ce contexte et cet article présenteles résultats obtenus. Nous avons essayée, d’abord, de comprendre lespratiques menées par les centres, notamment en ce qui concerne lesstratégies et modèles utilisées pendant l’évaluation des élèves en situation dehandicap, ayant comme objectif l’attribution d’un outil de support. Ce travail estsoutenu par un paradigme pluri-méthodologique qui nous a permis d’analyserles données obtenues lors d’une enquête par questionnaire répondue par latotalité des centres, ainsi comme leurs rapports d’activité et quelquesinterviews. À partir des pratiques répertoriées, nous avons conçu et dessinéune plateforme web de support, appelée "Rede NEE" avec des stratégies qui,souhaitons nous, faciliteront le suivi des outils attribués.   Mots-clé: Centres de Ressources TIC pour l’Éducation Spéciale; Outils de support;Éducation Spéciale; ÉvaluationInstituto de Educação - Universidade do Minho2015-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.7046por2183-04520871-9187Ferreira, Simone da FonteAlmeida, Ana Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:13Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/7046Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:43.390806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
STRATÉGIES ET MODÈLES D'ÉVALUATION UTILISÉES PAR LES CENTRES DE RESSOURCES TIC DANS LE CHOIX DES OUTILS DE SUPPORT POUR DES ÉLÈVES AYANT DES BESOINS ÉDUCATIFS SPÉCIAUX
Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
title Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
spellingShingle Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
Ferreira, Simone da Fonte
Artigos
title_short Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
title_full Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
title_fullStr Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
title_full_unstemmed Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
title_sort Estratégias e modelos de avaliação utilizados pelos Centros de Recursos TIC no aconselhamento de produtos de apoio para alunos com Necessidades Educativas Especiais
author Ferreira, Simone da Fonte
author_facet Ferreira, Simone da Fonte
Almeida, Ana Margarida
author_role author
author2 Almeida, Ana Margarida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Simone da Fonte
Almeida, Ana Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Em 2007, o Ministério da Educação criou uma rede de 25 Centros de RecursosTIC para a Educação Especial (CRTIC). Estes centros, entre outras missões,são responsáveis pela avaliação de alunos com Necessidades EducativasEspeciais (NEE) tendo em vista a implementação dos produtos de apoio (PA)na intervenção educativa junto dos mesmos. É neste contexto que surge oestudo cujos principais resultados apresentamos neste artigo e que teve porfinalidade compreender as práticas atualmente em curso nos CRTIC,nomeadamente no que respeita às estratégias e aos modelos aplicados nasavaliações dos alunos com NEE, para efeitos de aconselhamento de PA. Oestudo realizado assentou num paradigma plurimetodológico, tendo-seanalisado dados obtidos através da aplicação de um inquérito por questionárioà totalidade dos centros, bem como os seus relatórios de atividade e algunsinquéritos por entrevista. Sustentada pelas práticas descritas e analisadas,conceptualizámos e prototipámos uma proposta de uma plataforma de apoio,designada por "Rede NEE", que contempla estratégias que poderão facilitar amonitorização dos produtos de apoio atribuídos.   Palavras-chave: Centro de Recursos TIC para Educação Especial; Produtos de Apoio;Necessidades Educativas Especiais; Avaliação
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.7046
url https://doi.org/10.21814/rpe.7046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130222702886912