Mundos (in)compreendidos: o papel da educação de adultos e intervenção comunitária na área da doença mental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/69156 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
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Mundos (in)compreendidos: o papel da educação de adultos e intervenção comunitária na área da doença mental(Mis)understood worlds: the role of adult education and community intervention in the area of mental illnessDoença mentalEducação de adultosEmpoderamentoIntervenção comunitáriaAdult educationCommunity interventionEmpowermentMental illnessCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)O presente projeto desenvolve-se no âmbito do estágio profissionalizante do Mestrado em Educação, na área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, do Instituto de Educação, da Universidade do Minho. O projeto “Mundos (In)compreendidos: o papel da Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na área da doença mental” decorreu no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL). O público-alvo é constituído por 10 pessoas, 3 homens e 7 mulheres, com doenças mentais. Por esta via, a temática de investigação foi perceber qual poderia ser o contributo da Educação de Adultos e Intervenção Comunitária na área da doença mental, frequentemente circunscrita à Psicologia e à Psiquiatria. Assente no paradigma da complexidade e desenvolvido numa metodologia de investigação-ação participativa, a finalidade deste projeto foi a construção de um programa de intervenção que promovesse o empoderamento do público-alvo. Os objetivos gerais centraram-se em promover o desenvolvimento de competências a nível cognitivo, instigar o desenvolvimento de competências a nível físico e psicológico e, por fim, efetivar a inclusão social dos participantes. Como forma de ir ao encontro dos resultados da avaliação diagnóstica (formal e informal) e dos objetivos definidos agrupamos as atividades em três categorias, nomeadamente, atividades que não configuram intervenção direta com o público-alvo, atividades individuais e atividades em grupo. Ao longo do processo, os resultados evidenciaram o papel preponderante que a Educação de Adultos e Intervenção Comunitária pode ter na intervenção com pessoas com doenças mentais, na medida em que as aprendizagens e competências adquiridas foram bastante significativas e concorreram para a promoção da participação e do empoderamento do público-alvo.This project was developed as part of the Master’s in Education professional internship, specialization in Adult Education and Community Intervention, from the Institute of Education, University of Minho. The project “(Mis)Understood Worlds: The Role of Adult Education and Community Intervention in the area of mental illness” took place at the Social Assistance and Support Service (SAAS) of the Association for the Development of Local Communities (ADCL), a Private Institution for Social Solidarity (IPSS). The target audience consisted of 10 people, 3 men and 7 women, with mental illness. The research aimed to understand the contribution of Adult Education and Community Intervention in the area of mental illness, often limited to Psychology and Psychiatry. Based on the complexity paradigm and developed with a participatory action research methodology, the purpose of this project was to construct an intervention program to promote the empowerment of the target audience. The general objectives were to promote the development of cognitive competences, to stimulate the development of competences at physical and psychological levels and, finally, to accomplish the social inclusion of participants. In order to meet the results of the diagnostic evaluation (formal and informal) and the defined objectives, we grouped the activities into three categories, namely, activities that do not constitute direct intervention with the target audience, individual activities and group activities. Throughout the process, the results highlighted the leading role that Adult Education and Community Intervention can play in intervention with people with mental illness. The learning and skills acquired were very significant and promoted the participation and empowerment of the target audience.Martins, CustódiaUniversidade do MinhoCosta, Susana20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69156por202526089info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:48.181853Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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