Relatório de Estágio da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Nuno
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/1330
Resumo: O professor tem o dever de desenvolver o aluno como Pessoa, de uma forma integral, ou seja, a todos os níveis: motor, físico, cognitivo, intelectual, social, ético, cívico, psíquico e afetivo. Assim, se cumpre uma das funções essenciais da educação, a função crítica, ou individualizadora, isto é, aquela que fomenta o desenvolver das capacidades do indivíduo, visando uma formação geral, total, global e integral e que é preconizada na Lei de Bases do Sistema Educativo (L.B.S.E., 2005, art.7º, a), “assegurar uma formação geral comum a todos os portugueses que lhes garanta a descoberta e o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória e espírito crítico, criatividade, sentido moral e sensibilidade estética, promovendo a realização individual em harmonia com os valores da solidariedade social.” Nesta perspetiva, o professor tem de saber interrelacionar a teoria e a prática, o saber académico e o saber pedagógico, o saber e o saber fazer, ajudando a descobrir às crianças os conhecimentos, efetuando aprendizagens significativas, pondo em prática os saberes que adquiriu na sua formação inicial e que, posteriormente, irá adquirir na sua formação contínua, visando uma melhor compreensão da complexidade do processo de ensino e aprendizagem das crianças. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos principais: o primeiro incide sobre o enquadramento institucional, ou seja, a organização e administração escolar e a caraterização psicopedagógica e socioeconómica das turmas, onde efetuei o meu estágio. No que concerne ao segundo capítulo, surge uma análise crítica e reflexiva em relação à descrição do processo e Prática de Ensino Supervisionada, remetendo às regências efetuadas e a uma sucinta auto e heteroavaliação. Relativamente ao último capítulo, este reporta a uma breve abordagem da aprendizagem da disciplina de História e Geografia de Portugal, no 2º Ciclo do Ensino Básico (C.E.B.). Segue-se a análise dos resultados obtidos, através de um inquérito, por questionário, aos respetivos professores, nos Agrupamentos de escolas de Seia, de Gouveia, de Celorico da Beira e no Agrupamento Dr. Guilherme Correia de Carvalho, com o intuito de recolher informações acerca do processo de ensino e aprendizagem em relação à disciplina em causa visando Práticas Pedagógicas mais eficazes, profícuas e exequíveis, para uma otimização e melhoria do processo educativo. Consequentemente, pode referir-se que a realização deste relatório proporcionou-me aplicar competências já adquiridas e desenvolver outras essenciais que, penso, ir-me-ão permitir promover práticas pedagógicas mais clarificadas, fundamentadas cientificamente e de qualidade, sempre com um caráter prospetivo, através da reflexão “na ação”, “da ação”, “sobre a ação” e “para a ação”, permitindo uma exequibilidade mais consciente, proveitosa e rentável como futuro docente.
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