Jogo Mobile para Envelhecimento Ativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Márcio António Faria
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2529
Resumo: Desde cedo os seres humanos viram uma oportunidade nos jogos para estimular cognitivamente o seu cérebro tanto na estimulação na aprendizagem bem como para ajudar na resolução de tarefas quotidianas promovendo um cérebro mais saudável. Algumas capacidades do nosso cérebro mantêm-se funcionais ao longo da vida, mas muitas das funções cognitivas, como a memória, vão-se deteriorando a partir dos 40 anos e para combater esse défice cognitivo é necessário utilizar exercícios propícios para esse mesmo problema. Por exemplo, é possível combater a demência que é um atrofio do foro cognitivo nos humanos através de jogos verificando-se bastantes melhorias. Atualmente, existem diversos dispositivos onde os jogos podem ser executados como computadores, tablets ou smartphones por exemplo. No entanto, os smartphones são os mais usados devido à sua facilidade de manuseamento e portabilidade do mesmo, sendo por isso o dispositivo contemplado neste projeto para o seu desenvolvimento. O presente projeto pretende estimular as capacidades cognitivas através de um jogo móvel. Para criar os desafios presentes neste jogo foram estudadas várias plataformas que têm o mesmo intuito e que já contam com diversos jogos preparados para estimular cada função cognitiva como inspiração, sendo que todos esses desafios têm escalabilidade no que toca à sua dificuldade, pois é necessário que o jogo seja cada vez mais desafiante. O presente documento expõe, descreve e explica todo o processo de desenvolvimento do jogo móvel, desde a sua conceção, à sua implementação e implantação, explorando fases fulcrais do ciclo de vida do seu desenvolvimento.
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