Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Adriana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sebastião, Isabel, Teixeira, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8424
Resumo: This paper focuses on the analysis of peer interaction in a collaborative writing task implemented in higher education. The task involved the production of a scientific paper's ab-stract (just like this one) by students attending the course unit of Portuguese Academic Writ-ing (1st year of the Bachelor’s degree in Basic Education). The study offers an exploratory analysis of one dyad interaction on the basis of the Socio-discursive Interacionism frame-work. In line with Bulea-Bronckart (2014), five different action figures are suggested to ana-lyse the student’s conceptions about the writing production of a scientific paper's abstract, showing how these figures rely on discourse types and other linguistic choices.
id RCAP_8c3eb611438ccb1a6272a82ef4b35ec7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8424
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo SociodiscursivoEscrita colaborativaEnsino superiorInteracionismoSociodiscursivoThis paper focuses on the analysis of peer interaction in a collaborative writing task implemented in higher education. The task involved the production of a scientific paper's ab-stract (just like this one) by students attending the course unit of Portuguese Academic Writ-ing (1st year of the Bachelor’s degree in Basic Education). The study offers an exploratory analysis of one dyad interaction on the basis of the Socio-discursive Interacionism frame-work. In line with Bulea-Bronckart (2014), five different action figures are suggested to ana-lyse the student’s conceptions about the writing production of a scientific paper's abstract, showing how these figures rely on discourse types and other linguistic choices.FCSH | NOVARCIPLCardoso, AdrianaSebastião, IsabelTeixeira, Carla2018-04-19T11:22:33Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8424porCardoso, A., Sebastião, I. & Teixeira, C. (2018). Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. In T. Brocardo & C. N. Correia (Orgs.), Cadernos WGT — Workshops em Gramática e Texto: (Novos) Balanços e Perspetivas (pp. 19-26). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:50Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:11.564777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo
title Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo
spellingShingle Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo
Cardoso, Adriana
Escrita colaborativa
Ensino superior
Interacionismo
Sociodiscursivo
title_short Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo
title_full Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo
title_fullStr Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo
title_full_unstemmed Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo
title_sort Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo
author Cardoso, Adriana
author_facet Cardoso, Adriana
Sebastião, Isabel
Teixeira, Carla
author_role author
author2 Sebastião, Isabel
Teixeira, Carla
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Adriana
Sebastião, Isabel
Teixeira, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita colaborativa
Ensino superior
Interacionismo
Sociodiscursivo
topic Escrita colaborativa
Ensino superior
Interacionismo
Sociodiscursivo
description This paper focuses on the analysis of peer interaction in a collaborative writing task implemented in higher education. The task involved the production of a scientific paper's ab-stract (just like this one) by students attending the course unit of Portuguese Academic Writ-ing (1st year of the Bachelor’s degree in Basic Education). The study offers an exploratory analysis of one dyad interaction on the basis of the Socio-discursive Interacionism frame-work. In line with Bulea-Bronckart (2014), five different action figures are suggested to ana-lyse the student’s conceptions about the writing production of a scientific paper's abstract, showing how these figures rely on discourse types and other linguistic choices.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-19T11:22:33Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8424
url http://hdl.handle.net/10400.21/8424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cardoso, A., Sebastião, I. & Teixeira, C. (2018). Escrita colaborativa no ensino superior: análise exploratória da interação entre pares no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo. In T. Brocardo & C. N. Correia (Orgs.), Cadernos WGT — Workshops em Gramática e Texto: (Novos) Balanços e Perspetivas (pp. 19-26). Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FCSH | NOVA
publisher.none.fl_str_mv FCSH | NOVA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433241272320