Montagem por interferência de rodas dentadas nos veios de redutores industriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Pedro Lacerda Correia de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/6726
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Mecânica
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spelling Montagem por interferência de rodas dentadas nos veios de redutores industriaisInterferência por aquecimento/arrefecimentoInterferência por aplicação de uma forçaMontagem de veios/engrenagensAjuste por interferênciaFixação por atritoDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia MecânicaExistem diversos tipos de fixação entre veios e rodas dentadas. Pode-se classificar esses tipos de fixação em dois grandes grupos: fixação por forma e por atrito. Nos tipos de fixação por forma incluem-se a fixação por intermédio de chavetas, de cavaletes, veios estriados e fixações poligonais. Nos de fixação por atrito, ou seja, os que utilizam o atrito entre os componentes como meio de fixação (e não o obstáculo como acontece com os de fixação por forma) podem-se incluir 3 tipos de acoplamento entre veio e roda dentada: aperto por cone, interferência por aplicação de uma força e interferência por aquecimento/arrefecimento dos componentes. Este último foi o tema desenvolvido na presente dissertação. A interferência ocorre quando a cota mínima do diâmetro exterior do veio é maior que a cota máxima do diâmetro interior da roda dentada. Assim a interferência num ajustamento com aperto pode-se definir como sendo a diferença de cotas do veio e do cubo da roda. Sempre que um material é sujeito a um aquecimento/arrefecimento, ocorre a sua expansão/contracção. Assim vai-se utilizar este fenómeno característico dos materiais para se eliminar a interferência existente entre materiais e permitir o acoplamento do veio no cubo da roda. O veio vai dilatar e o cubo da roda vai contrair criando um campo de tensões equitativamente distribuído ao longo da zona de montagem. Este campo de pressões criado vai manter o veio fixo ao cubo da roda permitindo a utilização de velocidades de rotação mais elevadas relativamente a todos os outros tipos de fixação. Nesta dissertação foi desenvolvido um procedimento de montagem e uma aplicação informática de auxílio à operação de montagem em situações de ajustes por interferência.Faculdade de Ciências e TecnologiaVictorovna, HelenaBraga, DavidRUNBarros, Pedro Lacerda Correia de2012-01-13T14:11:35Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:37:57Zoai:run.unl.pt:10362/6726Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:58.341219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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