Tecnologias nas bibliotecas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valadas, Carmen Jorge Martins, 1971-
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22476
Resumo: Trabalho de projeto, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
id RCAP_8ccbf3dc235b38b32ba0dabc84c4046d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/22476
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tecnologias nas bibliotecas escolaresTecnologias da informação e da comunicaçãoProfessores bibliotecáriosWeb 2.0Trabalhos de projeto de mestrado - 2015Trabalho de projeto, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O acesso à informação é hoje muito facilitado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação e pelas ferramentas Web 2.0. Atualmente, o papel da escola é, de forma igualitária, facilitar o acesso às tecnologias e à informação e de, através dela, possibilitar a construção de conhecimento pelos alunos. A biblioteca escolar apresenta-se como o local, por excelência, onde os alunos podem obter informação e adquirir competências fundamentais para a conseguirem manipular e aprender com ela. Para que isso aconteça terá de existir a intervenção do Professor Bibliotecário, como promotor desse processo. O estudo aqui apresentado pretende dar a conhecer contextos e tipos de utilização das TIC e das ferramentas Web 2.0 na dinamização das bibliotecas escolares, pelos professores bibliotecários que nelas trabalham. Na fundamentação teórica traçamos um enquadramento sobre a Sociedade da Informação e a alteração do paradigma da Educação. Abordamos a integração das tecnologias na Escola, o papel das bibliotecas escolares e dos professores bibliotecários na exploração das TIC e das ferramentas Web 2.0 e como o seu uso potencia situações de aprendizagem significativa. Esta investigação de cariz qualitativo, que se enquadra num estudo de caso, envolveu sete participantes que pertencem a um grupo concelhio de professores bibliotecários integrados no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, com experiência na utilização das TIC na sua prática diária. Para a obtenção de dados recorreu-se à análise documental e a um guião de entrevista, recolhendo assim informação na perspetiva e experiência dos envolvidos. Este estudo permitiu-nos concluir que as TIC e as ferramentas Web 2.0 são, fundamentalmente, utilizadas para tarefas de gestão e de divulgação das atividades realizadas na biblioteca escolar e que essa utilização está muito centrada no professor bibliotecário, dependendo da sua iniciativa e motivação. Concluímos ainda que estamos distantes de uma biblioteca escolar com verdadeiros serviços interativos.Access to information, through ICT and Web 2.0 tools, is very easy today. Nowadays, the role of schools is to facilitate access to technologies and information equally, and through it, enable students to build its own knowledge. The school library is the venue where students can obtain information and fundamental skills to work and learn with it. For this to happen, a librarian teacher as promoter of success is necessary. The research presented here aims at divulging contexts and ways of using ICT and Web 2.0 tools in invigorating school libraries, with intervention from the librarian teachers that work there. In the theoretical framework, we outline the education paradigm change in view of the knowledge-based society. We discuss technology integration in school, and the role of school libraries and its librarian teachers in exploring ICT and Web 2.0 tools, and how its use enhances significant learning situations. This research is a qualitative study which falls in a case study involving seven participants, part of a librarian teachers’ municipality group, integrated into the School Libraries Network Program, with experience in the use of ICT. To collect data, we made a document analysis, along with an interview guide, to obtain information based in the participant point of view and experience. This study allowed us to conclude that ICT and Web 2.0 tools are mainly used for management tasks and to promote school library activities and that this use is focused in the librarian teacher, depending on their action and motivation. We also concluded that we are far away from a school library with true interactive services.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaValadas, Carmen Jorge Martins, 1971-2016-01-29T16:52:43Z20152015-10-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22476TID:201349930porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:09:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22476Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:04.612971Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias nas bibliotecas escolares
title Tecnologias nas bibliotecas escolares
spellingShingle Tecnologias nas bibliotecas escolares
Valadas, Carmen Jorge Martins, 1971-
Tecnologias da informação e da comunicação
Professores bibliotecários
Web 2.0
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
title_short Tecnologias nas bibliotecas escolares
title_full Tecnologias nas bibliotecas escolares
title_fullStr Tecnologias nas bibliotecas escolares
title_full_unstemmed Tecnologias nas bibliotecas escolares
title_sort Tecnologias nas bibliotecas escolares
author Valadas, Carmen Jorge Martins, 1971-
author_facet Valadas, Carmen Jorge Martins, 1971-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Valadas, Carmen Jorge Martins, 1971-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação
Professores bibliotecários
Web 2.0
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
topic Tecnologias da informação e da comunicação
Professores bibliotecários
Web 2.0
Trabalhos de projeto de mestrado - 2015
description Trabalho de projeto, Educação (Área de especialização em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-10-14
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-29T16:52:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/22476
TID:201349930
url http://hdl.handle.net/10451/22476
identifier_str_mv TID:201349930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134308463542272