Uma corrida de robots na aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Paula Cristina
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fernandes, Elsa Maria dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3745
Resumo: Este artigo refere-se a uma pequena parte de um estudo que está a ser realizado no âmbito das atividades do projeto DROIDE II3 – Os Robots na Educação Matemática e Informática. Tomou-se como fenómeno em estudo a aprendizagem e definiu-se como problema de investigação compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial enfoque nos robots, contribuem para que os alunos desenvolvam a comunicação matemática, o raciocínio matemático e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significado e incrementando a aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos. Com este pressuposto e seguindo uma metodologia de trabalho de projeto, construiu-se e programou-se, numa turma de 8.º ano de escolaridade, um cenário de aprendizagem no qual os alunos trabalharam conjuntamente com robots para aprender estatística. O enquadramento teórico adotado assenta em ideias da perspetiva situada da aprendizagem sendo atribuída particular relevância à prática (WENGER, 1998) matemática escolar que ocorre quando os alunos aprendem matemática (e não só) com robots. A metodologia adotada foi de carácter qualitativo e a observação participante foi uma estratégia central na recolha de dados. Os dados analisados elucidam como é que os alunos, engajando-se na prática, aprenderam Estatística com robots.
id RCAP_8d1e855b8565ef331f6920ba74d93d53
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3745
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma corrida de robots na aula de matemáticaAprendizagemRobotsPrática matemática escolar.Faculdade de Ciências Exatas e da EngenhariaEste artigo refere-se a uma pequena parte de um estudo que está a ser realizado no âmbito das atividades do projeto DROIDE II3 – Os Robots na Educação Matemática e Informática. Tomou-se como fenómeno em estudo a aprendizagem e definiu-se como problema de investigação compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial enfoque nos robots, contribuem para que os alunos desenvolvam a comunicação matemática, o raciocínio matemático e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significado e incrementando a aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos. Com este pressuposto e seguindo uma metodologia de trabalho de projeto, construiu-se e programou-se, numa turma de 8.º ano de escolaridade, um cenário de aprendizagem no qual os alunos trabalharam conjuntamente com robots para aprender estatística. O enquadramento teórico adotado assenta em ideias da perspetiva situada da aprendizagem sendo atribuída particular relevância à prática (WENGER, 1998) matemática escolar que ocorre quando os alunos aprendem matemática (e não só) com robots. A metodologia adotada foi de carácter qualitativo e a observação participante foi uma estratégia central na recolha de dados. Os dados analisados elucidam como é que os alunos, engajando-se na prática, aprenderam Estatística com robots.DigitUMaLopes, Paula CristinaFernandes, Elsa Maria dos Santos2021-10-21T10:03:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3745porLopes, P. C., & Fernandes, E. (2012). Uma corrida de robots na aula de matemática. Revista Tecnologias na Educação, 4(7), 1-13.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-19T05:36:08Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3745Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:07:08.450471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma corrida de robots na aula de matemática
title Uma corrida de robots na aula de matemática
spellingShingle Uma corrida de robots na aula de matemática
Lopes, Paula Cristina
Aprendizagem
Robots
Prática matemática escolar
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
title_short Uma corrida de robots na aula de matemática
title_full Uma corrida de robots na aula de matemática
title_fullStr Uma corrida de robots na aula de matemática
title_full_unstemmed Uma corrida de robots na aula de matemática
title_sort Uma corrida de robots na aula de matemática
author Lopes, Paula Cristina
author_facet Lopes, Paula Cristina
Fernandes, Elsa Maria dos Santos
author_role author
author2 Fernandes, Elsa Maria dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Paula Cristina
Fernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Robots
Prática matemática escolar
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
topic Aprendizagem
Robots
Prática matemática escolar
.
Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia
description Este artigo refere-se a uma pequena parte de um estudo que está a ser realizado no âmbito das atividades do projeto DROIDE II3 – Os Robots na Educação Matemática e Informática. Tomou-se como fenómeno em estudo a aprendizagem e definiu-se como problema de investigação compreender de que forma o uso de tecnologias, com especial enfoque nos robots, contribuem para que os alunos desenvolvam a comunicação matemática, o raciocínio matemático e a sua capacidade de resolução de problemas, produzindo significado e incrementando a aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos. Com este pressuposto e seguindo uma metodologia de trabalho de projeto, construiu-se e programou-se, numa turma de 8.º ano de escolaridade, um cenário de aprendizagem no qual os alunos trabalharam conjuntamente com robots para aprender estatística. O enquadramento teórico adotado assenta em ideias da perspetiva situada da aprendizagem sendo atribuída particular relevância à prática (WENGER, 1998) matemática escolar que ocorre quando os alunos aprendem matemática (e não só) com robots. A metodologia adotada foi de carácter qualitativo e a observação participante foi uma estratégia central na recolha de dados. Os dados analisados elucidam como é que os alunos, engajando-se na prática, aprenderam Estatística com robots.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2021-10-21T10:03:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3745
url http://hdl.handle.net/10400.13/3745
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, P. C., & Fernandes, E. (2012). Uma corrida de robots na aula de matemática. Revista Tecnologias na Educação, 4(7), 1-13.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129941062713344