Valida??o do Youth Quality of Life Instrument para a popula??o portuguesa: YQOL-R

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Sara Alexandra Melo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, Marina (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/436
Resumo: ? incontorn?vel o estatuto que o conceito de qualidade de vida assume hoje na pr?tica e pol?ticas de sa?de p?blica. Na inf?ncia e adolesc?ncia ? ainda escassa a investiga??o, tornando-se crucial o desenvolvimento de instrumentos de qualidade vida relacionada com a sa?de validados para esta popula??o. O presente trabalho tem como objetivo fundamental analisar as qualidades psicom?tricas e validar a vers?o portuguesa do Youth Quality of Life (YQOL-R) (Patrick, et al., 2002). A amostra ? constitu?da por 507 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, a frequentar o 3? ciclo do ensino b?sio e ensino secund?rio de escolas p?blicas do ensino regular. Para al?m do citado instrumento a validar, os jovens preencheram tamb?m, para a an?lise da validade convergente e divergente, o Kidscreen-27 (Gaspar & Matos, 2008) e a Escala da Depress?o, Ansiedade e Stresse (EADS-21) (Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004). Os resultados mostram que o YQOL-R apresenta uma estrutura fatorial de quatro fatores, semelhantes ? vers?o original americana (individual, rela??es sociais, ambiente e qualidade de vida em geral). Possui uma boa consist?ncia interna e uma adequada estabilidade temporal. Mostrou correla??es significativas e no sentido esperado com as vari?veis em estudo. Foram igualmente encontradas diferen?as de g?nero em rela??o ? qualidade de vida, sendo os rapazes a reportarem em m?dia n?veis mais elevados de perce??o da qualidade de vida, comparativamente ?s raparigas. Futuros estudos devem ser realizados em amostras cl?nicas para confirma??o dos dados. N?o obstante esta limita??o, o presente estudo contribuiu para a disponibiliza??o de um novo instrumento para avalia??o da qualidade de vida em crian?as e adolescentes, o qual evidenciou boas propriedade psicom?tricas, apoiando, assim empiricamente, a sua utiliza??o nas pr?ticas de sa?de e investiga??o em amostras da comunidade. / Nowadays, it?s unavoidable the status that, the concept of quality of life assumes in practices and politics of public health. In childhood and adolescence it?s weak the investigation but it?s crucial the development of instruments of quality of life related to health validated to this population. The present work has an important aim, it?s analyze the psychometric qualities and validate the Portuguese version of Youth Quality of Life (YQOL-R) (Patrick, et al., 2002). The sample consists of 507 adolescents, aged between 12 and 19 years old and they attend the 3 rd cycle of basic education and secondary education schools in villages of regular education. Apart from that instrument, teenagers fill in, also, to the analysis convergent and divergent, the Kidscreen-27 (Gaspar & Matos, 2008) and the Depression, Anxiety and Stress Scale (EADS-21) (Pais-Ribeiro, Honrado & Leal, 2004). The results show that the YQOL-R presents a factorial structure with four factors similar to original American version (individual, social relations, environment and general quality of life), presenting a good internal consistence and an adequate temporal stability. Substantial correlations showed and in the expected way with the variables in study. Have been found differences of gender related to quality of life, boys reported on average higher levels of quality of life perception, comparatively to the girls. Future studies must be performed in clinical samples to confirm the findings. In spite of this restriction, the actual study contributes to providing a new instrument to evaluate the quality of life in children and adolescents, this evidenced good psychometric properties, supported empirically its application in heath practices and investigation in community samples.
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