Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Inês Tavares da
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15791
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico sobre o conceito de entropia. A mesma terá por título «Romance da entropia». O interesse pela ciência parece ausente na educação científica escolar, tal como alguns autores têm vindo a afirmar. O contacto com os problemas que se colocaram aos cientistas e que estiveram na base de desenvolvimentos espantosos, em que a imaginação científica jogou um papel importante poderá ajudar a desenvolver um interesse pela ciência. Hoje, muitos investigadores apontam a via da História da Ciência para a introdução de alguns aspetos associados à natureza do conhecimento científico. Consideramos que a forma de preparar professores para a utilização pedagógica da História da Ciência é através da investigação. Foi este o pressuposto que nos conduziu a uma investigação histórica que culminou com a construção do «Romance da entropia». ***/Abstract - The aim of the present work is the construction of an historical narrative with pedagogical value on the entropy concept. The dissertation is entitled “Entropy romance”. The interest for science seems absent in the scientific education given in schools, as some authors have stated. The contact with scientific problems that were often at the basis of some amazing developments where scientific imagination played a key role may help to develop an interest for science. Today, many investigators point at the history of science for the introduction of some aspects associated with the nature of scientific knowledge. It is considered that the way of preparing teachers on the pedagogic use of history of science is through investigation. This is the presuppose that conducted to an historical investigation that culminated with the construction of the “Entropy romance”.
id RCAP_8dd574778617f9bb4d5021a0e74ae62b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15791
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógicoO presente trabalho tem como objetivo a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico sobre o conceito de entropia. A mesma terá por título «Romance da entropia». O interesse pela ciência parece ausente na educação científica escolar, tal como alguns autores têm vindo a afirmar. O contacto com os problemas que se colocaram aos cientistas e que estiveram na base de desenvolvimentos espantosos, em que a imaginação científica jogou um papel importante poderá ajudar a desenvolver um interesse pela ciência. Hoje, muitos investigadores apontam a via da História da Ciência para a introdução de alguns aspetos associados à natureza do conhecimento científico. Consideramos que a forma de preparar professores para a utilização pedagógica da História da Ciência é através da investigação. Foi este o pressuposto que nos conduziu a uma investigação histórica que culminou com a construção do «Romance da entropia». ***/Abstract - The aim of the present work is the construction of an historical narrative with pedagogical value on the entropy concept. The dissertation is entitled “Entropy romance”. The interest for science seems absent in the scientific education given in schools, as some authors have stated. The contact with scientific problems that were often at the basis of some amazing developments where scientific imagination played a key role may help to develop an interest for science. Today, many investigators point at the history of science for the introduction of some aspects associated with the nature of scientific knowledge. It is considered that the way of preparing teachers on the pedagogic use of history of science is through investigation. This is the presuppose that conducted to an historical investigation that culminated with the construction of the “Entropy romance”.Universidade de Évora2015-09-18T09:04:54Z2015-09-182005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15791http://hdl.handle.net/10174/15791pordep C.S.teses@bib.uevora.pt734Costa, Maria Inês Tavares dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:00Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:16.539293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
spellingShingle Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
Costa, Maria Inês Tavares da
title_short Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title_full Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title_fullStr Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title_full_unstemmed Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
title_sort Um romance da entropia: Contributo para a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico
author Costa, Maria Inês Tavares da
author_facet Costa, Maria Inês Tavares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Inês Tavares da
description O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma narrativa histórica com valor pedagógico sobre o conceito de entropia. A mesma terá por título «Romance da entropia». O interesse pela ciência parece ausente na educação científica escolar, tal como alguns autores têm vindo a afirmar. O contacto com os problemas que se colocaram aos cientistas e que estiveram na base de desenvolvimentos espantosos, em que a imaginação científica jogou um papel importante poderá ajudar a desenvolver um interesse pela ciência. Hoje, muitos investigadores apontam a via da História da Ciência para a introdução de alguns aspetos associados à natureza do conhecimento científico. Consideramos que a forma de preparar professores para a utilização pedagógica da História da Ciência é através da investigação. Foi este o pressuposto que nos conduziu a uma investigação histórica que culminou com a construção do «Romance da entropia». ***/Abstract - The aim of the present work is the construction of an historical narrative with pedagogical value on the entropy concept. The dissertation is entitled “Entropy romance”. The interest for science seems absent in the scientific education given in schools, as some authors have stated. The contact with scientific problems that were often at the basis of some amazing developments where scientific imagination played a key role may help to develop an interest for science. Today, many investigators point at the history of science for the introduction of some aspects associated with the nature of scientific knowledge. It is considered that the way of preparing teachers on the pedagogic use of history of science is through investigation. This is the presuppose that conducted to an historical investigation that culminated with the construction of the “Entropy romance”.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2015-09-18T09:04:54Z
2015-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15791
http://hdl.handle.net/10174/15791
url http://hdl.handle.net/10174/15791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep C.S.
teses@bib.uevora.pt
734
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136566319251456