Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Cláudia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63778
Resumo: No âmbito académico, várias tem sido as ferramentas que auxiliam o pesquisador na elaboração dos seus trabalhos. O Mendeley insere-se neste contexto, visto que possibilita a gestão, partilha, citação de referências, para além de ser uma rede de investigação online de gestão de artigos em que é possível a ligação a outros pesquisadores e a descoberta de tendências de trabalhos que estão a ser desenvolvidos na área a qual se tem interesse. Neste sentido, face ao desconhecimento de muitos pesquisadores sobre a existência de tais ferramentas e suas funcionalidades, nesta comunicação apresenta-se um relato de experiência da ação de formação “MENDELEY: Software académico para gestão e partilha de trabalhos científicos” para alunos de pós-graduação da Universidade do Minho (UMINHO).. As inscrições, gratuitas, foram realizadas online e os certificados foram enviados em formato PDF por e-mail aos participantes após a formação. Estiveram presentes na formação 11 pesquisadores com níveis de conhecimentos distintos sobre o Mendley. Com vistas a conhecer o perfil dos participantes, bem como o grau de satisfação em relação à formação recebida, utilizamos um questionário online. Os resultados apontam a importância desse tipo de ação de formação como um mecanismo de apoio ao trabalho dos pesquisadores.
id RCAP_8dec6d5eeb4fe0c0202b970ea41d0428
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiênciaTraining of Researchers to use Mendeley: experience reportFormaçãoacadémicoMendeleypesquisadoresTrainingacademicMendeleyresearchersNo âmbito académico, várias tem sido as ferramentas que auxiliam o pesquisador na elaboração dos seus trabalhos. O Mendeley insere-se neste contexto, visto que possibilita a gestão, partilha, citação de referências, para além de ser uma rede de investigação online de gestão de artigos em que é possível a ligação a outros pesquisadores e a descoberta de tendências de trabalhos que estão a ser desenvolvidos na área a qual se tem interesse. Neste sentido, face ao desconhecimento de muitos pesquisadores sobre a existência de tais ferramentas e suas funcionalidades, nesta comunicação apresenta-se um relato de experiência da ação de formação “MENDELEY: Software académico para gestão e partilha de trabalhos científicos” para alunos de pós-graduação da Universidade do Minho (UMINHO).. As inscrições, gratuitas, foram realizadas online e os certificados foram enviados em formato PDF por e-mail aos participantes após a formação. Estiveram presentes na formação 11 pesquisadores com níveis de conhecimentos distintos sobre o Mendley. Com vistas a conhecer o perfil dos participantes, bem como o grau de satisfação em relação à formação recebida, utilizamos um questionário online. Os resultados apontam a importância desse tipo de ação de formação como um mecanismo de apoio ao trabalho dos pesquisadores.In the academic context, has been several tools that assist the researcher in the development of their work. The Mendeley fits into this context, since it enables the management, sharing, citation of references, in addition to being a research network management online articles in which it is possible to link to other researchers and the discovery of trends in jobs that are being developed in the area to which it has an interest. In this sense, due to the ignorance of many researchers about the existence of such tools and their features, this paper presents an experience report of the action training "Mendeley: Academic software for management and sharing of scientific works" for students in post-graduate of the University of Minho (UMINHO). The registration was free, were conducted online and certificates were sent in PDF format by email to participants after the training. Attended the training 11 researchers with different levels of knowledge about the Mendley. In order to know the profile of the participants, as well as the degree of satisfaction with the training received, we use an online questionnaire. The results show the importance of such training activities as a mechanism to support the work of researchers.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de ComunicaçãoUniversidade do MinhoMachado, Cláudia20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63778por1983-2664http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=550info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:21:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:02.144836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência
Training of Researchers to use Mendeley: experience report
title Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência
spellingShingle Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência
Machado, Cláudia
Formação
académico
Mendeley
pesquisadores
Training
academic
Mendeley
researchers
title_short Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência
title_full Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência
title_fullStr Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência
title_full_unstemmed Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência
title_sort Formação de pesquisadores para uso do Mendeley: relato de experiência
author Machado, Cláudia
author_facet Machado, Cláudia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
académico
Mendeley
pesquisadores
Training
academic
Mendeley
researchers
topic Formação
académico
Mendeley
pesquisadores
Training
academic
Mendeley
researchers
description No âmbito académico, várias tem sido as ferramentas que auxiliam o pesquisador na elaboração dos seus trabalhos. O Mendeley insere-se neste contexto, visto que possibilita a gestão, partilha, citação de referências, para além de ser uma rede de investigação online de gestão de artigos em que é possível a ligação a outros pesquisadores e a descoberta de tendências de trabalhos que estão a ser desenvolvidos na área a qual se tem interesse. Neste sentido, face ao desconhecimento de muitos pesquisadores sobre a existência de tais ferramentas e suas funcionalidades, nesta comunicação apresenta-se um relato de experiência da ação de formação “MENDELEY: Software académico para gestão e partilha de trabalhos científicos” para alunos de pós-graduação da Universidade do Minho (UMINHO).. As inscrições, gratuitas, foram realizadas online e os certificados foram enviados em formato PDF por e-mail aos participantes após a formação. Estiveram presentes na formação 11 pesquisadores com níveis de conhecimentos distintos sobre o Mendley. Com vistas a conhecer o perfil dos participantes, bem como o grau de satisfação em relação à formação recebida, utilizamos um questionário online. Os resultados apontam a importância desse tipo de ação de formação como um mecanismo de apoio ao trabalho dos pesquisadores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63778
url http://hdl.handle.net/1822/63778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1983-2664
http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=550
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132594139299840