Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Hélder
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39336
Resumo: A História e a Tecnologia são duas ferramentas bastante utilizadas no contexto da Educação Matemática. Contudo, a utilização simultânea destes dois instrumentos ainda é extremamente residual. Neste artigo iremos apresentar um exemplo de como utilizar a tecnologia, em particular, o GeoGebra, para abordar um livro marcante na História da Matemática: Os Elementos de Euclides. Utilizando este software de geometria dinâmica é possível novas abordagens às demonstrações de Euclides, permitindo que os estudantes tenham acesso a imagens construídas «passo a passo» e não apenas a uma imagem final estática como acontece num livro ou num pdf.
id RCAP_8e4337ca21b886506e431438a7fd8ec6
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/39336
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativasHistória da MatemáticaTecnologiaEducação MatemáticaOs ElementosEuclidesA História e a Tecnologia são duas ferramentas bastante utilizadas no contexto da Educação Matemática. Contudo, a utilização simultânea destes dois instrumentos ainda é extremamente residual. Neste artigo iremos apresentar um exemplo de como utilizar a tecnologia, em particular, o GeoGebra, para abordar um livro marcante na História da Matemática: Os Elementos de Euclides. Utilizando este software de geometria dinâmica é possível novas abordagens às demonstrações de Euclides, permitindo que os estudantes tenham acesso a imagens construídas «passo a passo» e não apenas a uma imagem final estática como acontece num livro ou num pdf.History and Technology are two tools widely used in the context of Mathematics Education. However, the simultaneous use of these two instruments is still extremely residual. In this article we will present an example of how to use technology, in particular, GeoGebra, to approach a remarkable book in the History of Mathematics: Euclid’s Elements. Using this dynamic geometry software, new approaches to Euclid’s demonstrations are possible, allowing students to have access to images constructed «step by step» and not just a final static image as it happens in a book or a pdf.La Historia y la Tecnología son dos herramientas muy utilizadas en el contexto de la Educación Matemática. Sin embargo, el uso simultáneo de estos dos instrumentos es todavía extremadamente residual. En este artículo presentaremos un ejemplo de cómo usar la tecnología, en particular, GeoGebra, para abordar un libro notable en la Historia de las Matemáticas: Los Elementos de Euclides. Con este software de geometría dinámica, son posibles nuevos enfoques a las demostraciones de Euclides, permitiendo que los estudiantes tengan acceso a imágenes construidas «paso a paso» y no solo a una imagen estática final como sucede en un libro o un pdf.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)2023-09-07T15:50:47Z2023-08-01T00:00:00Z2023-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39336por1980-314110.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023009.id513Pinto, Hélderinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:48Zoai:ria.ua.pt:10773/39336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:31.619619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
title Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
spellingShingle Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
Pinto, Hélder
História da Matemática
Tecnologia
Educação Matemática
Os Elementos
Euclides
title_short Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
title_full Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
title_fullStr Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
title_full_unstemmed Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
title_sort Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
author Pinto, Hélder
author_facet Pinto, Hélder
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Hélder
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Tecnologia
Educação Matemática
Os Elementos
Euclides
topic História da Matemática
Tecnologia
Educação Matemática
Os Elementos
Euclides
description A História e a Tecnologia são duas ferramentas bastante utilizadas no contexto da Educação Matemática. Contudo, a utilização simultânea destes dois instrumentos ainda é extremamente residual. Neste artigo iremos apresentar um exemplo de como utilizar a tecnologia, em particular, o GeoGebra, para abordar um livro marcante na História da Matemática: Os Elementos de Euclides. Utilizando este software de geometria dinâmica é possível novas abordagens às demonstrações de Euclides, permitindo que os estudantes tenham acesso a imagens construídas «passo a passo» e não apenas a uma imagem final estática como acontece num livro ou num pdf.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-07T15:50:47Z
2023-08-01T00:00:00Z
2023-08-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/39336
url http://hdl.handle.net/10773/39336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1980-3141
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023009.id513
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137745610735616