Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/39336 |
Resumo: | A História e a Tecnologia são duas ferramentas bastante utilizadas no contexto da Educação Matemática. Contudo, a utilização simultânea destes dois instrumentos ainda é extremamente residual. Neste artigo iremos apresentar um exemplo de como utilizar a tecnologia, em particular, o GeoGebra, para abordar um livro marcante na História da Matemática: Os Elementos de Euclides. Utilizando este software de geometria dinâmica é possível novas abordagens às demonstrações de Euclides, permitindo que os estudantes tenham acesso a imagens construídas «passo a passo» e não apenas a uma imagem final estática como acontece num livro ou num pdf. |
id |
RCAP_8e4337ca21b886506e431438a7fd8ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/39336 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativasHistória da MatemáticaTecnologiaEducação MatemáticaOs ElementosEuclidesA História e a Tecnologia são duas ferramentas bastante utilizadas no contexto da Educação Matemática. Contudo, a utilização simultânea destes dois instrumentos ainda é extremamente residual. Neste artigo iremos apresentar um exemplo de como utilizar a tecnologia, em particular, o GeoGebra, para abordar um livro marcante na História da Matemática: Os Elementos de Euclides. Utilizando este software de geometria dinâmica é possível novas abordagens às demonstrações de Euclides, permitindo que os estudantes tenham acesso a imagens construídas «passo a passo» e não apenas a uma imagem final estática como acontece num livro ou num pdf.History and Technology are two tools widely used in the context of Mathematics Education. However, the simultaneous use of these two instruments is still extremely residual. In this article we will present an example of how to use technology, in particular, GeoGebra, to approach a remarkable book in the History of Mathematics: Euclid’s Elements. Using this dynamic geometry software, new approaches to Euclid’s demonstrations are possible, allowing students to have access to images constructed «step by step» and not just a final static image as it happens in a book or a pdf.La Historia y la Tecnología son dos herramientas muy utilizadas en el contexto de la Educación Matemática. Sin embargo, el uso simultáneo de estos dos instrumentos es todavía extremadamente residual. En este artículo presentaremos un ejemplo de cómo usar la tecnología, en particular, GeoGebra, para abordar un libro notable en la Historia de las Matemáticas: Los Elementos de Euclides. Con este software de geometría dinámica, son posibles nuevos enfoques a las demostraciones de Euclides, permitiendo que los estudiantes tengan acceso a imágenes construidas «paso a paso» y no solo a una imagen estática final como sucede en un libro o un pdf.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM)2023-09-07T15:50:47Z2023-08-01T00:00:00Z2023-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/39336por1980-314110.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023009.id513Pinto, Hélderinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:16:48Zoai:ria.ua.pt:10773/39336Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:09:31.619619Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas |
title |
Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas |
spellingShingle |
Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas Pinto, Hélder História da Matemática Tecnologia Educação Matemática Os Elementos Euclides |
title_short |
Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas |
title_full |
Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas |
title_fullStr |
Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas |
title_full_unstemmed |
Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas |
title_sort |
Os Elementos de Euclides para o século XXI, um “upgrade” tecnológico em imagens interativas |
author |
Pinto, Hélder |
author_facet |
Pinto, Hélder |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Hélder |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Tecnologia Educação Matemática Os Elementos Euclides |
topic |
História da Matemática Tecnologia Educação Matemática Os Elementos Euclides |
description |
A História e a Tecnologia são duas ferramentas bastante utilizadas no contexto da Educação Matemática. Contudo, a utilização simultânea destes dois instrumentos ainda é extremamente residual. Neste artigo iremos apresentar um exemplo de como utilizar a tecnologia, em particular, o GeoGebra, para abordar um livro marcante na História da Matemática: Os Elementos de Euclides. Utilizando este software de geometria dinâmica é possível novas abordagens às demonstrações de Euclides, permitindo que os estudantes tenham acesso a imagens construídas «passo a passo» e não apenas a uma imagem final estática como acontece num livro ou num pdf. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-07T15:50:47Z 2023-08-01T00:00:00Z 2023-08-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/39336 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/39336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1980-3141 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023009.id513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137745610735616 |