A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cristiana Maria Barreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/5757
Resumo: O presente trabalho insere-se no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e, com ele, pretende-se refletir sobre o tema da Interação Oral no desenvolvimento da competência comunicativa de uma Língua Estrangeira, mais especificamente o espanhol. Dar a conhecer os benefícios de atividades que promovam a Interação Oral dos aprendizes, apontar dificuldades na viabilidade e concretização de algumas dessas atividades, sugerir meios e estratégias através dos quais possamos ultrapassar obstáculos e, essencialmente, contribuir para a consciencialização de que o sucesso dos aprendizes no processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira passa, obrigatoriamente, por uma interação com os seus pares, são alguns dos objetivos desta investigação. A oralidade é um tema que tem vindo, ao longo dos anos, a ganhar relevo. No entanto, constatamos que ainda são poucas as atividades em sala de aula que impulsionam a verdadeira IO e que auxiliam os alunos quando são confrontados com situações de comunicação espontânea e autêntica. Tendo constatado que à IO não lhe tem sido dado o seu merecido valor, pretende-se, fazer uma reflexão sobre a mesma, através da abordagem teórica, durante a investigação feita a manuais escolares, finalizando com sugestões didáticas que os docentes poderão levar a cabo nas suas aulas.
id RCAP_8e5b7a3b4ebe2f751b940fcdfa651d46
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/5757
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeiraComunicaçãoOralidadeCompetênciaInteração oralO presente trabalho insere-se no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e, com ele, pretende-se refletir sobre o tema da Interação Oral no desenvolvimento da competência comunicativa de uma Língua Estrangeira, mais especificamente o espanhol. Dar a conhecer os benefícios de atividades que promovam a Interação Oral dos aprendizes, apontar dificuldades na viabilidade e concretização de algumas dessas atividades, sugerir meios e estratégias através dos quais possamos ultrapassar obstáculos e, essencialmente, contribuir para a consciencialização de que o sucesso dos aprendizes no processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira passa, obrigatoriamente, por uma interação com os seus pares, são alguns dos objetivos desta investigação. A oralidade é um tema que tem vindo, ao longo dos anos, a ganhar relevo. No entanto, constatamos que ainda são poucas as atividades em sala de aula que impulsionam a verdadeira IO e que auxiliam os alunos quando são confrontados com situações de comunicação espontânea e autêntica. Tendo constatado que à IO não lhe tem sido dado o seu merecido valor, pretende-se, fazer uma reflexão sobre a mesma, através da abordagem teórica, durante a investigação feita a manuais escolares, finalizando com sugestões didáticas que os docentes poderão levar a cabo nas suas aulas.The present paper is part of the Master program in teaching Portuguese and Spanish in the 3rd stage of basic and secondary education and, with it, it is intended to think over the role of the oral interaction in the development of a communicative skill in a foreign language, more specifically in Spanish. Showing the benefits of activities that promote learners´ oral interaction, pointing at difficulties in the viability and accomplishment of some activities, suggesting ways and strategies with which we can overcome obstacles and, essentially, contributing to the awareness that the students´ success in a foreign language learning process necessarily passes by an interaction with their peers, these are the aims of the present research work. The oral proceedings inside classrooms are an issue which has gained particular emphasis through recent years. However we see that not many activities inside the classroom drive forward the real oral interaction and help students when they are faced with spontaneous real-life situations of communication. Realizing that we have not been giving the deserved value to interactive activities, this investigation work attempts to focus on a theoretical perspective, on textbooks research and finally on some didactic proposals that teachers may put into practice in their Spanish classes.2016-04-13T13:18:13Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5757pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Cristiana Maria Barreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:37Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:48.928108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira
title A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira
spellingShingle A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira
Fernandes, Cristiana Maria Barreira
Comunicação
Oralidade
Competência
Interação oral
title_short A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira
title_full A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira
title_fullStr A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira
title_full_unstemmed A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira
title_sort A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira
author Fernandes, Cristiana Maria Barreira
author_facet Fernandes, Cristiana Maria Barreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Cristiana Maria Barreira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Oralidade
Competência
Interação oral
topic Comunicação
Oralidade
Competência
Interação oral
description O presente trabalho insere-se no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e, com ele, pretende-se refletir sobre o tema da Interação Oral no desenvolvimento da competência comunicativa de uma Língua Estrangeira, mais especificamente o espanhol. Dar a conhecer os benefícios de atividades que promovam a Interação Oral dos aprendizes, apontar dificuldades na viabilidade e concretização de algumas dessas atividades, sugerir meios e estratégias através dos quais possamos ultrapassar obstáculos e, essencialmente, contribuir para a consciencialização de que o sucesso dos aprendizes no processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira passa, obrigatoriamente, por uma interação com os seus pares, são alguns dos objetivos desta investigação. A oralidade é um tema que tem vindo, ao longo dos anos, a ganhar relevo. No entanto, constatamos que ainda são poucas as atividades em sala de aula que impulsionam a verdadeira IO e que auxiliam os alunos quando são confrontados com situações de comunicação espontânea e autêntica. Tendo constatado que à IO não lhe tem sido dado o seu merecido valor, pretende-se, fazer uma reflexão sobre a mesma, através da abordagem teórica, durante a investigação feita a manuais escolares, finalizando com sugestões didáticas que os docentes poderão levar a cabo nas suas aulas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2016-04-13T13:18:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/5757
url http://hdl.handle.net/10348/5757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137102551580672