A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/5757 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e, com ele, pretende-se refletir sobre o tema da Interação Oral no desenvolvimento da competência comunicativa de uma Língua Estrangeira, mais especificamente o espanhol. Dar a conhecer os benefícios de atividades que promovam a Interação Oral dos aprendizes, apontar dificuldades na viabilidade e concretização de algumas dessas atividades, sugerir meios e estratégias através dos quais possamos ultrapassar obstáculos e, essencialmente, contribuir para a consciencialização de que o sucesso dos aprendizes no processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira passa, obrigatoriamente, por uma interação com os seus pares, são alguns dos objetivos desta investigação. A oralidade é um tema que tem vindo, ao longo dos anos, a ganhar relevo. No entanto, constatamos que ainda são poucas as atividades em sala de aula que impulsionam a verdadeira IO e que auxiliam os alunos quando são confrontados com situações de comunicação espontânea e autêntica. Tendo constatado que à IO não lhe tem sido dado o seu merecido valor, pretende-se, fazer uma reflexão sobre a mesma, através da abordagem teórica, durante a investigação feita a manuais escolares, finalizando com sugestões didáticas que os docentes poderão levar a cabo nas suas aulas. |
id |
RCAP_8e5b7a3b4ebe2f751b940fcdfa651d46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/5757 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeiraComunicaçãoOralidadeCompetênciaInteração oralO presente trabalho insere-se no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e, com ele, pretende-se refletir sobre o tema da Interação Oral no desenvolvimento da competência comunicativa de uma Língua Estrangeira, mais especificamente o espanhol. Dar a conhecer os benefícios de atividades que promovam a Interação Oral dos aprendizes, apontar dificuldades na viabilidade e concretização de algumas dessas atividades, sugerir meios e estratégias através dos quais possamos ultrapassar obstáculos e, essencialmente, contribuir para a consciencialização de que o sucesso dos aprendizes no processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira passa, obrigatoriamente, por uma interação com os seus pares, são alguns dos objetivos desta investigação. A oralidade é um tema que tem vindo, ao longo dos anos, a ganhar relevo. No entanto, constatamos que ainda são poucas as atividades em sala de aula que impulsionam a verdadeira IO e que auxiliam os alunos quando são confrontados com situações de comunicação espontânea e autêntica. Tendo constatado que à IO não lhe tem sido dado o seu merecido valor, pretende-se, fazer uma reflexão sobre a mesma, através da abordagem teórica, durante a investigação feita a manuais escolares, finalizando com sugestões didáticas que os docentes poderão levar a cabo nas suas aulas.The present paper is part of the Master program in teaching Portuguese and Spanish in the 3rd stage of basic and secondary education and, with it, it is intended to think over the role of the oral interaction in the development of a communicative skill in a foreign language, more specifically in Spanish. Showing the benefits of activities that promote learners´ oral interaction, pointing at difficulties in the viability and accomplishment of some activities, suggesting ways and strategies with which we can overcome obstacles and, essentially, contributing to the awareness that the students´ success in a foreign language learning process necessarily passes by an interaction with their peers, these are the aims of the present research work. The oral proceedings inside classrooms are an issue which has gained particular emphasis through recent years. However we see that not many activities inside the classroom drive forward the real oral interaction and help students when they are faced with spontaneous real-life situations of communication. Realizing that we have not been giving the deserved value to interactive activities, this investigation work attempts to focus on a theoretical perspective, on textbooks research and finally on some didactic proposals that teachers may put into practice in their Spanish classes.2016-04-13T13:18:13Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/5757pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Cristiana Maria Barreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:37Zoai:repositorio.utad.pt:10348/5757Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:48.928108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira |
title |
A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira |
spellingShingle |
A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira Fernandes, Cristiana Maria Barreira Comunicação Oralidade Competência Interação oral |
title_short |
A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira |
title_full |
A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira |
title_fullStr |
A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira |
title_sort |
A interação oral no desenvolvimento da competência comunicativa do espanhol como língua estrangeira |
author |
Fernandes, Cristiana Maria Barreira |
author_facet |
Fernandes, Cristiana Maria Barreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Cristiana Maria Barreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Oralidade Competência Interação oral |
topic |
Comunicação Oralidade Competência Interação oral |
description |
O presente trabalho insere-se no Mestrado em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário e, com ele, pretende-se refletir sobre o tema da Interação Oral no desenvolvimento da competência comunicativa de uma Língua Estrangeira, mais especificamente o espanhol. Dar a conhecer os benefícios de atividades que promovam a Interação Oral dos aprendizes, apontar dificuldades na viabilidade e concretização de algumas dessas atividades, sugerir meios e estratégias através dos quais possamos ultrapassar obstáculos e, essencialmente, contribuir para a consciencialização de que o sucesso dos aprendizes no processo de aprendizagem de uma Língua Estrangeira passa, obrigatoriamente, por uma interação com os seus pares, são alguns dos objetivos desta investigação. A oralidade é um tema que tem vindo, ao longo dos anos, a ganhar relevo. No entanto, constatamos que ainda são poucas as atividades em sala de aula que impulsionam a verdadeira IO e que auxiliam os alunos quando são confrontados com situações de comunicação espontânea e autêntica. Tendo constatado que à IO não lhe tem sido dado o seu merecido valor, pretende-se, fazer uma reflexão sobre a mesma, através da abordagem teórica, durante a investigação feita a manuais escolares, finalizando com sugestões didáticas que os docentes poderão levar a cabo nas suas aulas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2016-04-13T13:18:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/5757 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/5757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137102551580672 |