Uso off-label de medicamentos: um tema controverso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Filipa Marques
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12508
Resumo: O uso off-label de medicamentos refere-se à sua utilização para indicações distintas daquelas que constam do Resumo das Características do Medicamento (RCM), ou seja, para uma finalidade diferente da aprovada pela entidade reguladora no que respeita, por exemplo, às indicações terapêuticas, subgrupo populacional, dosagem ou forma de administração. A prescrição off-label é legal e frequente em vários países, especialmente no que concerne a prescrições pediátricas, oncológicas, psiquiátricas, etc. Esta prática levanta obviamente uma série de questões, nomeadamente éticas, podendo ainda acarretar riscos inerentes à segurança e efetividade da utilização de um medicamento para uma indicação que não foi aprovada no contexto da Autorização de Introdução no Mercado (AIM). Ainda assim, existem situações em que o médico opta pelo aconselhamento off-label, por considerar ser a melhor opção terapêutica ou mesmo por carência de alternativas terapêuticas aprovadas. Em qualquer circunstância, a prescrição deve ser justificada com base em fortes evidências clínicas e científicas que demonstrem a segurança e efetividade do medicamento na situação em causa. O consentimento informado e a adequada monitorização do doente são condições essenciais. Enquanto tema controverso, o uso off-label de medicamentos está sujeito às expectativas das várias partes envolvidas, incluindo a indústria farmacêutica, médicos e doentes. Infelizmente, a utilização demasiado frequente de medicamentos off-label não é formalmente avaliada. Em grande parte dos casos esta avaliação baseia-se em evidências científicas de fraca qualidade, o que leva a que este tema seja encarado pelos sistemas de saúde, como um problema e uma realidade presente e incontornável. Face à pertinência do tema, a presente monografia pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca do uso off-label de medicamentos, procurando discutir as várias vertentes que mais se evidenciam nesta matéria controversa.
id RCAP_8e704ccb0535030ad8e4c811ffc3ecc6
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12508
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso off-label de medicamentos: um tema controversoUso off-label de medicamentosPrescrição off-labelEvidência clínica/ científicaAutorização de introdução no mercadoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO uso off-label de medicamentos refere-se à sua utilização para indicações distintas daquelas que constam do Resumo das Características do Medicamento (RCM), ou seja, para uma finalidade diferente da aprovada pela entidade reguladora no que respeita, por exemplo, às indicações terapêuticas, subgrupo populacional, dosagem ou forma de administração. A prescrição off-label é legal e frequente em vários países, especialmente no que concerne a prescrições pediátricas, oncológicas, psiquiátricas, etc. Esta prática levanta obviamente uma série de questões, nomeadamente éticas, podendo ainda acarretar riscos inerentes à segurança e efetividade da utilização de um medicamento para uma indicação que não foi aprovada no contexto da Autorização de Introdução no Mercado (AIM). Ainda assim, existem situações em que o médico opta pelo aconselhamento off-label, por considerar ser a melhor opção terapêutica ou mesmo por carência de alternativas terapêuticas aprovadas. Em qualquer circunstância, a prescrição deve ser justificada com base em fortes evidências clínicas e científicas que demonstrem a segurança e efetividade do medicamento na situação em causa. O consentimento informado e a adequada monitorização do doente são condições essenciais. Enquanto tema controverso, o uso off-label de medicamentos está sujeito às expectativas das várias partes envolvidas, incluindo a indústria farmacêutica, médicos e doentes. Infelizmente, a utilização demasiado frequente de medicamentos off-label não é formalmente avaliada. Em grande parte dos casos esta avaliação baseia-se em evidências científicas de fraca qualidade, o que leva a que este tema seja encarado pelos sistemas de saúde, como um problema e uma realidade presente e incontornável. Face à pertinência do tema, a presente monografia pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca do uso off-label de medicamentos, procurando discutir as várias vertentes que mais se evidenciam nesta matéria controversa.Ramalhinho, IsabelSapientiaSilva, Ana Filipa Marques2019-05-18T12:32:17Z2018-12-1420182018-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/12508TID:202241530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:24:29Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/12508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:03:51.143191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso off-label de medicamentos: um tema controverso
title Uso off-label de medicamentos: um tema controverso
spellingShingle Uso off-label de medicamentos: um tema controverso
Silva, Ana Filipa Marques
Uso off-label de medicamentos
Prescrição off-label
Evidência clínica/ científica
Autorização de introdução no mercado
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Uso off-label de medicamentos: um tema controverso
title_full Uso off-label de medicamentos: um tema controverso
title_fullStr Uso off-label de medicamentos: um tema controverso
title_full_unstemmed Uso off-label de medicamentos: um tema controverso
title_sort Uso off-label de medicamentos: um tema controverso
author Silva, Ana Filipa Marques
author_facet Silva, Ana Filipa Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramalhinho, Isabel
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Filipa Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Uso off-label de medicamentos
Prescrição off-label
Evidência clínica/ científica
Autorização de introdução no mercado
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Uso off-label de medicamentos
Prescrição off-label
Evidência clínica/ científica
Autorização de introdução no mercado
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description O uso off-label de medicamentos refere-se à sua utilização para indicações distintas daquelas que constam do Resumo das Características do Medicamento (RCM), ou seja, para uma finalidade diferente da aprovada pela entidade reguladora no que respeita, por exemplo, às indicações terapêuticas, subgrupo populacional, dosagem ou forma de administração. A prescrição off-label é legal e frequente em vários países, especialmente no que concerne a prescrições pediátricas, oncológicas, psiquiátricas, etc. Esta prática levanta obviamente uma série de questões, nomeadamente éticas, podendo ainda acarretar riscos inerentes à segurança e efetividade da utilização de um medicamento para uma indicação que não foi aprovada no contexto da Autorização de Introdução no Mercado (AIM). Ainda assim, existem situações em que o médico opta pelo aconselhamento off-label, por considerar ser a melhor opção terapêutica ou mesmo por carência de alternativas terapêuticas aprovadas. Em qualquer circunstância, a prescrição deve ser justificada com base em fortes evidências clínicas e científicas que demonstrem a segurança e efetividade do medicamento na situação em causa. O consentimento informado e a adequada monitorização do doente são condições essenciais. Enquanto tema controverso, o uso off-label de medicamentos está sujeito às expectativas das várias partes envolvidas, incluindo a indústria farmacêutica, médicos e doentes. Infelizmente, a utilização demasiado frequente de medicamentos off-label não é formalmente avaliada. Em grande parte dos casos esta avaliação baseia-se em evidências científicas de fraca qualidade, o que leva a que este tema seja encarado pelos sistemas de saúde, como um problema e uma realidade presente e incontornável. Face à pertinência do tema, a presente monografia pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca do uso off-label de medicamentos, procurando discutir as várias vertentes que mais se evidenciam nesta matéria controversa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2018
2018-12-14T00:00:00Z
2019-05-18T12:32:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/12508
TID:202241530
url http://hdl.handle.net/10400.1/12508
identifier_str_mv TID:202241530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133273025150976