Estudo das fontes de informação na inovação de Marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fael, Pedro Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5524
Resumo: Num mundo contemporâneo complexo, incerto e caracterizado pela aceleração do ritmo das mudanças, a capacidade das empresas para se adaptarem ao seu ambiente externo mantendo a competitividade está intimamente relacionada com a sua capacidade de inovar e actualizar continuamente os seus conhecimentos. Com a globalização patente nos dias de hoje, a filtragem de informação e conhecimento tornou-se mais complicada. Neste sentido, a presente investigação tem como objectivo identificar e analisar as fontes de informação potenciadoras da inovação de marketing nas empresas, centrando a sua análise no estudo de empresas industriais e de serviços, localizadas no território português, ao longo do período entre 2008-2010. Para testar empiricamente as hipóteses em investigação, utilizaram-se os dados secundários do CIS 2010 - Inquérito Comunitário à Inovação 2010, disponibilizados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os dados foram obtidos através do Inquérito Comunitário à Inovação 2010 (CIS 2010), sob coordenação do EUROSTAT. Tendo em consideração a complexidade do fenómeno em questão, aplicaram-se os modelos de regressão logística para identificar as fontes de informação na inovação de marketing das empresas. Os resultados obtidos mostram que as fontes de informação têm um impacto positivo na inovação de marketing nas empresas portuguesas, durante o período de 2008 a 2010. Constata-se que as fontes internas; os clientes ou consumidores; os consultores, laboratórios ou instituições privadas de investigação e desenvolvimento; as universidades ou outras instituições de ensino superior; as conferências, feiras e exposições; revistas científicas e publicações técnicas/profissionais/comerciais e as associações profissionais ou empresariais influenciam a inovação de marketing.
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