Estudo das fontes de informação na inovação de Marketing
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5524 |
Resumo: | Num mundo contemporâneo complexo, incerto e caracterizado pela aceleração do ritmo das mudanças, a capacidade das empresas para se adaptarem ao seu ambiente externo mantendo a competitividade está intimamente relacionada com a sua capacidade de inovar e actualizar continuamente os seus conhecimentos. Com a globalização patente nos dias de hoje, a filtragem de informação e conhecimento tornou-se mais complicada. Neste sentido, a presente investigação tem como objectivo identificar e analisar as fontes de informação potenciadoras da inovação de marketing nas empresas, centrando a sua análise no estudo de empresas industriais e de serviços, localizadas no território português, ao longo do período entre 2008-2010. Para testar empiricamente as hipóteses em investigação, utilizaram-se os dados secundários do CIS 2010 - Inquérito Comunitário à Inovação 2010, disponibilizados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os dados foram obtidos através do Inquérito Comunitário à Inovação 2010 (CIS 2010), sob coordenação do EUROSTAT. Tendo em consideração a complexidade do fenómeno em questão, aplicaram-se os modelos de regressão logística para identificar as fontes de informação na inovação de marketing das empresas. Os resultados obtidos mostram que as fontes de informação têm um impacto positivo na inovação de marketing nas empresas portuguesas, durante o período de 2008 a 2010. Constata-se que as fontes internas; os clientes ou consumidores; os consultores, laboratórios ou instituições privadas de investigação e desenvolvimento; as universidades ou outras instituições de ensino superior; as conferências, feiras e exposições; revistas científicas e publicações técnicas/profissionais/comerciais e as associações profissionais ou empresariais influenciam a inovação de marketing. |
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Estudo das fontes de informação na inovação de MarketingEvidências empíricas nas empresas portuguesasCisFontes de InformaçãoInovação de MarketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoNum mundo contemporâneo complexo, incerto e caracterizado pela aceleração do ritmo das mudanças, a capacidade das empresas para se adaptarem ao seu ambiente externo mantendo a competitividade está intimamente relacionada com a sua capacidade de inovar e actualizar continuamente os seus conhecimentos. Com a globalização patente nos dias de hoje, a filtragem de informação e conhecimento tornou-se mais complicada. Neste sentido, a presente investigação tem como objectivo identificar e analisar as fontes de informação potenciadoras da inovação de marketing nas empresas, centrando a sua análise no estudo de empresas industriais e de serviços, localizadas no território português, ao longo do período entre 2008-2010. Para testar empiricamente as hipóteses em investigação, utilizaram-se os dados secundários do CIS 2010 - Inquérito Comunitário à Inovação 2010, disponibilizados pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Os dados foram obtidos através do Inquérito Comunitário à Inovação 2010 (CIS 2010), sob coordenação do EUROSTAT. Tendo em consideração a complexidade do fenómeno em questão, aplicaram-se os modelos de regressão logística para identificar as fontes de informação na inovação de marketing das empresas. Os resultados obtidos mostram que as fontes de informação têm um impacto positivo na inovação de marketing nas empresas portuguesas, durante o período de 2008 a 2010. Constata-se que as fontes internas; os clientes ou consumidores; os consultores, laboratórios ou instituições privadas de investigação e desenvolvimento; as universidades ou outras instituições de ensino superior; as conferências, feiras e exposições; revistas científicas e publicações técnicas/profissionais/comerciais e as associações profissionais ou empresariais influenciam a inovação de marketing.In a contemporary complex world characterized by uncertainty and accelerating rhythm of changes, the ability of companies to adapt to their external environment while maintaining the competitiveness is closely related to its ability to innovate and continuously update their knowledge. With the patent nowadays globalization, the filtering of information and knowledge has become more complicated. In this sense, this research aims to identify and analyze the information sources that could enhance companies marketing innovation, focusing its analyzis in the study of industrial and service companies located in portuguese territory, over the period between 2008-2010. In order to empirically test the hypothesis in investigation, there have been used the secondary data of CIS 2010 - The Community Innovation Survey 2010, made available by the Office of Planning, Strategy, Evaluation and International Relations/Ministry of Science, Technology and Higher Education. The database was obtained through the Community Innovation Survey 2010 (CIS 2010) that was coordinated by EUROSTAT. Taking in consideration the complexity of the present issue, there were used the models of logistic regression to identify the information sources in the enterprises marketing innovation. The results show that the information sources have a positive impact on marketing innovation, in Portuguese companies during the period 2008 to 2010. Has been noted that the internal sources; customers or consumers; consultants, laboratories or private institutions of research and development; universities or other high educational institutions; conferences, fairs and exhibitions; and scientific journals and technical/professional/commercial publications, and professional and business associations affect the marketing innovation.Raposo, Mário Lino BaratauBibliorumFael, Pedro Lopes2018-07-30T16:14:40Z2014-10-32014-11-052014-11-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5524TID:201637510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:25.120415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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