Relatório de estágio de mestrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Nicole Miliza Aguiar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3087
Resumo: O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer as três práticas pedagógicas desenvolvidas num contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, ao longo do mesmo irei enfatizar e refletir sobre algumas atividades realizadas no âmbito destas práticas realizando uma descrição dos acontecimentos. Além deste aspeto, este trabalho tem como intuito a aquisição do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, este visa promover um enquadramento teórico e metodológico que suporta todo o contexto prático, articulando assim a teoria com a prática, vertentes complementares e indissociáveis. Neste relatório será possível ainda encontrar dois projetos de Investigação-ação, que resultaram da aplicação desta metodologia em contexto prático. Na Educação Pré- Escolar, o projeto tinha como objetivo desenvolver as competências da comunicação e por isso formulei a seguinte questão: De que forma as crianças do grupo Pré-I podem desenvolver a comunicação oral?. Já o projeto desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico teve como intuito prevenir a indisciplina e os conflitos na sala de aula, desta forma emergiu a seguinte questão: Que estratégias poderá utilizar o professor para a gestão de conflitos e indisciplina na turma do 3.ºB?. Na última prática não foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, mas sim atividades motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, através da utilização de diferentes materiais.
id RCAP_8e8ebd35e1caa1d8ff6b6bab7ce764b1
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3087
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de mestradoEducação Pré-escolar1.º Ciclo do Ensino BásicoInvestigação-açãoComunicação oralReflexãoPre-school Education1st Cycle of Basic EducationResearch-actionOral communicationReflectionEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório tem como objetivo dar a conhecer as três práticas pedagógicas desenvolvidas num contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, ao longo do mesmo irei enfatizar e refletir sobre algumas atividades realizadas no âmbito destas práticas realizando uma descrição dos acontecimentos. Além deste aspeto, este trabalho tem como intuito a aquisição do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, este visa promover um enquadramento teórico e metodológico que suporta todo o contexto prático, articulando assim a teoria com a prática, vertentes complementares e indissociáveis. Neste relatório será possível ainda encontrar dois projetos de Investigação-ação, que resultaram da aplicação desta metodologia em contexto prático. Na Educação Pré- Escolar, o projeto tinha como objetivo desenvolver as competências da comunicação e por isso formulei a seguinte questão: De que forma as crianças do grupo Pré-I podem desenvolver a comunicação oral?. Já o projeto desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico teve como intuito prevenir a indisciplina e os conflitos na sala de aula, desta forma emergiu a seguinte questão: Que estratégias poderá utilizar o professor para a gestão de conflitos e indisciplina na turma do 3.ºB?. Na última prática não foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, mas sim atividades motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, através da utilização de diferentes materiais.This report aims to present the three pedagogical practices developed in a context of preschool education and 1st cycle of basic education. Thus, throughout the same I will emphasize and reflect on some activities carried out in the framework of these practices, making a description of the events. In addition to this aspect, this work aims to acquire the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. On the other hand, this aims to promote a theoretical and methodological framework that supports the whole practical context, thus articulating theory with practice, complementary and inseparable aspects. In this report it will be possible to find two Action Research projects, which resulted from the application of this methodology in a practical context. In Pre-School Education, the project aimed to develop communication skills and I therefore asked the following question: How can children in the Pre-I group develop oral communication? Already the project developed in the 1st Cycle of Basic Education aimed to prevent indiscipline and conflicts in the classroom, thus emerged the following question: What strategies can the teacher use for conflict management and indiscipline in the 3rd B class? In the last practice, an action research project was not developed, but rather motivating and facilitating activities of the teaching-learning process through the use of different materials. At the end of each practice it is possible to find a reflection on the practices mentioned above.Gouveia, Maria Fernanda Baptista PestanaDigitUMaFerreira, Nicole Miliza Aguiar2021-01-26T13:56:28Z2020-06-25T00:00:00Z2020-06-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3087202574385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:00Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3087Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:56.329937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de mestrado
title Relatório de estágio de mestrado
spellingShingle Relatório de estágio de mestrado
Ferreira, Nicole Miliza Aguiar
Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Comunicação oral
Reflexão
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Research-action
Oral communication
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de mestrado
title_full Relatório de estágio de mestrado
title_fullStr Relatório de estágio de mestrado
title_full_unstemmed Relatório de estágio de mestrado
title_sort Relatório de estágio de mestrado
author Ferreira, Nicole Miliza Aguiar
author_facet Ferreira, Nicole Miliza Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Maria Fernanda Baptista Pestana
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Nicole Miliza Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Comunicação oral
Reflexão
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Research-action
Oral communication
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-escolar
1.º Ciclo do Ensino Básico
Investigação-ação
Comunicação oral
Reflexão
Pre-school Education
1st Cycle of Basic Education
Research-action
Oral communication
Reflection
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer as três práticas pedagógicas desenvolvidas num contexto de Educação Pré-Escolar e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Desta forma, ao longo do mesmo irei enfatizar e refletir sobre algumas atividades realizadas no âmbito destas práticas realizando uma descrição dos acontecimentos. Além deste aspeto, este trabalho tem como intuito a aquisição do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Por outro lado, este visa promover um enquadramento teórico e metodológico que suporta todo o contexto prático, articulando assim a teoria com a prática, vertentes complementares e indissociáveis. Neste relatório será possível ainda encontrar dois projetos de Investigação-ação, que resultaram da aplicação desta metodologia em contexto prático. Na Educação Pré- Escolar, o projeto tinha como objetivo desenvolver as competências da comunicação e por isso formulei a seguinte questão: De que forma as crianças do grupo Pré-I podem desenvolver a comunicação oral?. Já o projeto desenvolvido no 1.º Ciclo do Ensino Básico teve como intuito prevenir a indisciplina e os conflitos na sala de aula, desta forma emergiu a seguinte questão: Que estratégias poderá utilizar o professor para a gestão de conflitos e indisciplina na turma do 3.ºB?. Na última prática não foi desenvolvido um projeto de investigação-ação, mas sim atividades motivadoras e facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem, através da utilização de diferentes materiais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-25T00:00:00Z
2020-06-25T00:00:00Z
2021-01-26T13:56:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3087
202574385
url http://hdl.handle.net/10400.13/3087
identifier_str_mv 202574385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129930505650176