A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Joana
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/81600
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_8e95bc7db2215a6e593079514133f2b1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/81600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidadesThe Urban Garage: Thoughts about mobility in the evolution of citiesAutomóvelSiloUrbanismoMobilidadeOrganizaçãoAutomobileSiloUrbanismMobilityOrganizationDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO carro assume-se como um meio de transporte essencial numa cidade moderna, tendo esta sofrido inúmeras mudanças para dar resposta às potencialidades do automóvel, criando novas dinâmicas urbanas. Afirmar que o automóvel foi a invenção que provocou a maior transformação de sempre nas cidades será talvez a forma mais breve e pragmática de justificar a profunda lógica de evolução e modificação que pauta esta dissertação. Esta nova era trouxe consigo a necessidade de adaptação de garagens, tema que se evidencia de grande valor ao entender que a sua utilidade sempre foi assumida, desde a sua invenção aos dias de hoje, pela capacidade de organização do espaço da rua e da mobilidade da cidade. Os silos, com efeito, têm lugar na arquitetura como uma nova tipologia, desenhando-se com características especificas ao seu programa, que lhes permitem traduzir, na sua forma, uma lógica cronológica, tornando-se representativos dos movimentos e das linguagens arquitetónicas que se praticam em cada época.Sendo estruturas que resumem em si a era da máquina e o Movimento Moderno, tanto pelo seu programa totalmente dedicado à máquina como pela sua arquitetura, tornam-se um ponto de partida importante para a identificação de problemas da cidade atual. Concluindo com o caso português, na cidade do Porto, com o exemplo de duas propostas de épocas distintas, onde figuram a Garagem d’O Comércio do Porto (1929/1932) e a Praça de Carlos Alberto (2001), propõe-se entender o silo enquanto mediador de questões de mobilidade bem como a sua relação com temas como a interação humana ou as dinâmicas do espaço publico.The car claims itself as the essential means of transportation in a modern city, which has suffered numerous changes in order to answer to all the potential of the automobile, creating new urban dynamics. Declaring that the automobile was the invention that provoked the biggest transformation ever in cities is maybe the most light and pragmatic way of justifying the profound logic of evolution and modification that is key in this thesis.This new era brought the necessity of adaptation of garages, theme that evidences itself of great value given by its utility, always accepted, since its invention until today, for its capacity to provide street space organization and better mobility to the city. This kind of parking, called silos, thus have a place in the architecture world as a new typology, with specific drawing characteristics to its program, that allows them to translate, in its form, a chronological logic, becoming representative of the movements and languages that are practiced in each epoch. Being structures that can translate the whole machine era and the Modern Movement, given by its type of program, totally dedicated to the machine, as for its architecture, it became an important starting point to the identification of some of the problems in the cities of the present. Concluding with the Portuguese case, in Oporto city, with the example of two propositions of distinct epochs, where we have Garagem d’O Comércio do Porto (1929/1932) and Praça de Carlos Alberto (2001), we propose the understanding of the silo as a mediator to mobility questions as well as its relation with themes like the human interaction or the public space dynamics.2017-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/81600http://hdl.handle.net/10316/81600TID:202057593porAlves, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2020-05-25T07:58:13Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/81600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:03:38.730367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidades
The Urban Garage: Thoughts about mobility in the evolution of cities
title A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidades
spellingShingle A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidades
Alves, Joana
Automóvel
Silo
Urbanismo
Mobilidade
Organização
Automobile
Silo
Urbanism
Mobility
Organization
title_short A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidades
title_full A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidades
title_fullStr A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidades
title_full_unstemmed A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidades
title_sort A Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidades
author Alves, Joana
author_facet Alves, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Automóvel
Silo
Urbanismo
Mobilidade
Organização
Automobile
Silo
Urbanism
Mobility
Organization
topic Automóvel
Silo
Urbanismo
Mobilidade
Organização
Automobile
Silo
Urbanism
Mobility
Organization
description Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/81600
http://hdl.handle.net/10316/81600
TID:202057593
url http://hdl.handle.net/10316/81600
identifier_str_mv TID:202057593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133929780805632