Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Sandrina Antunes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/15418
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra sob a orientação da Prof. Doutora Maria São João Brêda.
id RCAP_8ec6a0e2cb63d9754ee02997b8c2e839
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/15418
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesaEstilos educativos parentaisConfiançaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra sob a orientação da Prof. Doutora Maria São João Brêda.O presente estudo exploratório teve como objectivo estudar a possível relação entre os estilos educativos parentais percepcionados pelas crianças e o estabelecimento de crenças generalizadas sobre confiança interpessoal, bem como contribuir para a adequação de uma escala relativa a este domínio para a população portuguesa. Para tal, recolhemos dados junto de crianças entre os 10 e os 12 anos de idade, utilizando os seguintes instrumentos: a escala Egna Minnen Bertraffande Uppfostran - Children version -EMBU-C (Castro et al., 1990, 1993; versão portuguesa, Canavarro & Pereira, 2007) que permite avaliar a percepção das crianças relativamente aos estilos educativos parentais, para o pai e a mãe separadamente, em três dimensões importantes: suporte emocional, tentativa de controlo e rejeição; e a escala Cross-cultural Children’s Trust Beliefs – CCCTB (Rotenberg, Sakai, Betts & Maeshiro, 2008; versão portuguesa experimental, Breda, Vale Dias & Ferreira in Ferreira, 2009) que avalia as crenças generalizadas de confiança interpessoal das crianças relativamente à mãe, pai, professor e amigo, tendo em conta três bases: fidelidade, emoção e honestidade. No presente estudo de adequação da versão portuguesa da CCCTB, as dimensões que apresentaram melhores características psicométricas foram a sub-escala emocional-pai, a emocional total e a escala total. Utilizando os dados destas dimensões e os obtidos no EMBU-C, as análises efectuadas não permitiram apoiar a existência de uma relação entre os estilos educativos parentais e as crenças sobre confiança interpessoal.This exploratory study had as purpose to analyse the possible association between the children’s perception of the parent’s rearing style and the establishment of interpersonal trust beliefs, as well as to contribute for the improvement of one scale in this domain for the Portuguese population. For that purpose we collected data from 10-12 years old children using the Egna Minnen Bertraffande Uppfostran - Children version -EMBUC (Castro et al., 1990, 1993; versão portuguesa, Canavarro & Pereira, 2007) to evaluate the children’s perception on the parent’s rearing style, for the father and the mother separately, in three important dimensions: emotional support, attempt of control and rejection; and the Cross-cultural Children’s Trust Beliefs – CCCTB (Rotenberg, Sakai, Betts & Maeshiro, 2008; experimental Portuguese version, Breda, Vale Dias & Ferreira in Ferreira, 2009) that evaluate the children’s interpersonal trust beliefs for the mother, father, teacher and friend, in three bases: fidelity, emotional and honesty. The study of improvement of the Portuguese CCCTB revealed that the dimensions that present best psychometric characteristics were the emotional-father subscale, the emotional total and the total scale. Analysing the data from these dimensions and from EMBU-C, the results don’t support the relation between the parent’s rearing style and the interpersonal trust beliefs.2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/15418http://hdl.handle.net/10316/15418porMarques, Sandrina Antunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T20:34:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/15418Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:00.736950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesa
title Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesa
spellingShingle Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesa
Marques, Sandrina Antunes
Estilos educativos parentais
Confiança
title_short Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesa
title_full Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesa
title_fullStr Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesa
title_full_unstemmed Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesa
title_sort Estilos educativos parentais e confiança interpessoal em crianças: estudo da sua relação e contributo para a adequação da escala CCCTB para a população portuguesa
author Marques, Sandrina Antunes
author_facet Marques, Sandrina Antunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Sandrina Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos educativos parentais
Confiança
topic Estilos educativos parentais
Confiança
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra sob a orientação da Prof. Doutora Maria São João Brêda.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/15418
http://hdl.handle.net/10316/15418
url http://hdl.handle.net/10316/15418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133770646814720